Publication
O Programa Erasmus+ no ensino regular: uma possibilidade de rutura curricular?
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Góis, Liliana Maria Gonçalves Rodrigues de | |
dc.contributor.author | Pereira, Bárbara Alexandra Vasconcelos | |
dc.date.accessioned | 2023-09-18T14:59:12Z | |
dc.date.available | 2023-09-18T14:59:12Z | |
dc.date.issued | 2023-07-18 | |
dc.description.abstract | O presente estudo tem por tema o programa Erasmus+ no ensino regular: uma possibilidade de rutura curricular? Nesta investigação são analisados os normativos da Comissão Europeia para a Educação, as políticas e práticas educativas e curriculares nacionais, e explanada a sua confluência com o discurso europeu para a Educação. Ao investigar e analisar os princípios do programa Erasmus+ e as representações dos docentes e dos estudantes das dinâmicas dos projetos desenvolvidos no seu âmbito na Escola_A, debatemos sobre as hipóteses de flexibilidade, mudança e rutura no currículo. Recorremos ao estudo de caso, de abordagem qualitativa de cariz descritivo e interpretativo, com o objetivo principal de analisar as dinâmicas dos projetos desenvolvidos na Escola_A no âmbito do Programa Erasmus+, numa perspetiva de rutura curricular. Tendo como técnicas de recolha de dados a análise documental e as entrevistas semiestruturadas, analisamos e interpretamos os dados e procedemos à sua respetiva triangulação. Assim, ao conhecer as medidas políticas locais, na Escola_A, e ao analisar o impacto da implementação das práticas desses projetos do Programa Erasmus+ chegamos a conclusões relativamente ao tema em estudo. Esta é uma investigação com uma temática original, uma vez que não existem pesquisas avançadas relativas aos Projetos do Programa Erasmus+ no ensino regular a nível regional e nacional. O programa Erasmus+ tem grande relevância na área da Educação e Formação, assumindo-se como a consolidação do projeto político europeu nos seus diferentes níveis e perspetivas. No âmbito educacional, existe uma notória preocupação com as estratégias e ações coerentes e globais de aprendizagem, de modo a reduzir as desigualdades e prevenir a marginalização. O Erasmus+ é fundamental para o desenvolvimento do projeto e identidade europeus. As oportunidades de intercâmbio e de mobilidade, onde se partilha o sentimento de pertença à UE e orgulho das suas origens, traduzem um impacto significativo no currículo. | pt_PT |
dc.description.abstract | The subject of this study is the Erasmus+ program in regular education: a possibility of curricular disruption? In this investigation, the regulations of the European Commission for Education, national educational and curricular policies and practices are analyzed, and their confluence with the European discourse on Education is explained. By investigating and analyzing the principles of the Erasmus+ program and the teachers' and students' representations of the dynamics of the projects developed within its scope at Escola_A, we debated on the hypotheses of flexibility, change and rupture in the curriculum. We used a case study, with a qualitative approach of a descriptive and interpretative nature, with the main objective of analyzing the dynamics of the projects developed at Escola_A within the scope of the Erasmus+ Programme, from a perspective of curricular rupture. Using document analysis and semi-structured interviews as data collection techniques, we analyzed and interpreted the data and proceeded with their respective triangulation. Thus, by knowing the local political measures, at Escola_A, and by analyzing the impact of implementing the practices of these Erasmus+ Program projects, we reached conclusions regarding the subject under study. This is an investigation with an original theme, since there are no advanced researches related to Erasmus+ Program Projects in regular education at regional and national level. The Erasmus+ program has great relevance in the area of Education and Training, assuming itself as the consolidation of the European political project in its different levels and perspectives. In the educational field, there is a notorious concern with coherent and global learning strategies and actions, in order to reduce inequalities and prevent marginalization. Erasmus+ is fundamental for the development of the European project and identity. Exchange and mobility opportunities, where you share a sense of belonging to the EU and pride in your origins, have a significant impact on your curriculum. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 101735251 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/5312 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Currículo | pt_PT |
dc.subject | Mudança curricular | pt_PT |
dc.subject | Políticas educativas | pt_PT |
dc.subject | Políticas curriculares | pt_PT |
dc.subject | Programa Erasmus+ | pt_PT |
dc.subject | Curriculum | pt_PT |
dc.subject | Curricular change | pt_PT |
dc.subject | Educational policies | pt_PT |
dc.subject | Curriculum policies | pt_PT |
dc.subject | Erasmus+ program | pt_PT |
dc.subject | Currículo e Inovação Pedagógica | pt_PT |
dc.subject | . | pt_PT |
dc.subject | Faculdade de Ciências Sociais | pt_PT |
dc.title | O Programa Erasmus+ no ensino regular: uma possibilidade de rutura curricular? | pt_PT |
dc.type | doctoral thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
person.familyName | Vasconcelos Pereira | |
person.givenName | Bárbara Alexandra | |
person.identifier.ciencia-id | 1A10-58FD-6FEB | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-1162-2481 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | doctoralThesis | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 122c3d98-aae6-4e8f-a816-5402c08d4976 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 122c3d98-aae6-4e8f-a816-5402c08d4976 | |
thesis.degree.name | Doutoramento em Currículo e Inovação Pedagógica | pt_PT |