Publication
Património musical madeirense: a preservação da identidade através do currículo
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
datacite.subject.fos | Humanidades::Artes | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Sousa, Jesus Maria Angélica Fernandes | |
dc.contributor.author | Santos, Maria Natalina Faria Cristóvão | |
dc.date.accessioned | 2016-04-15T13:50:17Z | |
dc.date.available | 2016-05-16T00:30:09Z | |
dc.date.issued | 2013-09 | |
dc.description.abstract | O objetivo do presente estudo consiste em perceber o papel do currículo na preservação da identidade cultural. O estudo justifica-se pelo seu contributo original no campo do currículo, mediante uma investigação pioneira e inédita no que diz respeito à articulação entre o currículo, a identidade e o património musical madeirense. Para compreender aquele processo, recorremos a um trabalho de campo, caracterizado por um estudo exploratório, sob a égide da abordagem qualitativa, abrangendo todos os professores de Educação Musical da Região Autónoma da Madeira. Como instrumentos de recolha, assinalamos: observação de conferências e a análise das planificações no âmbito do projeto Regionalização do Currículo de Educação Musical (RCEM), entrevistas semiestruturadas, inquérito por questionário e análise documental. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo, organizados em seis categorias, e os dados quantitativos foram analisados através de uma grelha do programa excel. Dos resultados do estudo, evidenciamos: reconhecimento da importância da construção curricular local; integração de componentes regionais e locais no currículo como prática comum a todos os professores; valorização das atividades práticas e dos saberes dos alunos, constitui um vetor importante para a motivação; constatação de uma boa adesão pela maioria dos alunos às propostas naquele âmbito; reconhecimento de que as novas sonoridades são um fator de motivação; reconhecimento de carência de formação no âmbito do projeto RCEM; conhecimento e utilização de vários materiais pedagógicos no âmbito do projeto RCEM; existência de um conhecimento geral do património imaterial madeirense; conhecimento da grande maioria das instituições e grupos culturais musicais e da sua importância na pesquisa e divulgação do património; constatação de uma fraca colaboração entre aquelas instituições e a escola; reconhecimento de que a cultura demarca a identidade; constatação de que a música é um veículo de identidade; reconhecimento de que música madeirense representa um legado histórico; reconhecimento de que educação ajuda a formar a identidade do aluno, considerando que o currículo é um documento de identidade. Estes resultados sustentam a posição da educação, através do currículo, como vetor de transmissão cultural e formação da identidade. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 101405448 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/1131 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Currículo | pt_PT |
dc.subject | Cultura | pt_PT |
dc.subject | Identidade | pt_PT |
dc.subject | Ciências da educação | pt_PT |
dc.subject | Identidade cultural | pt_PT |
dc.subject | Património musical | pt_PT |
dc.subject | Música | pt_PT |
dc.subject | Património cultural | pt_PT |
dc.subject | Planeamento de currículos | pt_PT |
dc.subject | Educação musical | pt_PT |
dc.subject | Projectos educativos | pt_PT |
dc.subject | Madeira (Portugal) | pt_PT |
dc.subject | Ciências da Educação, área de Currículo | pt_PT |
dc.subject | . | pt_PT |
dc.subject | Centro de Ciências Sociais | pt_PT |
dc.title | Património musical madeirense: a preservação da identidade através do currículo | pt_PT |
dc.type | doctoral thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
person.familyName | Cristovão | |
person.givenName | Natalina | |
person.identifier.ciencia-id | 0110-EFF5-0E43 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-4557-9568 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | doctoralThesis | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 7fff43b2-cd48-43ac-a388-3ae59e1f0482 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 7fff43b2-cd48-43ac-a388-3ae59e1f0482 | |
thesis.degree.name | Doutoramento em Ciências da Educação, área de Currículo | pt_PT |