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Dissertações de Mestrado

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  • Igualdade de género no sector hoteleiro
    Publication . Fernandes, Joana Inês Nunes; Gonçalves, Frederica Margarida Camacho
    A promoção da sustentabilidade na indústria do turismo e na hotelaria está inerentemente associado a condições laborais equitativas, igualdade de género e ao empoderamento das mulheres. Considerando que a maioria da força de trabalho nesse setor é composta por mulheres. É urgente reconhecer que, embora o sector do turismo ofereça inúmeras oportunidades para promover a igualdade de género e o empoderamento, persistem desigualdades significativas, entre homens e mulheres. Para encontrar soluções eficazes, é crucial aprofundar o conhecimento existente e, portanto, é fundamental examinar o progresso da pesquisa relacionada à igualdade de género ao longo dos anos. O objetivo deste trabalho é analisar as conclusões de vários investigadores sobre esse tema e avaliar se essas conclusões se aplicam ao setor hoteleiro na Região Autónoma da Madeira. Para alcançar esse propósito, será conduzida uma revisão sistemática da literatura científica disponível, que se baseará numa revisão abrangente dos estudos sobre igualdade de género no contexto do turismo e da hotelaria. Serão conduzidos inquéritos junto de funcionários de diversos hotéis da região com o objetivo de investigar quais as suas perceções e sentimentos em relação à igualdade de género no ambiente da sua organização. Os dados recolhidos anonimamente serão submetidos a uma análise detalhada para identificar a existência ou não de segregação vertical e/ou horizontal no contexto laboral na área hoteleira.
  • Gestão inteligente de parque de estacionamento através de processamento de imagem
    Publication . Fernando, Mauro Emanuel Ferreira; Gomes, Luís Armando de Aguiar Oliveira; Barros, João Dionísio Simões
    Nesta dissertação desenvolveu-se um sistema inteligente de gestão de parques de estacionamento através de processamento de imagem. O algoritmo usado permite a monitorização de lugares de estacionamento utilizando visão computacional para detetar veículos em áreas definidas dentro de um vídeo capturado por um uma câmera. Este projeto foi implementado com base na arquitetura de rede neuronal convolucional YOLOv8, utilizada para deteção de objetos em imagens. A utilização do algoritmo baseado na YOLOv8 permite a deteção de veículos em lugares de estacionamento, sendo que o algoritmo utiliza a teoria da região de interesse para o mapeamento dos lugares em parques de estacionamento. Dentro do algoritmo utilizam-se dois tipos de regiões de interesse: região de deteção de veículo e região da vaga marcada, sendo que a sobreposição dessas regiões dita a ocupação da vaga de estacionamento. Para complementar o algoritmo foi criada uma página web para dar informação em tempo-real da disponibilidade dos lugares de estacionamento aos automobilistas. Para implementação do hardware foi utilizado um Raspberry Pi 4 e um 5, afim de executar a deteção veículos e verificar a disponibilidade de lugares de estacionamentos. O processo de construção do sistema começou na recolha de imagens de veículos para o treino da máquina (responsável pela deteção), e posteriormente a marcação dos lugares a serem monitorizados. Em seguida passou-se à verificação das sobreposições das regiões (se o veículo detetado estava dentro da vaga) e por fim ao envio em tempo-real para a página web do estado de disponibilidade dos lugares. Os resultados obtidos tanto na simulação quanto na implementação prática de hardware foram satisfatórios com uma percentagem de exatidão na deteção de veículos de 89.92% em condições climáticas e de luminosidade adversas, considerando-se por isso o sistema eficiente na deteção de lugares de estacionamento.
  • Extended reality interfaces for enhancing user engagement and learning in onshore whale-watching
    Publication . Silva, Telmo Gonçalves; Radeta, Marko; Alves, Filipe Marco Andrade
    Nowadays, the image of great whales has been dramatically shifted from being viewed as a dangerous species and a source of resources to a species that has been protected and turned into a symbol for marine life sustainability, being whale-watching an important touristic and economic activity. Whale-watching is a globally significant activity that provides public engage ment with marine life; however, traditional methods often fall short due to ecological disturbances, limited accessibility, and a lack of deep educational and emotional connections. This thesis explores the potential of Extended Reality (XR) technolo gies—specifically Augmented Reality (AR), Virtual Reality (VR), and Mixed Reality (MR)—to address these challenges in coastal whale-watching experiences. The research aims to evaluate the effectiveness of AR, VR, and MR in enhancing user engagement, educational outcomes, and conservation awareness. Through simulated whale-watching experiences in coastal settings, the study collected participant feedback, pre- and post-experience questionnaires, and observational data to assess the usability, educational impact, and emotional connection facilitated by each technology. Key findings reveal that AR is particularly effective in promoting user engagement and educational impact, while MR excels in fostering a strong emotional connection to marine life. Despite these benefits, each technology faces distinct challenges related to ease of use and environ mental constraints, highlighting areas for further optimization. This research contributes to the growing field of XR in marine tourism by providing valuable insights into how these technologies can be optimized to create more engaging, educational, and sustainable whale-watching experiences. The findings offer a foundation for future research and development in the application of XR technologies within marine environments.
