Universidade da Madeira
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Browsing Universidade da Madeira by Subject "(Re)inserção social"
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- Os processos pedagógicos nos ambientes de educação e formação de adultosPublication . Spínola, Ana Sofia Camacho; Brazão, José Paulo GomesEste trabalho centra-se no estudo dos Processos Pedagógicos nos Ambientes EFA (Educação e Formação de Adultos), refletindo-se sobre a linha de pesquisa da inovação pedagógica e sobre uma reflexão da metodologia de ensino e aprendizagem adotada nestes cursos, tendo como objetivo investigar e observar se existe inovação nas práticas pedagógicas nos cursos EFA. No século XXI, é cada vez mais valorizada a aprendizagem ao longo da vida, sendo necessário conseguir dar resposta às exigências e interesses da sociedade, daí a importância dos cursos EFA. A educação não formal, por vezes denominada “informal”, ainda se encontra em amadurecimento (construção). Esta considera que os indivíduos aprendem a socializar com os amigos, família, no local onde residem e/ou com o meio envolvente, tendo sempre presente a cultura e os valores que são herdados nesses contextos, partilhando e vivenciando experiências no dia-a-dia. Os ambientes onde ocorre a educação não formal são muito interativos, espontâneos e são construídos em grupo, existindo uma grande troca de saberes. Esta pesquisa está dividida em três partes. A primeira é referente aos termos que servem como referencial teórico, de modo a entender os princípios envolventes dos Cursos EFA. A segunda parte incide sobre a metodologia abordada nesta pesquisa que será realizada a partir de uma pesquisa qualitativa de natureza etnográfica, através de técnicas como a observação participante e entrevistas não estruturadas. Será descrito também o campo de estudo, as vivências etnográficas, os relatos dos indivíduos e a análise dos dados obtidos com a finalidade de investigar aquilo que foi observado e de que forma influenciou os processos de aprendizagem significativa. No campo de estudo observado, a maior parte dos formandos tomaram conhecimento dos Cursos EFA através dos Programas “Novas Oportunidades”, divulgados pelos seus assistentes sociais. Os que tomaram a iniciativa em ingressar nestes cursos acabaram por contactar a própria escola e solicitar informação sobre os requisitos necessários à ingressão no curso. Este tipo de formação objetiva pretende aumentar e melhorar as qualificações a nível pessoal e social dos formandos, reduzindo assim a exclusão social correspondente de uma melhor resposta às necessidades emergentes da comunidade. A terceira parte é uma reflexão do tratamento de dados com base na observação em campo e em conversas informais com os formandos. Em síntese, esta investigação pretende repensar a formação contínua e recorrer a um processo de ensino-aprendizagem numa prática pedagógica inovadora.