Browsing by Author "Morais, Maria Elisa Pereira"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de estágio para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Morais, Maria Elisa Pereira; Brazão, José Paulo GomesO presente relatório de qualificação profissional simboliza o culminar de todo um percurso académico e pretende evidenciar as aprendizagens desencadeadas, a nível profissional e pessoal, no decorrer das práticas pedagógicas inseridas nos contextos de Educação PréEscolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico. A prática educativa foi sustentada por pressupostos teóricos e legais, bem como por uma metodologia de investigação-ação, que pressupõe uma espiral de ciclos sistemáticos que contemplam a observação, planificação, ação e reflexão, possibilitando a articulação de teoria, prática e crenças. No contexto de Educação Pré-Escolar, a questão de investigação incidiu sobre o desenvolvimento da autonomia das crianças na gestão das suas emoções e na resolução de conflitos. Neste sentido, desenvolveram-se várias ações pedagógicas alicerçadas na aquisição de competências sociais e pessoais, relevando, as mesmas, resultados positivos. No primeiro contexto de Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, decorrido numa turma do 1.º ano, a questão de investigação intentou encontrar a melhor forma de organizar o ambiente educativo para que este pudesse dar uma resposta mais adequada aos diferentes ritmos de aprendizagem e de trabalho existentes na sala, recorrendo-se, assim, à diferenciação pedagógica e obtendo-se, igualmente, resultados favoráveis. No segundo contexto de Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, desenvolvido numa turma do 3.º ano, refletiu-se sobre a importância da motivação na aprendizagem dos alunos, quais as tipologias de motivação existentes e como as aproveitar. Toda a intervenção pedagógica centrou-se no desenvolvimento de um clima de aprendizagem seguro e positivo, colocando as crianças no centro das atividades, reservando-se ao adulto o papel de as orientar.