Browsing by Author "Santos, Elci Alcione Almeida dos"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Contribuição para o estudo da aprendizagem da matemática e da programação em comunidades virtuais de prática com foco no uso de robots como mediadores da aprendizagemPublication . Santos, Elci Alcione Almeida dos; Fermé, Eduardo Leopoldo; Fernandes, Elsa Maria dos SantosContribuição para o Estudo da Aprendizagem da Matemática e da Programação em Comunidades Virtuais de Prática com Foco no Uso de Robots como Mediadores da Aprendizagem O propósito deste estudo, desenvolvido no âmbito de um projeto de investigação que envolveu a utilização de robots na aprendizagem colaborativa da Matemática e da Informática através da Web, é analisar e discutir a noção de participação e o processo de construção do conhecimento em comunidades virtuais de prática. O referido projeto foi desenvolvido em três etapas principais. Na primeira, foram selecionadas as ferramentas de comunicação a serem utilizadas. A segunda etapa envolveu a elaboração e contextualização dos problemas-desafio a serem resolvidos pelos grupos virtuais. A terceira e última etapa do projeto compreendeu o registo e a recolha dos dados e informações obtidos nas reuniões virtuais com grupos de alunos do Ensino Secundário e sua posterior análise, utilizando uma abordagem qualitativa de natureza interpretativa, tendo como referencial teórico a teoria da aprendizagem situada de Lave e Wenger e os conceitos subjacentes às comunidades de prática, objetivando com isto melhor compreender os efeitos das tecnologias sobre tais comunidades, bem como as características da aprendizagem realizada em espaços virtuais. A utilização de robots como mediadores da aprendizagem facilitou a exploração de conceitos abstratos fundamentais relativos às áreas da Matemática e da Informática, permitindo com isto que as tarefas de programação necessárias à resolução dos problemas propostos fizessem mais sentido, pelo facto dos resultados obtidos poderem ser concretizados no mundo real.
- Droide virtual: utilização de robôs na aprendizagem colaborativa da programação através da webPublication . Santos, Elci Alcione Almeida dos; Fermé, Eduardo Leopoldo; Fernandes, Elsa Maria dos SantosEste artigo apresenta o projecto DROIDE VIRTUAL, que tem por objectivo descrever, analisar e compreender o processo de construção do conhecimento sobre conceitos de programação e o desenvolvimento de competências nesta área. O projecto tem uma duração de três anos ― sendo este o primeiro ano ― e envolve estudantes do ensino secundário da Madeira, Açores, Canárias e Cabo Verde, os quais aprendem programação desenvolvendo pequenos projectos de robótica através da colaboração virtual em um ambiente de aprendizagem baseado na web.