  • Comparação de técnicas de levantamento geométrico do património existente
    Publication . Nascimento, Juan Carlos de Sousa do; Santos, José Manuel Martins Neto dos
    A reabilitação de edificações e estruturas antigas tem vindo a aumentar, mas muitas vezes a informação disponível sobre as mesmas é escassa. A informação de construção inclui tanto elementos geométricos como não geométricos. A integração de tecnologias pode facilitar o processo de obtenção de informação, em especial nos elementos geométricos. Esta dissertação explora as técnicas de levantamento geométrico que utilizam métodos não invasivos para recolher dados detalhados das edificações, estruturas da envolvente. Estas técnicas permitem gerar modelos digitais 3D a partir de nuvens de pontos que representam superfícies e podem incluir propriedades como cores e texturas. O objetivo principal da dissertação foi analisar as técnicas de levantamento geométrico existentes e avaliar sua precisão através de aplicações práticas. A metodologia combinou a pesquisa teórica com uma parte prática, utilizando diferentes equipamentos e técnicas em diversos casos de estudo. A dissertação está organizada em seis capítulos que abordam desde o enquadramento teórico até à análise dos resultados experimentais. Foram abordadas e classificadas as técnicas de levantamento e as diversas tecnologias existentes no momento, sendo comparadas cada uma das técnicas demostrando tanto os benefícios como as suas limitações. Posteriormente, através de uma abordagem prática em diversos casos de estudo, são analisados os resultados qualitativos e quantitativos obtidos e comparados com os de outros autores. Demonstrou-se a aplicabilidade de cada uma das técnicas de levantamento geométrico no entanto, para a escolha da técnica mais adequada para se obter um modelo preciso e com qualidade, é necessário considerar as características construtivas e as necessidades do levantamento a executar. O Varrimento a Laser mostrou uma melhor precisão e consistência de resultados. O Levantamento Fotogramétrico tem uma grande dependência das condições do local mostrando uma variação de precisão não desprezável, no entanto é a técnica que apresenta a melhor relação custo benefício. Estas duas técnicas são as que conseguem por si só obter um levantamento completo de todas as superfícies dos elementos que integram o espaço, ao contrário do Levantamento Tradicional e o Levantamento por Satélite que apenas podem ser usados como ferramentas de apoio.
  • Utilizing worldbuiding as a means to aid relaxation in a VR experience
    Publication . Santos, Diogo Miguel Freitas; Dionísio, Mara Sofia Gomes; Noronha, Hildegardo José Quintal
    A tecnologia tornou-se uma parte essencial da vida moderna, proporcionando benefícios físicos e mentais às pessoas com deficiências nestas áreas. No entanto, isto também tem contribuído para o aumento dos níveis de stress, especificamente em ambientes urbanos. No ambiente acelerado de hoje, há uma necessidade crescente de encontrar métodos de relaxamento rápidos e fáceis de fazer. Os meios de comunicação escapistas, como os romances, os filmes e os videojogos, proporcionam algum alívio tanto às suas narrativas como à sua construção de mundo incorporada, embora não visem especificamente ajudar no relaxamento. Esta tese centra-se em saber se uma experiência de realidade virtual pode reduzir o stress e a tensão nos adultos. A experiência desenvolvida é narrada numa ilha inspirada nos locais naturais mais visitadas da Madeira e incorporou uma narrativa construída no mundo demonstrada pela narrativa ambiental. Utilizando questionários, sensores biométricos e dados observacionais, foi revelado que enquanto pelo menos um terço dos participantes sentiu alguma tontura e tensão, a maioria relatou sentir-se relaxado devido a elemen tos sensoriais tais como visuais e sonoros, incluindo alguns dos voluntários com tonturas e tensão. A narrativa construída no mundo incentivou a exploração, embora os voluntários não sabiam de toda a historia em detalhe. Este estudo demonstra o potencial das narrativas sensoriais para fins relaxantes, ao mesmo tempo destaca questões sobre as limitações de quem pode jogar em Realidade Virtual tendo em conta os limites da experiência e os seus elementos.
