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O processo de produção da obra "química e sociedade" como inovação pedagógica para a ensino da química
datacite.subject.fos | Ciências Naturais::Ciências Químicas | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Bento, António Maria Veloso | |
dc.contributor.advisor | Santos, Wildson Luiz Pereira dos | |
dc.contributor.author | Bottechia, Juliana Alves de Araujo | |
dc.date.accessioned | 2016-03-02T12:20:07Z | |
dc.date.available | 2016-04-03T00:30:10Z | |
dc.date.issued | 2013-10 | |
dc.description.abstract | Esta tese resulta de uma investigação desenvolvida com um grupo de professores que adota o livro didático Química & Sociedade (Q&S) em uma escola pública de Ensino Médio em Brasília, no Distrito Federal, há mais de dez anos; com os estudantes e seus responsáveis. O objetivo principal foi identificar contribuições do uso desse livro na abordagem de temas sociocientíficos para a prática de inovação pedagógica dos professores de Química e a produção de uma Cultura Química junto aos estudantes. Explorou-se uma revisão de literatura partindo do ideário de educadores em Química, para oferecer subsídios teóricos, avanços conceituais ao tema. A lógica sócio-histórico-interacionista perpassou a mediação e incorporação da Cultura Química, construída com base no referencial e na avaliação dos dados coletados ao longo da pesquisa. Adotou-se como percurso metodológico um estudo qualitativo via observação participante e de caráter etnográfico, utilizando-se, como instrumentos: um diário de campo; dois questionários aplicados durante a observação; cinco entrevistas com professores; e aulas experimentais ministradas a estudantes do Ensino Médio. A análise buscou identificar por que, após anos de estudo na educação básica, os conhecimentos de Química não se constituem como parte da cultura de todos os cidadãos e cidadãs; e, ainda, se seria possível manter o ambiente de aculturação científica e continuar desconsiderando a ciência social e/ou popular que os estudantes já possuem antes de ir para as aulas. A pesquisa avança, em nível teórico, ao cunhar o conceito de Cultura Química a ser inicialmente desenvolvido durante a educação básica; em nível empírico, ao desenvolver uma Cultura Química aliando a inovadora práxis docente no uso do referido livro didático – com a abordagem sociocientífica de conteúdos químicos – aos conhecimentos primevos dos estudantes nas aulas práticas de Química, transformando-os em agentes de uma Cultura Química, pautada na educação humanística sustentável e articulada com uma educação cidadã. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 101472412 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/1077 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educação | pt_PT |
dc.subject | Culura química | pt_PT |
dc.subject | Livro didático | pt_PT |
dc.subject | Inovação pedagógica | pt_PT |
dc.subject | Sustentabilidade humanística | pt_PT |
dc.subject | Ciências da Educação - Inovação Pedagógica | pt_PT |
dc.subject | . | pt_PT |
dc.subject | Centro de Ciências Sociais | pt_PT |
dc.title | O processo de produção da obra "química e sociedade" como inovação pedagógica para a ensino da química | pt_PT |
dc.type | doctoral thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | doctoralThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Doutoramento em Ciências da Educação, área Inovação Pedagógica | pt_PT |