Repository logo
 
Publication

Património musical madeirense: a preservação da identidade através do currículo

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
datacite.subject.fosHumanidades::Artespt_PT
dc.contributor.advisorSousa, Jesus Maria Angélica Fernandes
dc.contributor.authorSantos, Maria Natalina Faria Cristóvão
dc.date.accessioned2016-04-15T13:50:17Z
dc.date.available2016-05-16T00:30:09Z
dc.date.issued2013-09
dc.description.abstractO objetivo do presente estudo consiste em perceber o papel do currículo na preservação da identidade cultural. O estudo justifica-se pelo seu contributo original no campo do currículo, mediante uma investigação pioneira e inédita no que diz respeito à articulação entre o currículo, a identidade e o património musical madeirense. Para compreender aquele processo, recorremos a um trabalho de campo, caracterizado por um estudo exploratório, sob a égide da abordagem qualitativa, abrangendo todos os professores de Educação Musical da Região Autónoma da Madeira. Como instrumentos de recolha, assinalamos: observação de conferências e a análise das planificações no âmbito do projeto Regionalização do Currículo de Educação Musical (RCEM), entrevistas semiestruturadas, inquérito por questionário e análise documental. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo, organizados em seis categorias, e os dados quantitativos foram analisados através de uma grelha do programa excel. Dos resultados do estudo, evidenciamos: reconhecimento da importância da construção curricular local; integração de componentes regionais e locais no currículo como prática comum a todos os professores; valorização das atividades práticas e dos saberes dos alunos, constitui um vetor importante para a motivação; constatação de uma boa adesão pela maioria dos alunos às propostas naquele âmbito; reconhecimento de que as novas sonoridades são um fator de motivação; reconhecimento de carência de formação no âmbito do projeto RCEM; conhecimento e utilização de vários materiais pedagógicos no âmbito do projeto RCEM; existência de um conhecimento geral do património imaterial madeirense; conhecimento da grande maioria das instituições e grupos culturais musicais e da sua importância na pesquisa e divulgação do património; constatação de uma fraca colaboração entre aquelas instituições e a escola; reconhecimento de que a cultura demarca a identidade; constatação de que a música é um veículo de identidade; reconhecimento de que música madeirense representa um legado histórico; reconhecimento de que educação ajuda a formar a identidade do aluno, considerando que o currículo é um documento de identidade. Estes resultados sustentam a posição da educação, através do currículo, como vetor de transmissão cultural e formação da identidade.pt_PT
dc.identifier.tid101405448
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/1131
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCurrículopt_PT
dc.subjectCulturapt_PT
dc.subjectIdentidadept_PT
dc.subjectCiências da educaçãopt_PT
dc.subjectIdentidade culturalpt_PT
dc.subjectPatrimónio musicalpt_PT
dc.subjectMúsicapt_PT
dc.subjectPatrimónio culturalpt_PT
dc.subjectPlaneamento de currículospt_PT
dc.subjectEducação musicalpt_PT
dc.subjectProjectos educativospt_PT
dc.subjectMadeira (Portugal)pt_PT
dc.subjectCiências da Educação, área de Currículopt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectCentro de Ciências Sociaispt_PT
dc.titlePatrimónio musical madeirense: a preservação da identidade através do currículopt_PT
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
person.familyNameCristovão
person.givenNameNatalina
person.identifier.ciencia-id0110-EFF5-0E43
person.identifier.orcid0000-0002-4557-9568
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typedoctoralThesispt_PT
relation.isAuthorOfPublication7fff43b2-cd48-43ac-a388-3ae59e1f0482
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery7fff43b2-cd48-43ac-a388-3ae59e1f0482
thesis.degree.nameDoutoramento em Ciências da Educação, área de Currículopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Tese doutoramentoNatalina Cristovao.pdf
Size:
4.11 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: