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- Sonification of gaming experiencesPublication . Gomes, Eduardo Câmara; Cameirão, Mónica da Silva; Badia, Sergi Bermúdez iO uso de som em jogos tem-se vindo a tornar uma área de relevância para designers de jogos e jogadores. Com este novo interesse e novas tecnologias disponíveis, é pertinente criar ferramentas que facilitem e permitam estender as capacidades atuais de adicionar som a jogos. A criação de experiências através de áudio consiste na escolha do mesmo, de maneira contextualizada e considerando o seu significado a nível emocional. Este trabalho tem como objetivo a criação de uma ferramenta que permita adicionar áudio a jogos considerando estes aspetos. Contudo, esta abordagem requer poder avaliar áudio a nível emocional e o impacto deste, recorrendo a técnicas de aprendizagem automática (machine learning). A representação da carga emocional pode ser realizada utilizando o amplamente aceite modelo Circumplexo, que representa emoções através das dimensões Valence (quão positiva é a emoção) e Arousal (quão ativa é a emoção). Este trabalho fornece então quatro contribuições. A primeira consiste em modelos computacionais que apresentam um aumento significativo de performance na análise da dimensão de Valence, à custa de um ligeiro decréscimo na dimensão de Arousal. A segunda contribuição consiste numa interface que permite ao game designer e jogador efetuar escolhas de áudio baseadas em emoções alvo e informação contextual. A terceira reside na escolha da interação entre o jogo e seus componentes com o áudio escolhido e como este será influenciado. Finalmente, a quarta contribuição consiste na alteração de características psicométricas do áudio em tempo real para este se adaptar aos objetivos delineados pelo utilizador.
- Inovação pedagógica na aprendizagem da língua brasileira de sinais: os alunos na criação de vídeos educativosPublication . Lima, Jacqueline Deodato; Fino, Carlos Manuel Nogueira; Caetano, Luís Miguel DiasO presente trabalho apresenta o resultado de uma investigação desenvolvida na Escola de Ensino Fundamental e Médio Sales Campos, localizada em Fortaleza, Ceará, Brasil, a partir da análise realizada com a turma do 7º ano, do Ensino Fundamental, engajada no Projeto “Semeando Ideias: LIBRAS”. Tem como objetivo apresentar as práticas pedagógicas desenvolvidas no decorrer desse projeto, verificando se o processo de ensino-aprendizagem pretendido com a produção e construção de vídeos educativos em LIBRAS pelos aprendentes revelam mudanças significativas na aprendizagem, evidenciando inovação pedagógica. A pesquisa baseia-se em um estudo que se divide em três partes: a fundamentação teórica, apresentada na primeira parte, se apoia na epistemologia da inovação pedagógica com os autores Papert (1994) e Fino (2007); na educação de Surdos e LIBRAS com os autores Quadros e Karnopp (2004) e Bersch (2013); e os vídeos educativos com os autores Ferrés (1996), Wohlgemuth (2005) e Morán (1996). Na segunda parte do nosso estudo apresentamos a metodologia fundamentada nos autores Lapassade (2005), Sabirón (2011), Macedo (2010), Lakatos e Marconi (2003). Nesta parte, explanamos o método que embasa a linha de pesquisa em inovação pedagógica apresentando o paradigma qualitativo que se apropria de uma metodologia de natureza etnográfica cujos dispositivos como observação participante completa, entrevistas, análise de documentos e do diário de campo foram desenvolvidos. A terceira parte é composta da recolha de dados feita através dos dispositivos apresentados e de onde obtivemos as informações necessárias para a análise dos mesmos a partir de suas triangulações. Com o referido estudo desenvolvido, verificamos que já desponta um novo paradigma educacional baseado em inovação pedagógica na qual os aprendentes são protagonistas de sua própria aprendizagem. Observou-se que, aprendendo a língua de sinais, eles construíram e produziram vídeos educativos e motivadores em LIBRAS que serão utilizados de forma bastante significativa na aprendizagem de outros aprendentes.
- Projeto de monitoria no Colégio Antares: produção de novos significados através da autonomia e colaboração no processo de aprendizagemPublication . Lima, Antônia Ferreira Souza; Correia, Fernando Luís de Sousa; Garcia, Inez Helena MunizO objetivo deste estudo é apresentar, com base em um paradigma qualitativo, por meio dos fundamentos da etnografia e da observação participante, o Projeto de Monitoria no Colégio Antares, escola particular de Fortaleza, cujos monitores são alunos da mesma série dos que participam do projeto, procurando descobrir indícios de práticas pedagógicas inovadoras, na busca do tripé: colaboração, autonomia e aprendizagem. A investigação teve início em fevereiro de 2015 e foi finalizada em junho de 2017. Os encontros aconteceram na sala de tablets da escola em estudo, com alunos do 9º ano do ensino fundamental, três vezes por semana, abrangendo as disciplinas de Matemática, Física e Química. Investiga-se se os aprendentes atuaram como construtores de seu próprio conhecimento, em constante relação uns com os outros. A participação dos professores e dos demais educadores da Instituição aconteceu de forma discreta, indireta. Todo o processo foi conduzido pelos monitores, desde o planejamento dos encontros, seleção de videoaulas, inserção de alguns recursos multimídia e preparação das atividades envolvidas no processo. Os processos que envolvem a monitoria valorizam a dignidade dos estudantes, resgatando a percepção de que cada pessoa traz experiências anteriores à sua entrada na escola, e que o ato de educar enaltece a solidariedade. É nessa perspectiva que a escola tem que ser um espaço de colaboração, em que os sujeitos aprendem uns com os outros, em uma prática social, que possa garantir uma dimensão coletiva e crítica, em que todos buscam atingir o mesmo objetivo de aprender a aprender.