Publication
Weblogs, aprendizagem e cultura da escola: um estudo etnográfico numa sala do 1º ciclo do Ensino Básico
dc.contributor.advisor | Fino, Carlos Manuel Nogueira | |
dc.contributor.author | Brazão, José Paulo Gomes | |
dc.date.accessioned | 2011-03-31T13:41:17Z | |
dc.date.available | 2011-03-31T13:41:17Z | |
dc.date.issued | 2008 | |
dc.description.abstract | Este estudo tem como objectivo descrever e interpretar a cultura emergente na sala de aula do 4º Ano de Escolaridade, no momento em que os alunos a professora e eu como investigador nos envolvemos em tarefas relacionadas com Weblogs. Deste modo, o uso desta tecnologia, no contexto pedagógico, desencadeia um conjunto de repercussões no status quo vigente, sendo possível: - A observação e análise do processo de apropriação dos Weblogs pelos alunos; - A análise dos artefactos resultantes dessa acção, e as implicações na construção social das aprendizagens; - A descrição dos papéis assumidos pelos actores envolvidos durante essa acção. Nesta investigação utilizo uma metodologia etnográfica, para explanação e confronto de subjectividades. Descrevo a realidade centrando-me primeiro na professora da sala e depois, dou a voz aos alunos, à medida que me deparo com um novo espaço de liberdade virtual, entretanto criado. O carácter inovador do projecto reside no facto deste discutir o momento a partir do qual os alunos, utilizando um espaço e um tempo para manusear as ferramentas tecnológicas, desenvolvem acções que não têm a ver directamente com o currículo, e que o amplia. O Weblog ou blog surge da vontade da professora, do interesse manifesto dos alunos quando utilizam a tecnologia disponível na sala de aula, do apoio do investigador e da comunidade escolar. Afirma-se com espaço de comunicação entre a escola e o mundo, criado e mantido pelos alunos, num claro desafio ao currículo, ampliando o espaço de actuação da escola. | por |
dc.description.sponsorship | Orientador: Carlos Manuel Nogueira Fino | por |
dc.identifier.tid | 101170017 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/127 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | Universidade da Madeira | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Weblogs | por |
dc.subject | Cultura escolar | por |
dc.subject | Etnografia | por |
dc.subject | . | por |
dc.subject | Centro de Ciências Sociais | por |
dc.title | Weblogs, aprendizagem e cultura da escola: um estudo etnográfico numa sala do 1º ciclo do Ensino Básico | por |
dc.type | doctoral thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
person.familyName | Brazão | |
person.givenName | José Paulo Gomes | |
person.identifier | Brazão, P. | |
person.identifier.ciencia-id | 0E13-0868-B5E2 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-3575-4366 | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | doctoralThesis | por |
relation.isAuthorOfPublication | 69e6d9ab-099e-4bc9-a985-6fa734ea6e0e | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 69e6d9ab-099e-4bc9-a985-6fa734ea6e0e |