Browsing by Author "Freitas, Bruno Miguel Rodrigues"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório do estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de CastroPublication . Freitas, Bruno Miguel Rodrigues; Gouveia, Élvio Rúbio QuintaO Estágio Pedagógico possui um significado importante para o professor em início de carreira, pois corresponde ao primeiro momento em que este põe em prática as ideias e capacidades que foram adquiridas ao logo do seu percurso académico. A descrição, fundamentação e reflexão sobre as atividades que foram realizadas durante o Estágio Pedagógico será um dos principais objetivos a atingir ao longo deste trabalho. O Estágio Pedagógico foi realizado na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro, durante o ano letivo 2016 – 2017. As linhas programáticas das atividades e avaliação incluem um conjunto de quatro atividades fundamentais para o desenvolvimento de todo o processo: (1) a prática letiva; (2) as atividades de intervenção na comunidade escolar; (3) as atividades de integração no meio; e (4) as atividades de natureza científico-pedagógica. Na prática letiva, além do trabalho de assistência às aulas, esta contemplou também a gestão do processo ensino/aprendizagem de uma turma de 3º Ciclo. Esta foi uma das atividades mais significativas do Estágio Pedagógico. Ao longo de um ano letivo asseguramos o ensino das atividades físicas e desportivas previstas no quadro de composição curricular do Programa Nacional de Educação Física. Para todas as atividades cumprimos com as fases de planeamento, realização e controlo/avaliação. Nas atividades de intervenção na comunidade escolar procuramos envolver a Escola, proporcionando atividades de promoção da atividade física que ultrapassassem o âmbito restrito da atividade curricular das aulas. Nestas atividades, procurámos promover estilos de vida saudáveis, desenvolver as relações Escola e Comunidade e, por fim, desenvolver o prazer e motivação pela atividade física. As atividades de integração no meio incluíram a caracterização da turma e a atividade de extensão curricular. Na caracterização da turma tentámos apoiar a atividade do diretor de turma fornecendo informação importante para o delineamento de estratégias pedagógicas para a turma. No caso da atividade de extensão curricular, fomentamos a inter-relação entre as duas turmas dos estagiários da escola, os encarregados de educação (Enc. Ed.) e professores das mesmas, numa simbiose multidisciplinar, potenciando, assim, a importância dos agentes educativos e a transmissão de valores socioculturais e educativos. Uma vez mais procurámos criar um momento de desenvolvimento pessoal e promoção da atividade física. As atividades científico-pedagógicas (individual e coletiva) centraram-se no processo ensino-aprendizagem dos jogos desportivos coletivos de invasão. A açãoindividual foi centrada na apresentação de um estudo de intervenção em alunos do 3º Ciclo. A ação coletiva, foi composta pela apresentação de um estudo da avaliação da performance em jogo alinhada com a abordagem tática ao jogo. Em ambas as ações demonstrámos as potencialidades de uma abordagem tática ao jogo no ensino dos jogos desportivos coletivos de invasão. A realização do Estágio Pedagógico e do conjunto de atividades que formam este processo de formação, embora de complexidade superior, possibilitou um momento importante de formação contínua e enriquecimento do docente.