Repository logo
 
Publication

A multidimensionalidade da criatividade: a pessoa, o processo, o produto e o ambiente criativo no ensino superior

dc.contributor.advisorPocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo Dias
dc.contributor.advisorJesus, Saul Neves de
dc.contributor.authorGarcês, Soraia Fernandes
dc.date.accessioned2014-02-21T14:26:47Z
dc.date.available2014-02-21T14:26:47Z
dc.date.issued2014-02-21
dc.date.submitted2013
dc.description.abstractA criatividade tem sido encarada ao longo da história de diversos modos pelos investigadores. Salienta-se o trabalho de Rhodes (1961) que desenvolveu uma das primeiras categorizações da criatividade ao subdividi-la em a pessoa, o processo, o produto e o ambiente criativo e cuja categorização dá forma a este trabalho. Neste sentido, a revisão teórica centra-se na abordagem a estes tópicos. Empiricamente todo o trabalho foi realizado ao nível do Ensino Superior e apresentam-se dois estudos de validação, com análise fatorial exploratória e confirmatória, de instrumentos que avaliam a pessoa e o produto criativo: a Escala de Personalidade Criativa (α= 0,918) e o Inventário de Comportamentos Criativos-versão reduzida, composto por quatro fatores (artes plásticas, α=0,762; literatura, α=0,766; artes visuais, α=0,768 e artes manuais, α=0,765). O último estudo compreende a investigação empírica sobre os quatro tópicos categorizados por Rhodes (1961). Os resultados apontam para a influência significativa do género sobre o fator artes manuais e da variável classe etária sobre todas as variáveis criativas, à exceção do fator literatura. Ao nível das habilitações literárias não foi encontrada nenhuma relação significativa. Na análise do ambiente criativo (ciências sociais e humanas vs artes), encontraram-se resultados significativos para os fatores literatura, artes visuais e artes manuais, com os sujeitos das ciências sociais a apresentarem médias mais altas para a literatura e para as artes manuais. No estudo entre o ambiente criativo e os tipos vocacionais de Holland (1997) encontrou-se também valores significativos entre o ambiente criativo e os tipos artístico, social, convencional e realista, com os sujeitos das artes a pontuarem mais alto nos tipos artístico e realista. De modo geral, constatou-se que as variáveis criativas são influenciadas pela idade dos sujeitos e que o ambiente criativo tem impacto na produção criativa, sendo que apesar dos sujeitos das artes terem mais vocação artística não são necessariamente os mais produtivos. No estudo da correlação entre as variáveis criativas, verificou-se que apenas o processo criativo não se correlacionou significativamente com as restantes variáveis. Ao nível da análise multivariada encontraram-se modelos preditivos da criatividade, com modelos generalizáveis à população para o produto criativo, sendo possível com estes modelos explicar 51,0% da variabilidade das artes visuais e 44,1% da variabilidade das artes manuais. Globalmente, conclui-se que a criatividade é transversal às áreas do conhecimento e não somente passível de se encontrar nas artes. É possível ainda predizer comportamentos criativos tendo por base os 4 Ps da criatividade, sendo que sugere-se a continuação deste estudo noutras populações.por
dc.description.sponsorshipUniversidade da Madeirapor
dc.identifier.tid101385382
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/546
dc.language.isoporpor
dc.subjectPessoa criativapor
dc.subjectProcesso criativopor
dc.subjectProduto criativopor
dc.subjectAmbiente criativopor
dc.subjectEnsino Superiorpor
dc.subjectPsicologia, especialidade em Psicologia da Educaçãopor
dc.subject.por
dc.subjectCentro de Artes e Humanidadespor
dc.titleA multidimensionalidade da criatividade: a pessoa, o processo, o produto e o ambiente criativo no ensino superiorpor
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
person.familyNameGarcês
person.givenNameSoraia
person.identifier.ciencia-idA81A-19B3-DCCD
person.identifier.orcid0000-0002-2970-9078
person.identifier.ridN-4404-2016
person.identifier.scopus-author-id56740920100
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typedoctoralThesispor
relation.isAuthorOfPublication7c34b28b-fc72-409e-ac46-f80888f80616
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery7c34b28b-fc72-409e-ac46-f80888f80616
thesis.degree.disciplinePsicologia, especialidade em Psicologia da Educaçãopor
thesis.degree.levelDoutoramentopor
thesis.degree.nameDoutoramento em Psicologia, especialidade em Psicologia da Educaçãopor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DoutoramentoSoraiaGarcês.pdf
Size:
1.61 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: