Browsing by Author "Santos, Rui Manuel Couto Páscoa dos"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O ensino da educação física em distintos contextos sociais e escolares: a dança como fator de inclusãoPublication . Santos, Rui Manuel Couto Páscoa dos; Soares, Jorge Alexandre PereiraO presente relatório de atividade profissional foi elaborado visando a obtenção do grau de Mestre em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário ao abrigo do DecretoLei n.º 74/2006 de 21 de março segundo o qual, os licenciados ao abrigo do sistema de graus anterior ao processo de Bolonha com 5 ou mais anos de experiência profissional podem requerer ao Conselho Científico do curso a apresentação de uma dissertação baseada num relatório detalhado sobre a sua atividade profissional. Assim, foi realizada uma descrição do percurso realizado por mim, desde os tempos de jovem desportista a licenciado em Educação Física e Desporto pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (1996 - 2006). Foram também relatadas as experiências de docência da Educação Física nas Atividades de Enriquecimento Curricular (2006 - 2009), as substituições temporárias na ilha de São Miguel (2009) e na ilha do Corvo (2010) bem como a minha experiência enquanto professor de Educação Física no ensino de jovens com Necessidades Educativas Especiais no Centro de Reabilitação Psicopedagógica da Sagrada Família (CRPSF), no Funchal, na ilha da Madeira (2013 - 2017). Em todas as atividades descritas, são apresentadas reflexões críticas e uma autoavaliação dos processos de aprendizagem desenvolvidos com vista à melhoria da minha atividade docente e consequente prática pedagógica. Foi realizado um estudo para aferir o impacto psicomotor do “clube” de dança que oriento no CRPSF junto dos jovens constituintes do grupo. Foram usados dois instrumentos de avaliação. A escala de autoestima de Rosenberg (1989) validada por Pechorro et al. (2011) e a escala de avaliação de Laban Movement Analysis (LMA) adaptada de “Freedom to move” de Dunphy e Scott (2003). Os resultados indicaram aumentos dos níveis globais de autoestima, bem como do sentimento de prazer e bem-estar. Verificou-se também um aumento das noções de corpo e amplitude de movimentos, assim como, uma melhoria da capacidade de performance e desempenho verificado entre o primeiro dia de ensaios e a atuação do grupo na festa de Páscoa da Escola da Ponta do Sol.