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Discursos e práticas curriculares: um estudo dos métodos de ensino da leitura e da escrita no 1º ciclo do ensino básico: estudo de caso múltiplo
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Góis, Liliana Maria Gonçalves Rodrigues de | |
dc.contributor.author | Ferreira, Albertina de Jesus Diniz | |
dc.date.accessioned | 2016-06-15T14:48:08Z | |
dc.date.available | 2016-07-15T00:30:09Z | |
dc.date.issued | 2016-03 | |
dc.description.abstract | A presente tese de doutoramento tem por tema: “Discursos e práticas curriculares: um estudo dos métodos de ensino da leitura e da escrita no 1º ciclo do ensino básico. Estudo de caso múltiplo”. A investigação analisa compreensivamente, e de forma focalizada, as dificuldades de aprendizagem da leitura do interesse do investigador enquanto professor de crianças com essas dificuldades e pretende explorar a possibilidade de melhorar a aprendizagem da leitura e da escrita através da adequação do método de ensino. Selecionaram-se alunos de cinco escolas públicas do concelho da Ribeira Brava, Região Autónoma da Madeira, a frequentarem o 1.º ano de escolaridade. O estudo incide sobre oito casos diferentes, mas com o fator comum de experimentarem insucesso na aprendizagem da leitura e escrita. A partir da avaliação compreensiva dos oito casos estudados, utilizando o método de estudo de caso múltiplo, definiram-se os estilos individuais de aprendizagem para, a partir destes, adequar a metodologia de ensino da leitura e da escrita e observar os efeitos na aprendizagem. Os casos estudados tinham dificuldades de aprendizagem gerais e específicas. As dificuldades de aprendizagem gerais relacionavam-se com dificuldades de etiologia não especificada e as específicas eram do tipo dislexia, perturbação da atenção por hiperatividade, síndrome de Asperger, dificuldades no funcionamento intelectual e perturbação no desenvolvimento da linguagem. Apresentam-se as conceções dos professores sobre currículo, sobre o processo de aprendizagem da leitura e da escrita e as correspondentes práticas de ensino. Os professores participantes foram selecionados de forma a constituírem um grupo heterogéneo no que diz respeito à sua idade, anos de experiência e instituição de formação inicial. A investigação recorre à observação participante, à consulta documental e a entrevistas. O investigador utiliza o diário de bordo em complementaridade com a observação participante, no sentido de compreender o contexto e as significações dos participantes. Os resultados mostram os efeitos positivos do método de João de Deus na reeducação dos casos de dislexia, perturbação da linguagem e problemas no funcionamento intelectual. O método das 28 palavras revelou-se adequado na reeducação da leitura nos casos de défice de atenção, síndrome de Asperger e dificuldades de aprendizagem não especificadas. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/1188 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Ciências da educação | pt_PT |
dc.subject | Investigação educativa | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Transtornos | pt_PT |
dc.subject | Escrita | pt_PT |
dc.subject | História | pt_PT |
dc.subject | Ensino da leitura | pt_PT |
dc.subject | Métodos pedagógicos | pt_PT |
dc.subject | Ensino Básico 1.º Ciclo | pt_PT |
dc.subject | Currículos | pt_PT |
dc.subject | Além da didática | pt_PT |
dc.subject | Diferenciação pedagógica | pt_PT |
dc.subject | Profissão docente | pt_PT |
dc.subject | Estudos curriculares | pt_PT |
dc.subject | Estudos de caso | pt_PT |
dc.subject | Caso múltiplo | pt_PT |
dc.subject | Educação especial | pt_PT |
dc.subject | Dificuldades de aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Leitura | pt_PT |
dc.subject | Metodologias | pt_PT |
dc.subject | Ciências da Educação, especialidade de Currículo | pt_PT |
dc.subject | . | pt_PT |
dc.subject | Faculdade de Artes e Humanidades | pt_PT |
dc.title | Discursos e práticas curriculares: um estudo dos métodos de ensino da leitura e da escrita no 1º ciclo do ensino básico: estudo de caso múltiplo | pt_PT |
dc.type | doctoral thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
person.familyName | Ferreira | |
person.givenName | Albertina | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-6181-4188 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | doctoralThesis | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 24a07fcd-09be-47cf-b0fa-075f4f17dbdb | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 24a07fcd-09be-47cf-b0fa-075f4f17dbdb | |
thesis.degree.name | Doutoramento em Ciências da Educação, Especialidade de Currículo | pt_PT |