Browsing by Author "Fernandes, Catarina Alexandra Silva"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Rendimento Académico e Intenção de Abandono no Ensino Superior. Análise do papel mediador da robustez mentalPublication . Fernandes, Catarina Alexandra Silva; Rodrigues, Nuno Miguel VieiraO abandono do ensino superior (college dropout) representa um dos maiores problemas e desafios que as universidades enfrentam na atualidade. Este nível de ensino confronta os alunos com um conjunto de mudanças e desafios que exigem a mobilização de importantes recursos psicológicos, tais como os que respeitam à sua robustez mental, por forma a garantir o seu sucesso académico. O presente estudo centra-se na análise da validade preditiva do rendimento académico em relação à intenção de abandonar o ensino superior, bem como no estudo do papel mediador da robustez mental nesta relação. Com recurso a uma amostra de 238 estudantes universitários de 1º e 2º ciclo da universidade da Madeira e da universidade de Coimbra, os dados foram recolhidos através de um plano de investigação preditivo por inquérito transversal. Os resultados revelaram uma relação negativa e estatisticamente significativa entre o rendimento académico e a intenção de abandono, indicando que o rendimento académico se constitui um preditor válido desta variável critério. O teste empírico da robustez mental como mediadora da relação entre o rendimento académico e a intenção de abandono conferiu também suporte ao seu papel mediador, pese embora apenas parcial, desta relação. Estes resultados possuem implicações para a compreensão do impacto do rendimento académico na intenção dos alunos abandonarem o ensino superior e, em particular, para a investigação em torno dos mecanismos psicológicos que concretizam esta relação, tendo também implicações para a intervenção focada na prevenção e mitigação do abandono neste nível de ensino.