Publication
Literacia científica e trabalho prático: um estudo para a inovação pedagógica em contexto escolar
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Fino, Carlos Manuel Nogueira | |
dc.contributor.author | Carreira, Sílvia Mateus | |
dc.date.accessioned | 2015-11-30T12:16:56Z | |
dc.date.available | 2015-11-30T12:16:56Z | |
dc.date.issued | 2014-06 | |
dc.description.abstract | Na presente tese o Trabalho Prático (TP) foi analisado procurando-se discernir as suas potencialidades na criação de práticas pedagógicas heterodoxas onde o aluno seja socialmente participativo na construção de conhecimento. A investigação fundamentou-se na metodologia etnográfica, tendo a recolha de dados ocorrido durante o desenvolvimento de TP na disciplina de Biologia do 12ºAno de escolaridade. A análise reflexiva dos dados permitiu compreender as vivências culturais do grupo turma, possibilitando criticar as práticas pedagógicas desenvolvidas como continuidade ou rutura com o modelo tradicional de ensino. As conclusões apontam para a importância do TP na humanização da ciência e para a necessidade de conjugar diferentes modalidades de TP, vincando a dimensão social, enquanto meio para o desenvolvimento da Literacia Científica dos alunos. Esta implica que o conhecimento seja socialmente construído, envolvendo a partilha e negociação de uma rede comum de significados. Para tal, o trabalho de grupo aparece como matriz de desenvolvimento do TP potenciado pela democratização do acesso à informação possibilitada pelo uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Neste âmbito, a heterogeneidade cultural dos alunos da turma é uma mais valia na prática social e a customização da aprendizagem uma possibilidade, indiciando potencialidades do TP para a criação de práticas pedagógicas incomuns. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/918 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Etnografia | pt_PT |
dc.subject | Inovação pedagógica | pt_PT |
dc.subject | Literacia científica | pt_PT |
dc.subject | Trabalho prático | pt_PT |
dc.subject | Ciências da Educação - Inovação Pedagógica | pt_PT |
dc.subject | . | pt_PT |
dc.subject | Centro de Ciências Sociais | pt_PT |
dc.title | Literacia científica e trabalho prático: um estudo para a inovação pedagógica em contexto escolar | pt_PT |
dc.type | doctoral thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
person.familyName | Carreira | |
person.givenName | Sílvia | |
person.identifier.ciencia-id | 841F-BE75-9B1C | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-4177-4523 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | doctoralThesis | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | af14cd02-8fd0-4d75-986f-51d2059a90b3 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | af14cd02-8fd0-4d75-986f-51d2059a90b3 | |
thesis.degree.name | Doutoramento em Ciências da Educação, Especialidade de Inovação Pedagógica | pt_PT |