Publication
Contribuição para o estudo da aprendizagem da matemática e da programação em comunidades virtuais de prática com foco no uso de robots como mediadores da aprendizagem
dc.contributor.advisor | Fermé, Eduardo Leopoldo | |
dc.contributor.advisor | Fernandes, Elsa Maria dos Santos | |
dc.contributor.author | Santos, Elci Alcione Almeida dos | |
dc.date.accessioned | 2015-02-24T10:31:51Z | |
dc.date.available | 2015-02-24T10:31:51Z | |
dc.date.issued | 2012-07 | |
dc.date.submitted | 2015-02-24 | |
dc.description.abstract | Contribuição para o Estudo da Aprendizagem da Matemática e da Programação em Comunidades Virtuais de Prática com Foco no Uso de Robots como Mediadores da Aprendizagem O propósito deste estudo, desenvolvido no âmbito de um projeto de investigação que envolveu a utilização de robots na aprendizagem colaborativa da Matemática e da Informática através da Web, é analisar e discutir a noção de participação e o processo de construção do conhecimento em comunidades virtuais de prática. O referido projeto foi desenvolvido em três etapas principais. Na primeira, foram selecionadas as ferramentas de comunicação a serem utilizadas. A segunda etapa envolveu a elaboração e contextualização dos problemas-desafio a serem resolvidos pelos grupos virtuais. A terceira e última etapa do projeto compreendeu o registo e a recolha dos dados e informações obtidos nas reuniões virtuais com grupos de alunos do Ensino Secundário e sua posterior análise, utilizando uma abordagem qualitativa de natureza interpretativa, tendo como referencial teórico a teoria da aprendizagem situada de Lave e Wenger e os conceitos subjacentes às comunidades de prática, objetivando com isto melhor compreender os efeitos das tecnologias sobre tais comunidades, bem como as características da aprendizagem realizada em espaços virtuais. A utilização de robots como mediadores da aprendizagem facilitou a exploração de conceitos abstratos fundamentais relativos às áreas da Matemática e da Informática, permitindo com isto que as tarefas de programação necessárias à resolução dos problemas propostos fizessem mais sentido, pelo facto dos resultados obtidos poderem ser concretizados no mundo real. | por |
dc.identifier.tid | 101238495 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/700 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Aprendizagem situada | por |
dc.subject | Comunidades virtuais de prática | por |
dc.subject | Resolução de problemas | por |
dc.subject | Programação de computadores | por |
dc.subject | Robótica educativa | por |
dc.subject | Matemática, especialidade de Ensino da Matemática | por |
dc.subject | . | por |
dc.subject | Centro de Ciências Exatas e da Engenharia | por |
dc.title | Contribuição para o estudo da aprendizagem da matemática e da programação em comunidades virtuais de prática com foco no uso de robots como mediadores da aprendizagem | por |
dc.type | doctoral thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
person.familyName | Santos | |
person.givenName | Elci Alcione | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-1189-4076 | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | doctoralThesis | por |
relation.isAuthorOfPublication | ef509794-2f27-4603-bec6-d88bc6d5d543 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | ef509794-2f27-4603-bec6-d88bc6d5d543 | |
thesis.degree.discipline | Matemáica: especialidade Ensino da Matemática | por |
thesis.degree.level | Doutor | por |
thesis.degree.name | Doutoramento em Matemáica: especialidade Ensino da Matemática | por |