Browsing by Author "Fonseca, Arnaldo José Dinis"
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- Desenvolvimento do currículo do 4º ano de escolaridade: análise da utilização de uma plataforma de e-learning em contexto escolarPublication . Fonseca, Arnaldo José Dinis; Fino, Carlos Manuel NogueiraPartindo de um sentido de inovação pedagógica assente numa concepção de clara ruptura com abordagens pedagógicas tradicionalistas ligadas a uma certa perspectiva transmissiva/reprodutiva do saber, o presente trabalho de investigação analisa a utilização, em contexto curricular escolar, de uma plataforma de e-learning, considerando um enquadramento referencial de natureza construtivista, no qual, o aluno possa assumir um papel central e activo, na criação do seu próprio conhecimento. Consistindo numa abordagem de natureza qualitativa, o estudo de caso apresentado releva um paradigma interpretativo decorrente da análise da utilização, pelos alunos, de uma turma do 4º Ano de escolaridade, da plataforma de e-learning ―Escola Virtual™‖. Para tal intento, a diversidade de técnicas de recolha de dados — observação participante, entrevistas , e análise documental — ao permitirem uma triangulação dos mesmos, fundamentam um aprofundado sentido de comprensão do fenómeno analisado. Deste modo, a investigação centra-se em 3 componentes referenciais: Componente Pedagógica, Componente de Conteúdos e Componente de Interface. Os resultados obtidos revelam que, no âmbito da primeira componente, surgem especialmente facilitados os processos colaborativos entre os alunos, embora num contexto de interacção presencial e com carácter essencialmente pontual; a actuação docente, mantendo o seu carácter imprescindível, adquire uma dimensão de maior proximidade e orientação dos alunos enquanto, por seu turno, o nível motivacional dos alunos é estimulado, focalizando o aluno nas tarefas de aprendizagem. A natureza do feedback presente, no entanto, revelou-se um factor com efeitos prejudiciais para os processos de reflexão e metacognição dos alunos. No respeitante aos conteúdos, foi evidente alguma ligeireza e fragilidade de concepção em muitos deles, comprovada por uma quantidade expressiva de erros e lapsos de diversa natureza; enquanto que a natureza pré-formatada dos conteúdos — estruturando-os em ―Objectos de Aprendizagem‖ — limitou significativamente a possibilidade de desenvolvimento de procressos activos e criativos por parte do aluno, bem como, anulando a capacidade de abordagem de competências de natureza prática previstas no Programa Nacional do Ensino Básico. Por fim, o interface que, embora caracterizando-se pela sua intuitividade e simplicidade, suporta um limitado grau de controlo, pelos alunos, sobre os fluxos interactivos, reduzidos às suas expressões mais elementares. No seu aspecto global podemos considerar que, num contexto curricular escolar, a plataforma ―Escola Virtual‖ não se constitui como uma ferramenta de aprendizagem capaz de se enquadrar num paradigma de inovação pedagógica congruente com o sentido atrás defendido,não obstante possamos entender, que a mesma, constitua uma potencial mais-valia no âmbito da consolidação e testagem de conhecimentos préviamente adquiridos.
- Estudos sobre inovação pedagógica. Uma metassíntese interpretativaPublication . Fonseca, Arnaldo José Dinis; Fino, Carlos Manuel NogueiraO presente trabalho de investigação consiste de uma metassíntese interpretativa, a qual incide sobre um conjunto de 107 Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento, defendidas na Universidade da Madeira, entre 2007 e 2015 , no domínio dos Cursos de 2º e 3º Ciclos em Ciências da Educação na especialidade de Inovação Pedagógica. Pretendendo contribuir para o aprofundamento do conhecimento e compreensão do fenómeno da inovação pedagógica, fundamentados na análise de uma multiplicidade de práticas pedagógicas e ambientes de aprendizagem concretos, revelaram-se uma diversidade de conceitos, ideias ou práticas os quais, de uma forma consistente, foram emergindo ao longo da análise dos estudos primários. O quadro teórico encontra-se estruturado em sete capítulos. Discute-se a temática da inovação pedagógica tendo como contexto enquadrador as realidades e desafios para a educação, e a escola em particular, em tempos de pós-modernidade; as opções teóricas de suporte ao agir pedagógico, com ênfase nas correntes cognitivista e interacionista; a natureza e características próprias das dinâmicas de mudança; as implicações e visões em termos de conceito, operacionalização e referencial de ação; os níveis e lógicas de intervenção, os desafios ao nível da racionalidade de suporte à práxis pedagógica docente, finalizando-se com a discussão do papel mediacional das tecnologias da informação e comunicação. Para o desenvolvimento da metassíntese interpretativa, a investigação recorre à metodologia metaetnográfica a qual, consistindo num processo indutivo, de natureza progressiva, permitiu estruturar sínteses interpretativas sucessivas, culminando, em cinco grandes categorias macro-conceptuais de entendimento e enquadramento do fenómeno da Inovação Pedagógica, nomeadamente: a construção de competências, a profissionalidade docente, as experiências de aprendizagem dos alunos, a natureza da práxis pedagógica, e por fim, os recursos instrumentais. As conclusões enquadram a inovação pedagógica enquanto realidade complexa e multidimensional assente num processo consciente e crítico de mudança, tendo-se evidenciado o seu potencial na promoção das competências no domínio das capacidades e atitudes dos alunos, na responsividade ao desafio do contexto sociocultural, no exercício crítico-reflexivo de defesa e promoção de valores humanistas, associados a um agir pedagógico profundamente comprometido com referenciais epistemológicos de natureza construtivista. A Inovação Pedagógica revela-se, ainda, alicerçada numa práxis profundamente insularizada, estruturada e desenvolvida na individualidade, num ambiente micro de intervenção, mas aproveitando com eficácia as escassas margens de autonomia disponíveis. As TIC revelam o potencial de, em certas circunstâncias, apoiarem a criação de novas formas de interação e suporte à criação do conhecimento. Por fim verificámos como a construção da mudança no sentido de pensar e concretizar uma práxis pedagógica transformacional, implica, necessariamente uma conjugação de querer, saber e poder, independentemente do peso relativo que cada um destes elementos possa constituir, em cada contexto.