Browsing by Issue Date, starting with "2018-04-17"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de estágio da intervenção pedagógica no infantário "O Golfinho" e na EB1/PE da Lombada, São MartinhoPublication . Diniz, Ana Beatriz Faria; Correia, Fernando Luís de SousaO presente Relatório de Estágio foi elaborado para o cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre pela Universidade da Madeira. Este revela o culminar da ação pedagógica desenvolvida ao longo das unidades curriculares Prática Pedagógica (I, II e III) em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Estas práticas foram realizadas, respetivamente, no Infantário “O Golfinho” com um grupo de crianças de três anos, e na Escola Básica com Pré-Escolar da Lombada – S. Martinho, primeiramente com uma turma de 2º ano e na prática posterior, com uma turma de 3º ano de escolaridade. No fundo, retrata as experiências e as situações vivenciadas no desenrolar das práticas pedagógicas junto das crianças e comunidade educativa envolvente. O corpus do Relatório baseou-se em duas partes principais: A primeira refere-se a um conjunto de temas teóricos que serviram de base para a vertente mais prática, nomeadamente a construção da identidade docente e o seu papel e os pressupostos que sustentaram a práxis, assim como a metodologia de Investigação-Ação aplicada na procura das questões-problema. A segunda parte foi dedicada a todo o processo desenvolvido aquando da intervenção com as crianças nas instituições educativas referidas anteriormente. Neste sentido, foram descritas as estratégias e atividades aplicadas tanto na vertente Pré-Escolar como no 1.º Ciclo com o objetivo de combater algumas lacunas relativamente a temáticas que fundamentaram as minhas questõesproblema. A aprendizagem ativa e significativa, a aprendizagem cooperativa, a interação social com os pares e os outros e a concretização de conteúdos matemáticos através de materiais lúdico-didáticos foram algumas temáticas trabalhadas na sala de aula com as crianças no sentido de promover mudanças no ambiente educativo e proporcionar-lhes momentos de aprendizagem mais significativos. A Prática Pedagógica III foi realizada com base na sequência didática que foi outra “metodologia” abordada no sentido de desenvolver o processo de ensino-aprendizagem num momento contínuo interligando as várias áreas através de um fio condutor que resultou em aprendizagens mais sólidas e transversais.