Browsing by Author "Gomes, Ana Teresa Camacho"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de estágio da intervenção pedagógica no infantário O Golfinho, na EB1/PE da Lombada e na EB1/PE com creche da NazaréPublication . Gomes, Ana Teresa Camacho; Pereira, Maria Gorete Gonçalves RochaO presente relatório reflete uma série de experiências e vivências decorridas ao longo das três práticas pedagógicas que realizei, uma em contexto de Educação de Infância e duas em contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico. As práticas pedagógicas estavam inseridas no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Universidade da Madeira. A primeira parte do relatório de estágio é constituída por componentes teóricas, desde aspetos associados à organização curricular e ao papel do docente, salientando a importância da reflexão, até outros pressupostos teóricos fundamentais para a realização específica dos meus estágios, onde destaca-se a aprendizagem ativa assente numa perspetiva construtivista e cooperativa, a diferenciação pedagógica, algumas caraterísticas específicas da primeira infância e do desenvolvimento da escrita ao longo do 1.ºCEB. A Investigação-ação enquanto pressuposto metodológico também foi abordada nesta primeira parte. A segunda parte espelha o percurso desenvolvido nas práticas pedagógicas, envolvendo a descrição de atividades e estratégias utilizadas, algumas reflexões de caráter avaliativo acerca do que foi realizado, ente outros aspetos associados. Na prática pedagógica I e II está comtemplado o desenvolvimento de um projeto de investigação-ação que teve como principal objetivo melhorar os contextos onde me inseri, sobretudo ao nível das aprendizagens das crianças, em aspetos onde denotei algumas fraquezas através da observação participante. Assim, ambos os projetos foram fundamentais ao desenvolvimento de uma prática consciente e adequada. A prática pedagógica III teve como principal foco desenvolver as nossas capacidades enquanto professores ao nível especifico das didáticas.