Browsing by Author "Rodrigues, Soraia Segura"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de Estágio de Educação Física realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da SilvaPublication . Rodrigues, Soraia Segura; Antunes, Hélio Ricardo LourençoO documento que se segue faz parte do contexto da Prática de Ensino Supervisionada, o Estágio Pedagógico (EP), na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva (EBSAAS) durante o ano letivo 2021/2022, inserida no Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensino Básico e Secundário (MEEFEBS) da Universidade da Madeira. O objetivo deste documento passa por compartilhar a variedade de atividades e experiências, bem como expectativas, objetivos e opções didático-pedagógicas tomadas ao longo do ano letivo enquanto professora em formação. Além disso, serão apresentadas reflexões críticas e aprendizagens advindas deste contexto de formação-ação-reflexão. Em termos de organização programática, o Estágio Pedagógico é dividido em quatro grandes grupos de atividades: i) a Prática Letiva (PL): envolve as atividades de ensino em sala de aula, onde os estagiários têm a oportunidade de ministrar aulas e interagir diretamente com os alunos; ii) Intervenção na Comunidade Escolar (AICE): engloba atividades que vão além da sala de aula, como a interação com outros profissionais da escola e a participação em eventos ou projetos escolares; iii) Atividades de Integração no Meio (AIM): são as atividades que visam a integração do estagiário na comunidade escolar e na vida escolar; iv) Atividades de Natureza Científico-Pedagógica (ACP): inclui atividades de pesquisa e análise crítica relacionadas com o ensino da Educação Física. A Prática Letiva (PL) foi o foco central do estágio, na qual tive a oportunidade de intervir pedagogicamente, seguindo um planeamento, intervindo e refletindo numa turma de 9ºano (turma atribuída) e numa de 5º ano (turma partilhada). Além disto, desempenhei um papel observador em atividades de assistência às aulas de colegas e de outros professores, o que me proporcionou uma prática mais estrutura e enriquecedora. No decorrer do EP, tive a oportunidade de ministrar a disciplina de Educação Física (EF) com o intuito de, de forma planeada, desenvolver de forma integral os meus aos alunos, ao mesmo tempo que construía a minha identidade enquanto docente. Este período representou um crescimento incalculável em mim, desde as pesquisas à prática, resultando na aquisição do domínio em várias áreas, incluindo didática, pedagogia, desenvolvimento pessoal e social.
