Browsing by Author "Silva, Marina Figueira da"
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- Relatório de estágio para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Silva, Marina Figueira da; Gouveia, Maria Fernanda Baptista PestanaO presente relatório tem como objetivo principal partilhar e refletir acerca de um conjunto de experiências vivenciadas durante as três Práticas Pedagógicas nas vertentes de Educação Pré-Escolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico. Estas intervenções ocorreram na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar e Creche da Nazaré, na sala dos Ursinhos, na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar das Figueirinhas, na turma do 1.º B e na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Ladeira, na turma do 4.º A. Assim, este relatório está dividido em três partes distintas, mas integrantes, primeiramente, sustentadas por um conjunto de pressupostos teóricos que fundamentam a ação educativa desenvolvida. Posteriormente, explanou-se a metodologia de investigação-ação em contexto pedagógico. A terceira parte retrata de uma forma reflexiva e sustentada o percurso decorrente das intervenções pedagógicas realizadas nos diferentes contextos educativos. Deste modo, a investigação-ação surge como a pedra basilar de todas as Práticas Pedagógicas. Na vertente de Educação Pré-Escolar, procurou-se dar resposta à questão: “Como adaptar uma criança com problemas de integração ao grupo da creche?”, através da realização de atividades lúdicas e da implementação de estratégias de acordo com os interesses e as necessidades das crianças. Por sua vez, na vertente de 1.º Ciclo do Ensino Básico, mais concretamente, no 1.º ano de escolaridade levantou-se a questão: “Como promover nos alunos da turma do 1.º B o Pensamento Crítico?” e nomeadamente, no 4.º ano de escolaridade chegou-se à seguinte questão: “Como promover nos alunos da turma do 4.º A o Valor da Amizade?”. Neste sentido, planificou-se diversas atividades e estratégias, com o propósito de proporcionar aprendizagens cooperativas e significativas que combatessem as problemáticas evidenciadas.