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- Gêneros textuais para a produção de textos com estudantes do 5º ano de uma escola municipal de Chã de Alegria: um auxílio para a inovação pedagógica?Publication . Alves, Maria do Carmo Cipriano; Mendonça, Alice Maria Ferreira; Cavalcanti, Rilva José Pereira UchôaEsta pesquisa ocorreu a partir do Curso de Mestrado em Ciências da Educação na especialidade de Inovação Pedagógica pela Universidade da Madeira- Funchal- Portugal. Traz como tema “Gêneros textuais para a produção de textos com estudantes do 5º ano de uma escola municipal de Chã de Alegria: um auxílio para a inovação pedagógica?”. Tem como objetivo investigar se os gêneros textuais para a produção de textos com estudantes do 5º ano de uma escola municipal de Chã de Alegria em Pernambuco/Brasil constituem uma inovação pedagógica. Uma vez que os gêneros textuais representam a única forma de comunicação verbal entre os sujeitos na sociedade procurou-se compreender se os gêneros podem possibilitar a vivência a uma prática pedagógica inovadora rompendo com o paradigma fabril que impede os educandos à sua liberdade de expressão publicamente na sociedade. Realizamos um estudo de caso de cariz etnográfico, de abordagem qualitativa e os dados foram coletados através da observação participante, entrevistas, pesquisa bibliográfica e documental. A pesquisa teve como sujeitos participantes a professora e os alunos da turma do 5º ano “B”. O conceito de gêneros textuais utilizados para a produção escrita de textos teve como respaldo as obras de Marcuschi, Bakhtin e Bronckart. O conceito de inovação pedagógica teve como base Fino e a prática pedagógica na educação baseou-se em Papert e Vygotsky entre outros autores que apresentaram aportes para fundamentar teoricamente esta pesquisa. Os resultados mostram a influência dos gêneros textuais no desenvolvimento crítico e sócio comunicativo dos educandos como aporte para a prática pedagógica inovadora. As conclusões deste estudo revelam que a produção escrita por meio dos gêneros textuais constitui uma inovação pedagógica, visto que proporciona uma aprendizagem autêntica e significativa que favorece a prática interdisciplinar e o protagonismo dos sujeitos sociais.