Browsing by Author "Fernandes, Carla Maria Melim"
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- O GeoGebra e o Excel na aprendizagem da matemáticaPublication . Fernandes, Carla Maria Melim; Fernandes, Elsa Maria dos SantosA integração das Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino é reconhecida como necessária e reflexo de uma sociedade cada vez mais informatizada e em constante transformação. A mudança implica capacidade de adaptação e a Escola, não pode ficar à margem das grandes mudanças que estão a ocorrer, utilizando modelos herdados do passado, teimando em resistir aos avanços tecnológicos. As escolas têm sido dotadas de meios técnicos, os professores são alvo de formação e mesmo os recém licenciados já chegam alertados para novas realidades e necessidades face às Tecnologias da Informação e da Comunicação. Inicialmente, apresento uma pequena pesquisa, feita na Região Autónoma da Madeira, sobre o apetrechamento dos estabelecimentos de ensino com material informático e tecnológico. Apresento, também, as iniciativas realizadas com o intuito de dotarem docentes e alunos com computadores, como tentativa de minimizarem os efeitos da infoexclusão. Este estudo, no qual sou professora e investigadora, tem como objetivo geral compreender como é que o uso das tecnologias de informação e comunicação, mais concretamente, dos softwares educativos, GeoGebra e Excel, contribuem para a aprendizagem da Matemática. Para melhor analisar a questão de investigação subdividi-a nas questões seguintes: Qual o papel das TIC, nomeadamente o GeoGebra na representação gráfica de funções afins? Qual o papel das TIC, nomeadamente o Excel na compreensão dos sistemas de Equações? Em que medida o uso das TIC amplia a cooperação dos alunos na aula de Matemática? Para atingir este objetivo foram realizadas três tarefas de exploração/investigação utilizando os recursos acima mencionados, numa turma de 8º ano, da Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco, no ano letivo 2011/2012. Em duas das referidas tarefas usou-se o software GeoGebra e na outra usou-se o Excel. A investigação seguiu uma metodologia qualitativa, através de estudo de caso de um grupo de alunos, com o objetivo de descrever, analisar e compreender a atividade desenvolvida pelos alunos na realização das tarefas. A recolha de dados envolveu a análise dos registos dos alunos na resolução das tarefas, bem como da discussão realizada em grupo e em grande grupo. Depois de uma análise profunda dos dados recolhidos pude concluir que: (i) os softwares utilizados foram uma mais-valia para a aprendizagem dos conteúdos; (ii) os resultados mostram com clareza que os alunos com dificuldades de aprendizagem beneficiam da utilização das TIC e, simultaneamente, aumentam a sua motivação para o estudo; (iii) o trabalho cooperativo, em contexto de utilização educativa das TIC, contribui para criar ambientes de aprendizagem que estimulam a comunicação entre alunos, e para o aperfeiçoamento da sua dimensão humana.
