Browsing by Author "Freitas, Daniela Sousa"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Freitas, Daniela Sousa; Brazão, José PauloEste relatório é uma reflexão das minhas experiências, nas práticas pedagógicas no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Neste sentido, procuro evidenciar e refletir sobre o trabalho que desenvolvi durante esse percurso sob a supervisão dos meus orientadores, na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré Escolar da Achada (numa sala de pré-escolar), na Escola Básica do 1º. Ciclo com Pré Escolar da Ladeira (numa turma de 4.º ano) e na Escola Básica Visconde Cacongo (numa turma de 2.º ano). Assim considero pertinente a existência de uma parte teórica e metodológica e uma parte reflexiva sobre a minha intervenção pedagógica. Neste sentido o presente relatório é constituído por três partes subdividida em capítulos. A primeira parte refere se ao enquadramento teórico e a segunda diz respeito ao enquadramento metodológico, ambas são os fundamentos, os alicerces da minha prática. Assim nestas duas partes, encontramos a fundamentação das minhas ações, bem como a metodologia utilizada durante toda a minha prática. Na terceira parte é explorada e refletida a minha intervenção pedagógica, tendo foco nas questões orientadoras: “De que forma as crianças da Sala dos Cristais podem promover a convivência democrática?” e “Como desenvolver a leitura e a escrita na turma do 2º. Ano A?”. Assim as temáticas mais exploradas na minha prática foram a convivência democrática e a importância da leitura e da escrita, sendo estabelecidas estratégias que foram implementadas nas atividades, de modo a atenuar as lacunas encontradas. Ainda nesta parte apresento os resultados obtidos e uma reflexão do que poderia ter sido feito para melhorar a minha prática. A realização deste relatório permitiu refletir e expor as estratégias adotadas, que possibilitaram desenvolver e motivar as crianças para as diversas aprendizagens. Também aprendi que a nossa vida é um processo paciente, confiante, afetuoso e permanente de aprendizagem.