Browsing by Author "Faria, Marta Maria Freitas"
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- Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Faria, Marta Maria Freitas; Brazão, José Paulo GomesIntegrar as artes no espaço educativo, particularmente a Expressão Dramática, pode contribuir para uma panóplia de melhorias na ação educativa. Através delas, surgirá um rizoma que possibilitará a criação de um espaço de expressão e comunicação propício ao desenvolvimento individual e coletivo e, consequentemente, de um clima favorável à aquisição de conhecimentos cognitivos. O presente relatório tem por base as experiências adquiridas através das práticas pedagógicas I, II e III desenvolvidas ao longo do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico na Universidade da Madeira. Neste, pretendo expor, de forma crítica, o porquê da valorização da Expressão Dramática no Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico e fomentar a utilização de outros recursos, além da Expressão Dramática, para evitar a monotonia e não significação das sessões de trabalho. Através das Práticas Pedagógicas I e II procuro responder à seguinte questão: “Qual o contributo da Expressão Dramática na aquisição de competências sociais e cognitivas no grupo da Sala dos Pandinhas e no grupo do 2.ºA?”. Assim, pretendo demonstrar a importância de criar uma práxis assente em didáticas lúdicas. Através da Prática Pedagógica III tenciono demonstrar que a Expressão Dramática não é o único recurso significativo a ser utilizado no cotidiano escolar e que existe um oceano de possibilidades, algumas delas desenvolvidas ao longo do último estágio com o grupo do 3.ºA. Neste sentido, desenvolvi uma metodologia de investigação-ação, caracterizada pela sua componente qualitativa, com a finalidade de compreender e interpretar um contexto educativo para a melhoria do conhecimento no domínio em estudo. Os resultados obtidos mostram que, no que concerne à vertente social, a implementação de atividades com base em didáticas lúdicas, entre elas a Expressão Dramática, proporciona o desenvolvimento da cooperação, comunicação, autonomia, autoestima e respeito pelas regras e pelo outro. Relativamente à vertente cognitiva, possibilitou verificar um crescimento de aptidões e conhecimentos nas diferentes áreas do currícul