Browsing by Author "Mendes, Liliana Teresa Fernandes"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Robôs de serviço: expetativas e perceção de uso por parte de profissionais de hotelariaPublication . Mendes, Liliana Teresa Fernandes; Cardoso, Paula; Chagas, LauraO surgimento do conceito da Indústria 4.0, juntamente com os rápidos avanços nas tecnologias de automação, robótica e inteligência artificial, levou muitos setores empresariais, incluindo o setor hoteleiro, a transformarem-se e a adaptarem-se a novas formas de prestação de serviços, em busca de fontes inovadoras de vantagem competitiva. Esta nova abordagem está fortemente associada ao uso de robôs de serviço no local de trabalho, que podem ser considerados uma ferramenta poderosa para automatizar serviços, aumentar a produtividade e reduzir os custos laborais. Por outro lado, a introdução desses robôs pode gerar efeitos adversos significativos nos funcionários, causando instabilidade no trabalho e nas relações com colegas, além de possíveis situações de stress e/ou ansiedade, devido ao receio de perderem os seus postos de trabalho ou de serem substituídos. O objetivo deste estudo é analisar a perceção dos funcionários do setor hoteleiro madeirense perante à expetativa de introdução de robôs de serviço nas unidades hoteleiras. Para atingir este objetivo, foi realizado um estudo quantitativo, utilizando como instrumento para a recolha de dados um inquérito por questionário, aplicado no mês de junho de 2024 aos funcionários dos hotéis com categorias de 4 e 5 estrelas, localizados na cidade do Funchal, na Região Autónoma da Madeira. Os resultados indicam que os fatores humanos, organizacionais e tecnológicos afetam significativamente as perceções tanto dos funcionários com experiência prévia quanto dos que não têm experiência com robôs de serviço no local de trabalho. Os funcionários que já tiveram alguma experiência apresentam uma visão mais positiva ou realista sobre os benefícios e desafios dessa tecnologia, enquanto aqueles sem experiência podem demonstrar maior resistência ou incerteza. A confiança dos funcionários nas suas competências tecnológicas e na capacidade dos robôs para melhorar a eficiência e personalização dos serviços é um indicativo positivo de que, com as abordagens corretas, os robôs podem ser aceites como aliados valiosos no local de trabalho.