Repository logo
 
Publication

Weblogs, aprendizagem e cultura da escola: um estudo etnográfico numa sala do 1º ciclo do Ensino Básico

dc.contributor.advisorFino, Carlos Manuel Nogueira
dc.contributor.authorBrazão, José Paulo Gomes
dc.date.accessioned2011-03-31T13:41:17Z
dc.date.available2011-03-31T13:41:17Z
dc.date.issued2008
dc.description.abstractEste estudo tem como objectivo descrever e interpretar a cultura emergente na sala de aula do 4º Ano de Escolaridade, no momento em que os alunos a professora e eu como investigador nos envolvemos em tarefas relacionadas com Weblogs. Deste modo, o uso desta tecnologia, no contexto pedagógico, desencadeia um conjunto de repercussões no status quo vigente, sendo possível: - A observação e análise do processo de apropriação dos Weblogs pelos alunos; - A análise dos artefactos resultantes dessa acção, e as implicações na construção social das aprendizagens; - A descrição dos papéis assumidos pelos actores envolvidos durante essa acção. Nesta investigação utilizo uma metodologia etnográfica, para explanação e confronto de subjectividades. Descrevo a realidade centrando-me primeiro na professora da sala e depois, dou a voz aos alunos, à medida que me deparo com um novo espaço de liberdade virtual, entretanto criado. O carácter inovador do projecto reside no facto deste discutir o momento a partir do qual os alunos, utilizando um espaço e um tempo para manusear as ferramentas tecnológicas, desenvolvem acções que não têm a ver directamente com o currículo, e que o amplia. O Weblog ou blog surge da vontade da professora, do interesse manifesto dos alunos quando utilizam a tecnologia disponível na sala de aula, do apoio do investigador e da comunidade escolar. Afirma-se com espaço de comunicação entre a escola e o mundo, criado e mantido pelos alunos, num claro desafio ao currículo, ampliando o espaço de actuação da escola.por
dc.description.sponsorshipOrientador: Carlos Manuel Nogueira Finopor
dc.identifier.tid101170017
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/127
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherUniversidade da Madeirapor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectWeblogspor
dc.subjectCultura escolarpor
dc.subjectEtnografiapor
dc.subject.por
dc.subjectCentro de Ciências Sociaispor
dc.titleWeblogs, aprendizagem e cultura da escola: um estudo etnográfico numa sala do 1º ciclo do Ensino Básicopor
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
person.familyNameBrazão
person.givenNameJosé Paulo Gomes
person.identifierBrazão, P.
person.identifier.ciencia-id0E13-0868-B5E2
person.identifier.orcid0000-0003-3575-4366
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typedoctoralThesispor
relation.isAuthorOfPublication69e6d9ab-099e-4bc9-a985-6fa734ea6e0e
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery69e6d9ab-099e-4bc9-a985-6fa734ea6e0e

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DoutoramentoPauloBrazão.pdf
Size:
7.15 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: