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- Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de CastroPublication . Andrade, André Rafael Gouveia; Gouveia, Élvio Rúbio QuintalO presente relatório tem como objetivos descrever, fundamentar e refletir o Estágio Pedagógico (EP) concretizado no ano letivo 2019/2020 na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos, Dr. Eduardo Brazão de Castro. Ao longo do mesmo, são discutidas as tomadas de decisão e as opções metodológicas e didáticas concretizadas nas 4 grandes atividades definidas nas linhas programáticas das atividades e avaliação. A prática letiva decorreu numa turma do 8ºano, composta por 18 alunos. No ensino das atividades físicas e desportivas previstas no Programa Nacional da Educação Física (PNEF), procuramos que os alunos desempenham um papel ativo e central no processo pedagógico. Consequentemente, ao longo do processo ensino-aprendizagem, aplicamos estratégias didático-pedagógicas em conformidade com este quadro conceptual. A prática letiva abrangeu igualmente a observação e análise de outras intervenções pedagógicas. As atividades de intervenção na comunidade escolar (CE) emergiram da colaboração no planeamento, organização e dinamização das atividades delineadas pelo grupo disciplinar de Educação Física (EF) da escola. As atividades de integração no meio comportaram as atividades de caracterização da turma, uma etapa imprescindível na gestão do processo ensino-aprendizagem, possibilitando igualmente ao professor transmitir ao conselho de turma (CT), um conjunto de evidências sobre os alunos. Por sua vez, a atividade de extensão curricular emergiu do impacto do modelo de competência (MEC) na aprendizagem dos jogos desportivos coletivos de invasão (JDC-I), procurando envolver toda a comunidade educativa em torno do trabalho desenvolvido ao longo do 1º semestre de aulas, assim como, consciencializar para a importância dos hábitos de vida saudável, entre os quais, atividade física (AF) regular e alimentação saudável. Por fim, as atividades de natureza científico-pedagógica, incidiram sobre a investigação concretizada no nosso EP, na análise e validação de estratégias pedagógicas alternativas na aprendizagem dos JDC-I na EF, nomeadamente o modelo de competência.
