Repository logo
 
Publication

Contribuição para o estudo da aprendizagem da matemática e da programação em comunidades virtuais de prática com foco no uso de robots como mediadores da aprendizagem

dc.contributor.advisorFermé, Eduardo Leopoldo
dc.contributor.advisorFernandes, Elsa Maria dos Santos
dc.contributor.authorSantos, Elci Alcione Almeida dos
dc.date.accessioned2015-02-24T10:31:51Z
dc.date.available2015-02-24T10:31:51Z
dc.date.issued2012-07
dc.date.submitted2015-02-24
dc.description.abstractContribuição para o Estudo da Aprendizagem da Matemática e da Programação em Comunidades Virtuais de Prática com Foco no Uso de Robots como Mediadores da Aprendizagem O propósito deste estudo, desenvolvido no âmbito de um projeto de investigação que envolveu a utilização de robots na aprendizagem colaborativa da Matemática e da Informática através da Web, é analisar e discutir a noção de participação e o processo de construção do conhecimento em comunidades virtuais de prática. O referido projeto foi desenvolvido em três etapas principais. Na primeira, foram selecionadas as ferramentas de comunicação a serem utilizadas. A segunda etapa envolveu a elaboração e contextualização dos problemas-desafio a serem resolvidos pelos grupos virtuais. A terceira e última etapa do projeto compreendeu o registo e a recolha dos dados e informações obtidos nas reuniões virtuais com grupos de alunos do Ensino Secundário e sua posterior análise, utilizando uma abordagem qualitativa de natureza interpretativa, tendo como referencial teórico a teoria da aprendizagem situada de Lave e Wenger e os conceitos subjacentes às comunidades de prática, objetivando com isto melhor compreender os efeitos das tecnologias sobre tais comunidades, bem como as características da aprendizagem realizada em espaços virtuais. A utilização de robots como mediadores da aprendizagem facilitou a exploração de conceitos abstratos fundamentais relativos às áreas da Matemática e da Informática, permitindo com isto que as tarefas de programação necessárias à resolução dos problemas propostos fizessem mais sentido, pelo facto dos resultados obtidos poderem ser concretizados no mundo real.por
dc.identifier.tid101238495
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/700
dc.language.isoporpor
dc.subjectAprendizagem situadapor
dc.subjectComunidades virtuais de práticapor
dc.subjectResolução de problemaspor
dc.subjectProgramação de computadorespor
dc.subjectRobótica educativapor
dc.subjectMatemática, especialidade de Ensino da Matemáticapor
dc.subject.por
dc.subjectCentro de Ciências Exatas e da Engenhariapor
dc.titleContribuição para o estudo da aprendizagem da matemática e da programação em comunidades virtuais de prática com foco no uso de robots como mediadores da aprendizagempor
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
person.familyNameSantos
person.givenNameElci Alcione
person.identifier.orcid0000-0002-1189-4076
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typedoctoralThesispor
relation.isAuthorOfPublicationef509794-2f27-4603-bec6-d88bc6d5d543
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryef509794-2f27-4603-bec6-d88bc6d5d543
thesis.degree.disciplineMatemáica: especialidade Ensino da Matemáticapor
thesis.degree.levelDoutorpor
thesis.degree.nameDoutoramento em Matemáica: especialidade Ensino da Matemáticapor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DoutoramentoAlcionedosSantos.pdf
Size:
1.93 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: