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Research Centre on Child Studies
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Inclusão no ensino superior português: Análise do enquadramento regulamentar dos alunos com necessidades educativas especiais
Publication . Antunes, Ana Pereira; Rodrigues, Débora; Almeida, Leandro da Silva; Rodrigues, Sandra Estêvão
A resposta à diversidade e a uma formação de qualidade são questões às quais o ensino superior está
atento e procura responder. Este estudo teve como objetivo principal analisar o reconhecimento e
atendimento dos alunos com necessidades educativas especiais nas universidades e institutos
politécnicos portugueses. Para a recolha de dados realizou-se uma busca online, tendo-se encontrado 26
instituições (13 das 15 universidades que integram o Conselho de Reitores das Universidades
Portuguesas e 14 das 25 instituições que integram o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores
Politécnicos) com documentos (despachos/regulamentos) sobre a inclusão de alunos com necessidades
educativas especiais. A análise documental realizada permitiu perceber que, para as instituições de
ensino superior, o aluno com necessidades educativas especiais é percebido em função de um sentido
lato de deficiência e de necessidades educativas especiais; que a forma de prestar apoio a estes alunos é
diversificada; e que as medidas de apoio remetem, essencialmente, para assegurar a frequência das
instalações (procurando melhorar as condições de acessibilidade e mobilidade), as condições de
frequência das atividades curriculares e as formas de avaliação. Uma reflexão em relação à temática
continua necessária, bem como a discussão sobre as melhores práticas inclusivas.
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Keywords
Contributors
Funders
Funding agency
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Funding programme
6817 - DCRRNI ID
Funding Award Number
UID/CED/00317/2019