  • Deteção de fraudes num sistema de bilhética eletrónica
    Publication . Gonçalves, Raul Norberto Coelho; Nóbrega, Leonel Domingos Telo
    A fraude em sistemas de bilhética eletrónica representa um desafio crescente para os transportes públicos, originando perdas financeiras significativas e comprometendo a confiança dos passageiros. Esta dissertação explora esse problema no contexto real da Horários do Funchal, propondo uma abordagem de deteção de fraude baseada em regras. A solução desenvolvida recorre a ferramentas open source — nomeadamente Pentaho e MySQL — integradas num processo automatizado de ETL, capaz de tratar grandes volumes de dados e identificar comportamentos suspeitos. Foram definidas e implementadas 13 regras de deteção, testadas rigorosamente com dados manipulados e cenários simulados. Os testes demonstraram a capacidade do sistema em identificar padrões de utilização indevida, classificando os registos como legítimos, inválidos ou fraudulentos, com um elevado grau de precisão. Os resultados mostram que esta abordagem é eficaz, flexível e replicável para outras operadoras de transporte. Este trabalho não só contribui com uma solução prática e acessível para um problema real, como também estabelece bases sólidas para investigações futuras com técnicas mais avançadas, como machine learning.
  • O GeoGebra e o Excel na aprendizagem da matemática
    Publication . Fernandes, Carla Maria Melim; Fernandes, Elsa Maria dos Santos
    A integração das Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino é reconhecida como necessária e reflexo de uma sociedade cada vez mais informatizada e em constante transformação. A mudança implica capacidade de adaptação e a Escola, não pode ficar à margem das grandes mudanças que estão a ocorrer, utilizando modelos herdados do passado, teimando em resistir aos avanços tecnológicos. As escolas têm sido dotadas de meios técnicos, os professores são alvo de formação e mesmo os recém licenciados já chegam alertados para novas realidades e necessidades face às Tecnologias da Informação e da Comunicação. Inicialmente, apresento uma pequena pesquisa, feita na Região Autónoma da Madeira, sobre o apetrechamento dos estabelecimentos de ensino com material informático e tecnológico. Apresento, também, as iniciativas realizadas com o intuito de dotarem docentes e alunos com computadores, como tentativa de minimizarem os efeitos da infoexclusão. Este estudo, no qual sou professora e investigadora, tem como objetivo geral compreender como é que o uso das tecnologias de informação e comunicação, mais concretamente, dos softwares educativos, GeoGebra e Excel, contribuem para a aprendizagem da Matemática. Para melhor analisar a questão de investigação subdividi-a nas questões seguintes: Qual o papel das TIC, nomeadamente o GeoGebra na representação gráfica de funções afins? Qual o papel das TIC, nomeadamente o Excel na compreensão dos sistemas de Equações? Em que medida o uso das TIC amplia a cooperação dos alunos na aula de Matemática? Para atingir este objetivo foram realizadas três tarefas de exploração/investigação utilizando os recursos acima mencionados, numa turma de 8º ano, da Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco, no ano letivo 2011/2012. Em duas das referidas tarefas usou-se o software GeoGebra e na outra usou-se o Excel. A investigação seguiu uma metodologia qualitativa, através de estudo de caso de um grupo de alunos, com o objetivo de descrever, analisar e compreender a atividade desenvolvida pelos alunos na realização das tarefas. A recolha de dados envolveu a análise dos registos dos alunos na resolução das tarefas, bem como da discussão realizada em grupo e em grande grupo. Depois de uma análise profunda dos dados recolhidos pude concluir que: (i) os softwares utilizados foram uma mais-valia para a aprendizagem dos conteúdos; (ii) os resultados mostram com clareza que os alunos com dificuldades de aprendizagem beneficiam da utilização das TIC e, simultaneamente, aumentam a sua motivação para o estudo; (iii) o trabalho cooperativo, em contexto de utilização educativa das TIC, contribui para criar ambientes de aprendizagem que estimulam a comunicação entre alunos, e para o aperfeiçoamento da sua dimensão humana.
