Browsing by Author "Chaves, Maria do Carmo Martins da Silva Figueira"
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- A avaliação do desempenho docente - (im)possibilidades de desenvolvimento profissional: estudo de caso numa escola secundáriaPublication . Chaves, Maria do Carmo Martins da Silva Figueira; Sousa, Jesus Maria Angélica FernandesNa Região Autónoma da Madeira (RAM), com a introdução do DRR n.º 26/2012/M, de 08 de outubro, iniciou-se uma nova etapa na Avaliação do Desempenho Docente (ADD), que implicou novas metodologias e práticas de avaliação docente até aí inexistentes. Nesse contexto, passou a ser relevante o papel desempenhado pela supervisão pedagógica, nomeadamente, a supervisão da prática letiva, implicando um maior número de instrumentos e fontes de recolha de informação, incluindo a observação de aulas. O novo modelo de avaliação assegurou a função sumativa, mas reforçou a função formativa, numa lógica de avaliação com novas práticas, imbuídas de procedimentos promotores de reflexão e de aprendizagem cooperada, com vista a proporcionar ambientes de construção e de desenvolvimento profissional e melhoria dos resultados escolares dos alunos. O presente estudo teve como principal objetivo compreender as perceções dos docentes acerca do novo modelo de ADD, nomeadamente, as práticas desenvolvidas, as possibilidades de desenvolvimento profissional e os eventuais constrangimentos. O estudo empírico guiou-se por um estudo de caso desenvolvido numa escola secundária da RAM e teve uma natureza mista com cariz exploratório. Concretizou a aplicação de um questionário a todos os docentes, a condução de uma entrevista ao Presidente do Conselho Executivo (PCE) e uma análise documental a documentos de planeamento, referência e orientação da escola. Os principais resultados do estudo de caso indicaram que os docentes, incluindo o PCE da escola, tiveram uma visão, moderadamente positiva dos propósitos, das práticas desenvolvidas na ADD e dos contributos para o desenvolvimento profissional, apontando, maioritariamente, o congelamento da carreira docente e razões de índole relacional entre os intervenientes, como os principais constrangimentos, aliados a um discreto comprometimento organizacional com a ADD, percetível nos documentos analisados. Estes resultados representam um desafio aquando da implementação de futuros modelos de avaliação de professores com vista a melhorar os propósitos desejados.