Browsing by Author "Gouveia, Vanessa Raquel Gomes"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de estágioPublication . Gouveia, Vanessa Raquel Gomes; Gouveia, Maria Fernanda Baptista PestanaA ação desenvolvida pelo docente resulta da interação entre os conhecimentos teóricos construídos ao longo de toda a sua formação e da experiência prática que foi adquirindo ao longo desse processo. Deste modo, este relatório surge com o intuito de evidenciar uma pequena parte desse longo percurso de aprendizagem que, no papel de docente, apenas agora teve início. Assim, com base no estágio realizado na Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar da Pena na valência de educação pré-escolar e na Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar da Ladeira na valência de 1º Ciclo, serão evidenciadas informações relevantes que resultaram do longo processo de reflexão que acompanhou a ação desenvolvida em contexto de sala de aula. Deste modo, o relatório encontra-se dividido em duas partes que se complementam e que se fundem ao longo do processo de reflexão e investigação-ação que acompanhou quer a prática quer a construção do relatório. Assim, na primeira parte, podemos encontrar orientações teóricas que sustentaram o processo de planificação, ação e reflexão inerentes à prática docente. Na segunda parte do relatório, podemos encontrar informações relevantes acerca das instituições e grupos de crianças onde se desenvolveu o estágio e, ainda, relatos da prática pedagógica desenvolvida onde se tenta destacar aspetos positivos e aspetos que deveriam ser melhorados para que pudesse ser promovida uma educação de qualidade. Por fim, dado que a reflexão é um elemento importante para a criação de uma identidade profissional de qualidade, podemos encontrar, nas considerações finais, uma reflexão geral acerca da prática desenvolvida ao longo do estágio. Através dela pretende-se evidenciar a visão educativa que se encontra na base da prática desenvolvida e as preocupações pedagógicas que impulsionaram a modificação da ação com vista à criação de ambientes de aprendizagem que reconheçam e maximizem as potencialidades das crianças.