  • Professor, um eterno aprendiz: os desafios de uma docente em início de carreira
    Publication . Reis, Lucy Gonçalves dos; Fernandes, Elsa Maria dos Santos
    Sendo os primeiros anos de prática profissional uma época de grande importância na construção da identidade de um professor, os mesmos são também fonte de dificuldades que poderão causar grandes constrangimentos a um professor iniciante se este não se sentir motivado para a carreira que abraçou. Os principais problemas identificados foram, para além do cuidado com a aprendizagem dos alunos, a necessidade de uma maior intervenção formativa da própria docente, uma grande preocupação centrada em si própria, na procura de mais experiência e partilha de saberes que a levasse a minimizar o choque com a realidade a que esteve sujeita. Este choque prendeu-se com a variedade de funções que são incumbidas ao professor, que vão muito além do “dar a aula”, como também com o desfasamento existente entre aquilo que se aprende aquando da nossa formação inicial com o que se acaba fazendo na escola. A importância de uma boa integração na comunidade escolar bem como um bom trabalho de pares, aproveitando a experiência dos que têm mais anos de prática, são cruciais na delineação da identidade do professor e na relação que este estabelece com o ensino. Esta construção, contudo, não é definitiva pois o professor está em constante formação e aprendizagem, sempre dependente do meio onde exerce a sua atividade. Uma reflexão sobre a sua prática letiva e formação também são essenciais na melhoria da qualidade do desempenho profissional de um professor. Neste domínio, a docente concluiu que a formação inicial dotou-a de competências que lhe permitiram superar as dificuldades com que se deparou. Contudo, é sugerido que sejam abordados certos domínios que, ao longo da sua formação inicial, não foram referenciados e que na prática teve de lhes fazer face: o trabalho com alunos com necessidades educativas especiais; relação com os encarregados de educação; legislação que pauta os direitos e v deveres do professor e formação mais específica em administração e gestão escolar. Sendo a formação contínua uma extensão da inicial, a docente concluiu que a mesma não contribuiu significativamente para minorar as dificuldades do Ensino da Matemática propriamente dito. As ações, na sua grande maioria, foram de ordem transversal de áreas de saber, havendo poucas específicas para o ensino da disciplina que leciona. A frequência às formações que existem estão condicionados por diversos fatores que vão desde a pouca variedade na oferta; o estar, ou não, sindicalizado; incompatibilidade horária ou limite no número de vagas. A necessidade de saber gerir tempo, emoções, pessoas, até certos ideais pedagógicos que sempre nortearam a nossa formação fazem com que os primeiros anos sejam uma época de exploração, descoberta, mas também de muitas incertezas.
  • A influência da remuneração na liderança e desempenho dos colaboradores das unidades hoteleiras: aplicação à Ilha da Madeira
    Publication . Nunes, Érica Mariana Sousa; Franco, Mara José Sousa
    Atualmente, ter colaboradores eficientes e focados no trabalho, capazes de prestar os serviços com qualidade, é um fator que determina o sucesso das empresas. Na verdade, a liderança possui um papel relevante nos resultados obtidos pelas empresas, nomeadamente através do apoio aos colaboradores e do incentivo à adoção de práticas mais eficazes. Contudo, o tipo liderança e o desempenho dos colaboradores podem ser afetados, pela remuneração que estes recebem. Até onde foi possível analisar, a maioria das investigações sobre a remuneração, liderança e desempenho dos colaboradores na hotelaria, preocupa-se em demonstrar como os estilos de liderança têm impacto no desempenho dos colaboradores. Outros estudos determinaram que a remuneração e os incentivos têm um impacto significativo nas empresas. Porém, não demonstram a relação que existe entre a remuneração, a liderança e o desempenho dos colaboradores, tal como o seu impacto, em unidades hoteleiras de categorias distintas. Assim, esta investigação tem como principal objetivo avaliar de que forma é que a remuneração está relacionada com a liderança e o desempenho dos colaboradores das unidades hoteleiras, mais concretamente da Ilha da Madeira. Neste sentido, foi realizado um inquérito por questionário, aplicado a 365 colaboradores das unidades hoteleiras da região. Os resultados do estudo demonstraram que os estilos de liderança transformacional e transacional influenciam positivamente o desempenho dos colaboradores; a perceção da remuneração influencia estes dois estilos de liderança; contudo a perceção da remuneração não influencia o desempenho dos colaboradores. Este estudo fornece contribuições para a literatura acerca da influência da remuneração nos estilos de liderança transformacional e transacional e no desempenho dos colaboradores das unidades hoteleiras da Ilha da Madeira, uma vez que há falta de estudos empíricos relacionados com esta temática.
  • A obra de Raúl Chorão Ramalho no Arquipélago da Madeira
    Publication . Freitas, Emanuel Gaspar de; Carita, Rui; Clara, Isabel Santa