Repository logo
 
Publication

Gestão flexível do currículo rumo à diferenciação pedagógica. Contributos para a promoção de aprendizagens significativas: um estudo numa escola do 1º Ciclo do Ensino Básico da RAM

dc.contributor.advisorSousa, Jesus Maria Angélica Fernandes
dc.contributor.authorGouveia, Maria Fernanda Batista Pestana
dc.date.accessioned2014-03-26T14:49:13Z
dc.date.available2014-03-26T14:49:13Z
dc.date.issued2014-03-26
dc.date.submitted2012
dc.description.abstractNesta investigação aprofundamos, tanto quanto nos foi possível, os fundamentos pedagógicos conducentes a aprendizagens significativas, atribuindo especial relevância à diferenciação pedagógica alicerçada numa gestão flexível do currículo. Com este objetivo, para além da revisão da literatura e da subsequente sistematização de conhecimento que se imponha, lançámo-nos a um trabalho empírico com recurso a uma metodologia eminentemente qualitativa, numa sala de aula, duma escola do ensino básico da RAM, consubstanciando um estudo de caso com cariz etnográfico. Recolhemos dados diversificados provenientes de múltiplas fontes de informação, através de variadas técnicas de recolha de dados, que nos deram acesso a um conhecimento aprofundado da cultura de uma sala de aula, designadamente no que às metodologias pedagógicas diz respeito, procurando descortinar as estratégias de diferenciação pedagógica desenvolvida pela docente O processo vivenciado e os resultados obtidos permitem-nos assegurar que a docente estava a trilhar um caminho rumo à diferenciação pedagógica e à promoção de aprendizagens significativas para todos os alunos. Contudo, também reconhecemos potencialidades emergentes suscetíveis de serem ampliadas e fragilidades que requerem uma reflexão redobrada no sentido de possibilitar a reconfiguração de uma profissionalidade docente e de uma ação educativa cada vez mais qualificada, que permita fomentar ainda mais a progressão das aprendizagens para cada aluno. Trata-se de procurar respostas na edificação de uma profissão alicerçada na partilha e na colegialidade e de negar um ensino simultâneo que já deu provas da sua ineficácia, assumindo a complexidade do ato educativo, na interação com outros profissionais, com outras experiências e é com base neste pressuposto que desenvolvemos a presente investigação, não escondendo a pretensão de que este estudo venha a ser conhecido por um leque alargado de profissionais que ambicionam construir as respostas educativas mais adequadas aos alunos com quem trabalham.por
dc.description.sponsorshipUniversidade da Madeirapor
dc.identifier.tid101405464
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/568
dc.language.isoporpor
dc.subjectDiferençapor
dc.subjectDiferenciação pedagógicapor
dc.subjectEnsino-aprendizagempor
dc.subjectFlexibilidade curricularpor
dc.subjectAdequaçãopor
dc.subjectReinvenção paradigmáticapor
dc.subjectMadeira (Portugal)por
dc.subjectCiências da Educação na área do Currículopor
dc.subject.por
dc.subjectCentro de Ciências Sociaispor
dc.titleGestão flexível do currículo rumo à diferenciação pedagógica. Contributos para a promoção de aprendizagens significativas: um estudo numa escola do 1º Ciclo do Ensino Básico da RAMpor
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
person.familyNameGouveia
person.givenNameMaria Fernanda Baptista Pestana Gouveia
person.identifier.ciencia-idF011-DC6A-C754
person.identifier.orcid0000-0001-8354-5046
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typedoctoralThesispor
relation.isAuthorOfPublication78799a45-0439-4121-bac7-e46485f897b2
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery78799a45-0439-4121-bac7-e46485f897b2
thesis.degree.disciplineCiências da Educação na área do Currículopor
thesis.degree.levelDoutoramentopor
thesis.degree.nameDoutoramento em Ciências da Educação na área do Currículopor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DoutoramentoFernandaGouveia.pdf
Size:
4.75 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: