Browsing by Author "Brock, Karla Simone de Brito"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Um estudo etnográfico sobre a prática educativo do projovem urbano à luz da inovação pedagógicaPublication . Brock, Karla Simone de Brito; Bento, António Maria Veloso; Silva, Rejane Dias daA educação de jovens e suas implicações no mundo contemporâneo buscam compreender aspectos de grande relevância na área educacional e que convergem em pontos conceituais ao se tratar de sujeitos com uma exclusão do processo de escolarização na infância e adolescência e a inserção subordinada no mundo do trabalho. Esta dissertação busca perceber acerca da temática inovação pedagógica como se desenvolvem as práticas pedagógicas entre docentes e educandos do Programa Nacional de Inclusão de Jovens – Projovem Urbano do município de Caruaru. O Projovem Urbano foi introduzido nas escolas públicas de Pernambuco com o objetivo de promover ações pedagógicas inovadoras para a inclusão de jovens tendo como meta a conclusão do ensino fundamental e reinserção no mercado de trabalho. Nesta pesquisa optamos por uma pesquisa qualitativa com abordagem etnográfica sobre a prática pedagógica aplicada no projovem urbano através da sistematização da aprendizagem contextualizada no programa. As questões que orientaram a análise do trabalho dizem respeito à concepção do ensino-aprendizagem no plano epistemológico, ressaltando a vinculação à prática educativa que os atores sociais realizam sobre si próprios, por meio da mediação dos outros e dos saberes, e que remetem a possibilidade de sua concretização à capacidade de renovação pedagógica a ser empreendida no projovem urbano. Para a realização da investigação, recorremos à utilização da análise de conteúdo, à observação participante e à entrevista semiestruturada, as quais foram direcionadas a três docentes e vinte alunos da segunda turma projovem urbano do município de Caruaru. Os resultados da prática investigativa apontam para o fato de que tratar a educação de jovens é adentrar em uma arena cuja luta é pautada nas suas experiências escolares anteriores, ainda que inconclusas. Esta pesquisa também possibilitou perceber que já houve uma mudança nos paradigmas tradicionais sob uma ótica que muda a antiga concepção de aprendizagem, de sociedade, de docentes e discentes.