Browsing by Author "Rodrigues, Lilibeth Marlene Gomes"
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- A relevância da análise de mecanismos linguísticos no discurso jornalístico: Contributos para a atividade de clippingPublication . Rodrigues, Lilibeth Marlene Gomes; Costa, Teresa da; Mateus, Samuel André AlvesO presente relatório de estágio, realizado no âmbito do mestrado em Linguística: Sociedades e Culturas, da Universidade da Madeira, tem como objetivo geral aliar a investigação em linguística à atividade de clipping. Nesse sentido, faz-se, neste trabalho, a descrição das atividades de clipping desenvolvidas durante o estágio de 640 horas, concretizado na empresa Press Power, sediada no Funchal. Apresenta-se, também, um estudo baseado num corpus de 120 textos jornalísticos, composto por notícias, artigos de opinião e editoriais, escritos em língua portuguesa e publicados em dois tipos de suporte: em linha e impressos. O objetivo principal desse estudo foi identificar os mecanismos linguístico-discursivos usados em cada texto para construir uma perspetiva favorável ou desfavorável sobre o assunto tratado. Os resultados mostraram que o discurso valorativo, do autor do texto ou de outras entidades por ele convocadas, pode ser operacionalizado através de mecanismos linguísticos diversos, como as escolhas lexicais, a modalidade, o discurso relatado e o recurso a linguagem informal e/ou conotativa. Outros mecanismos, de natureza extralinguística, como o emprego de destaques em maiúsculas ou negrito, foram também identificados como veículos de juízos de valor, ao tornarem as opiniões salientes. Globalmente, neste relatório descreve-se as competências exigidas e desenvolvidas no estágio realizado na área do clipping e contribui-se para uma reflexão acerca da complexidade inerente a uma das tarefas incluídas no exercício dessas funções: a identificação da favorabilidade dos textos, em relação a cada cliente. Visando contribuir para a futura construção de materiais de apoio aos profissionais desta área, são elencados, no capítulo IV deste relatório, alguns critérios linguístico-discursivos que deverão ser tidos em conta para uma classificação adequada e empiricamente fundamentada do grau de favorabilidade dos textos, independentemente da escala usada.