Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A dinâmica de uma classe multisseriada caracteriza inovação pedagógica?

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Dissertação Suzana Beneditade Macedo.pdf1.53 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Este estudo investigou o processo pedagógico duma classe multisseriada da zona rural do município de Dormentes-PE, procurando compreender o processo pedagógico na dinâmica duma classe multisseriada e sua relação com a Inovação Pedagógica. Foi uma pesquisa qualitativa de abordagem etnográfica, que usou como técnicas de coleta de dado a observação participante, a entrevista não estruturada e a análise documental. Toda a investigação foi fundamentada nas concepções teóricas de: Fino, Sousa, Valente, Papert, Arroyo, Azevedo, Piaget, Freire, entre outros teóricos que refletem sobre a defasagem formativa da escola atual e as necessidades de se romper com os paradigmas educacionais antigos, imobilizantes e controladores, apresentando a Inovação Pedagógica como alternativa para essa ruptura e construção de nova concepção de educação escolar. Foi possível constatar durante esta pesquisa que a classe multisseriada como fruto da arrumação social, permitida pelo sistema de ensino por ser um mecanismo de baixo custo, é uma organização escolar que foge da padronização do sistema de ensino convencional, sendo um ambiente pedagógico recheado de multi saberes e idades, que sobrevive na sociedade abandonada pelo poder público. É também um universo possibilitador e praticante duma dinâmica pedagógica mobilizante e interativa, instigadora do envolvimento entre seus sujeitos na busca pela satisfação de suas inquietudes, que desafia e oportuniza sempre aos aprendentes situações que os envolvem e levam a construírem seus conhecimentos como aprendizagem escolar.
This study has studied the pedagogical process of a multi-grade class on the rural zone of the municipality of Dormentes-PE, aiming at understanding the pedagogical process in a dynamics of a multi-grade class and its relationship with the pedagogical innovation. It was a qualitative research of an ethnographic approach, which used as techniques of data collection: participant observation, non-structured interview and documental analysis. All research was grounded on Fino, Jesus, Valente, Papert, Arroyo, Azevedo, Piaget and Freire’s theoretical conceptions and research theorists who reflect about the formative lag of the current school and the need of breaking the old educational paradigms that are immobilizers and controllers, presenting pedagogical innovation as an alternative to this breach and the construction of a new conception of school education. During this research it was possible to verify that the multi-grade class is as a result of social organization, allowed by the study system by being a low cost mechanism is school organization which runs away from the standardization of conventional teaching. However, it’s a pedagogical ambience full of multi knowledge and ages, that survives on the society, forsaken by the public power. It’s also a pedagogical universe enabling and practicing a pedagogical dynamics a pedagogical universe enabling and practicing a pedagogical dynamics mobilizing and interactive, instigating the involvement between its individuals into search for satisfaction of their restlessness, that defies and gives the opportunity to the learners to face new situations that involve them and take them to build their knowledge as significant school learning.

Description

Keywords

Classe multisseriada Dinâmica Interação Ruptura Aprendizagem Inovação pedagógica Multi-grade class Dynamics Interaction Breach Learning Pedagogical innovation Ciências da Educação - Inovação Pedagógica . Faculdade de Ciências Sociais

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License