Repository logo
 
Publication

Discursos e práticas curriculares: um estudo dos métodos de ensino da leitura e da escrita no 1º ciclo do ensino básico: estudo de caso múltiplo

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorGóis, Liliana Maria Gonçalves Rodrigues de
dc.contributor.authorFerreira, Albertina de Jesus Diniz
dc.date.accessioned2016-06-15T14:48:08Z
dc.date.available2016-07-15T00:30:09Z
dc.date.issued2016-03
dc.description.abstractA presente tese de doutoramento tem por tema: “Discursos e práticas curriculares: um estudo dos métodos de ensino da leitura e da escrita no 1º ciclo do ensino básico. Estudo de caso múltiplo”. A investigação analisa compreensivamente, e de forma focalizada, as dificuldades de aprendizagem da leitura do interesse do investigador enquanto professor de crianças com essas dificuldades e pretende explorar a possibilidade de melhorar a aprendizagem da leitura e da escrita através da adequação do método de ensino. Selecionaram-se alunos de cinco escolas públicas do concelho da Ribeira Brava, Região Autónoma da Madeira, a frequentarem o 1.º ano de escolaridade. O estudo incide sobre oito casos diferentes, mas com o fator comum de experimentarem insucesso na aprendizagem da leitura e escrita. A partir da avaliação compreensiva dos oito casos estudados, utilizando o método de estudo de caso múltiplo, definiram-se os estilos individuais de aprendizagem para, a partir destes, adequar a metodologia de ensino da leitura e da escrita e observar os efeitos na aprendizagem. Os casos estudados tinham dificuldades de aprendizagem gerais e específicas. As dificuldades de aprendizagem gerais relacionavam-se com dificuldades de etiologia não especificada e as específicas eram do tipo dislexia, perturbação da atenção por hiperatividade, síndrome de Asperger, dificuldades no funcionamento intelectual e perturbação no desenvolvimento da linguagem. Apresentam-se as conceções dos professores sobre currículo, sobre o processo de aprendizagem da leitura e da escrita e as correspondentes práticas de ensino. Os professores participantes foram selecionados de forma a constituírem um grupo heterogéneo no que diz respeito à sua idade, anos de experiência e instituição de formação inicial. A investigação recorre à observação participante, à consulta documental e a entrevistas. O investigador utiliza o diário de bordo em complementaridade com a observação participante, no sentido de compreender o contexto e as significações dos participantes. Os resultados mostram os efeitos positivos do método de João de Deus na reeducação dos casos de dislexia, perturbação da linguagem e problemas no funcionamento intelectual. O método das 28 palavras revelou-se adequado na reeducação da leitura nos casos de défice de atenção, síndrome de Asperger e dificuldades de aprendizagem não especificadas.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/1188
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCiências da educaçãopt_PT
dc.subjectInvestigação educativapt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectTranstornospt_PT
dc.subjectEscritapt_PT
dc.subjectHistóriapt_PT
dc.subjectEnsino da leiturapt_PT
dc.subjectMétodos pedagógicospt_PT
dc.subjectEnsino Básico 1.º Ciclopt_PT
dc.subjectCurrículospt_PT
dc.subjectAlém da didáticapt_PT
dc.subjectDiferenciação pedagógicapt_PT
dc.subjectProfissão docentept_PT
dc.subjectEstudos curricularespt_PT
dc.subjectEstudos de casopt_PT
dc.subjectCaso múltiplopt_PT
dc.subjectEducação especialpt_PT
dc.subjectDificuldades de aprendizagempt_PT
dc.subjectLeiturapt_PT
dc.subjectMetodologiaspt_PT
dc.subjectCiências da Educação, especialidade de Currículopt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Artes e Humanidadespt_PT
dc.titleDiscursos e práticas curriculares: um estudo dos métodos de ensino da leitura e da escrita no 1º ciclo do ensino básico: estudo de caso múltiplopt_PT
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
person.familyNameFerreira
person.givenNameAlbertina
person.identifier.orcid0000-0001-6181-4188
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typedoctoralThesispt_PT
relation.isAuthorOfPublication24a07fcd-09be-47cf-b0fa-075f4f17dbdb
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery24a07fcd-09be-47cf-b0fa-075f4f17dbdb
thesis.degree.nameDoutoramento em Ciências da Educação, Especialidade de Currículopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DoutoramentoAlbertinaFerreira.pdf
Size:
3.86 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: