Repository logo
 
Publication

Literacia científica e trabalho prático: um estudo para a inovação pedagógica em contexto escolar

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorFino, Carlos Manuel Nogueira
dc.contributor.authorCarreira, Sílvia Mateus
dc.date.accessioned2015-11-30T12:16:56Z
dc.date.available2015-11-30T12:16:56Z
dc.date.issued2014-06
dc.description.abstractNa presente tese o Trabalho Prático (TP) foi analisado procurando-se discernir as suas potencialidades na criação de práticas pedagógicas heterodoxas onde o aluno seja socialmente participativo na construção de conhecimento. A investigação fundamentou-se na metodologia etnográfica, tendo a recolha de dados ocorrido durante o desenvolvimento de TP na disciplina de Biologia do 12ºAno de escolaridade. A análise reflexiva dos dados permitiu compreender as vivências culturais do grupo turma, possibilitando criticar as práticas pedagógicas desenvolvidas como continuidade ou rutura com o modelo tradicional de ensino. As conclusões apontam para a importância do TP na humanização da ciência e para a necessidade de conjugar diferentes modalidades de TP, vincando a dimensão social, enquanto meio para o desenvolvimento da Literacia Científica dos alunos. Esta implica que o conhecimento seja socialmente construído, envolvendo a partilha e negociação de uma rede comum de significados. Para tal, o trabalho de grupo aparece como matriz de desenvolvimento do TP potenciado pela democratização do acesso à informação possibilitada pelo uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Neste âmbito, a heterogeneidade cultural dos alunos da turma é uma mais valia na prática social e a customização da aprendizagem uma possibilidade, indiciando potencialidades do TP para a criação de práticas pedagógicas incomuns.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/918
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEtnografiapt_PT
dc.subjectInovação pedagógicapt_PT
dc.subjectLiteracia científicapt_PT
dc.subjectTrabalho práticopt_PT
dc.subjectCiências da Educação - Inovação Pedagógicapt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectCentro de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleLiteracia científica e trabalho prático: um estudo para a inovação pedagógica em contexto escolarpt_PT
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
person.familyNameCarreira
person.givenNameSílvia
person.identifier.ciencia-id841F-BE75-9B1C
person.identifier.orcid0000-0003-4177-4523
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typedoctoralThesispt_PT
relation.isAuthorOfPublicationaf14cd02-8fd0-4d75-986f-51d2059a90b3
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryaf14cd02-8fd0-4d75-986f-51d2059a90b3
thesis.degree.nameDoutoramento em Ciências da Educação, Especialidade de Inovação Pedagógicapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DoutoramentoSílviaCarreira.pdf
Size:
3.68 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: