Browsing by Author "Freitas, Sandra Carina Carvalho de"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Modelos interno dinâmicos de vinculação dos professores, relação pedagógica e avaliação do rendimento académicoPublication . Freitas, Sandra Carina Carvalho de; Pereira, Dora Isabel FialhoA qualidade da relação estabelecida entre professores e alunos ao longo do percurso académico pode ser influenciada pela história de desenvolvimento dos professores, contribuindo para o sucesso escolar dos alunos. Porém, tem sido pouco explorado como os modelos internos dinâmicos de vinculação nos adultos (MIDV) têm implicações na relação pedagógica e na avaliação do rendimento académico. Propusemo-nos a verificar de que forma os MIDV dos professores se relacionam com as caraterísticas da relação pedagógica estabelecida com os alunos considerados mais desafiantes e com a avaliação do rendimento académico destes. A amostra foi constituída por 153 docentes de turmas de Percurso Curricular Alternativo (PCA) e de turmas do ensino regular. Recorreu-se à aplicação de um questionário sociodemográfico, da Escala de Vinculação de Adultos (EVA), da Escala de Relacionamento Aluno-Professor (ERAP) e de uma grelha de descritores do rendimento académico dos alunos. Os dados foram recolhidos presencialmente, nas reuniões de cada turma. Os resultados obtidos demonstram a existência de diferenças significativas, entre as turmas, ao nível da avaliação do rendimento académico e a existência de correlações, fracas a médias, entre os diferentes fatores das escalas. A investigação aponta a importância da compreensão da relação da vinculação e dos processos educativos para a intervenção psicológica e fornece dados para futuras investigações.