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Dissertações de Mestrado

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  • Valores em conflito. Estudo sobre ética corporativa e o valor de mercado: o caso da guerra entre a Ucrânia e a Rússia
    Publication . Rodrigues, José Roberto Sardinha Freitas; Martins, António Miguel Valente; Costa, Solange Maria dos Santos
    Períodos de conflito geopolítico colocam desafios complexos às organizações, exigindo decisões estratégicas que podem acarretar custos económicos e reputacionais. O conflito Rússia-Ucrânia representa um contexto paradigmático para analisar como as multinacionais ajustam a sua atuação às pressões institucionais e aos valores em conflito. Esta dissertação visa contribuir para o debate sobre o posicionamento empresarial, colmatando lacunas na literatura relacionadas com o efeito retaliativo da Rússia e explorando a influência dos tipos de economias de mercado. Através da metodologia de estudo de eventos, investigamos os retornos das ações das multinacionais do Top100 e Global500 com operações na Rússia, focando: (i) na comunicação da decisão de “Sair” ou “Permanecer” no mercado russo; (ii) no efeito retaliativo sobre as empresas que permaneceram; e (iii) a influência do tipo de economia de mercado (Anglo-Saxónica versus Corrente Continental). Os resultados indicam que os mercados penalizam as empresas, antecipando perdas económicas e evidenciando o efeito das pressões institucionais. No entanto, a comunicação das decisões empresariais revela-se essencial para interromper a tendência negativa dos retornos anormais que, dada a coexistência de sinais opostos (custos económicos versus ganhos reputacionais), resulta num efeito neutro após essa comunicação. As nossas descobertas mostram que: (i) a opção de “Sair” acarreta menores perdas, embora ambos os caminhos impliquem custos relevantes de curto prazo; (ii) as multinacionais da Corrente Continental são mais penalizadas do que as Anglo-Saxónicas; e (iii) o efeito retaliativo russo não teve o impacto esperado nas multinacionais que permaneceram na Rússia, mas revela nuances importantes ao considerar o tipo de economia de mercado. Estas evidências sugerem que os contextos institucionais e os sinais enviados pelas empresas moldam, de forma diferenciada, as respostas dos investidores. Contudo, dada a complexidade do tema, recomenda-se alguma cautela nesta análise, sendo esta investigação um ponto de partida para o futuro aprofundamento académico do tema.
  • Estratégias de employer branding no setor de hotelaria e turismo: relatório de estágio
    Publication . Nóbrega, Débora Zita Gomes; Simões, Ana Raquel Marques
    O presente relatório incide sobre a problemática da atração e retenção no setor da hotelaria e turismo. Neste sentido, investigou-se o conceito de Employer Branding (EB) e a adoção desta estratégia como forma de mitigar o problema inicial em estudo, a par do estágio levado a cabo no Departamento de Recursos Humanos do grupo hoteleiro Dorisol de 15 de setembro de 2022 a 13 de fevereiro de 2023 e das atividades ali desenvolvidas. No decorrer deste trabalho, teve-se como objetivo a análise ao ambiente interno do grupo Dorisol. Estudou-se a perceção dos seus colaboradores face às oito dimensões: “Função’’, “Compensação e Incentivos’’, “Missão, Visão e Valores’’, “Equipa’’, “Desenvolvimento de Carreira’’, “Cultura e Ambiente de Trabalho’’, “Processos de Gestão’’ e “Comunicação e Imagem’’, com vista ao desenvolvimento de uma possível estratégia de EB alinhada com a sua missão, visão e valores organizacionais. Para o efeito, adotou-se uma metodologia mista de investigação do tipo exploratória e explicativa, procedendo-se, numa primeira fase, a um levantamento bibliográfico sobre a temática em estudo e, numa segunda fase, a uma análise sociodemográfica e profissional, seguida de aplicação de um questionário de EB aos colaboradores, aliada de uma observação participante. Como principais conclusões deste estudo, destacam-se a relação positiva entre a adoção de estratégias de EB e o fomento da atração e retenção de pessoas no setor hoteleiro, bem como os benefícios da sua aplicação nos processos de gestão de recursos humanos. Num contexto de incertezas, motivado pelas constantes mudanças no mercado de trabalho, a adoção de uma estratégia de EB adaptada ao grupo Dorisol poderá constituir uma verdadeira vantagem competitiva.
  • Rebranding do Dynamic Hotel 3***: uma busca pela conexão
    Publication . Silva, Ana Júlia Graça; Franco, Mara José Sousa; Almeida, Nuno
    Devido ao dinamismo do mercado atual, tornando-o cada vez mais exigente, acresce às empresas uma obrigação de acompanhamento constante de todas as mutações, de forma rápida e consistente, mesmo que muitas vezes inesperadas. Sendo neste contexto fulcral questões relacionadas ao valor da marca essenciais para qualquer organização. Com vista a criar uma imagem benéfica na mente do cliente final, a gestão rigorosa da marca, cabe aos gestores o desenvolvimento de estratégias de posicionamento, tendo como elemento basilar a oferta e a deteção de necessidades dos seus públicos-alvo. O presente documento reflete o trabalho realizado no decorrer do estágio integrado no departamento de alojamento da unidade hoteleira Dynamic Hotels Barcelona, no período compreendido entre 1 de outubro de 2023 e 27 de março de 2024, somando um total de 179 dias. Este trabalho de investigação teve como objetivo averiguar se o processo de rebranding do hotel poderá constituir uma medida de reposicionamento, podendo assim melhorar a perceção física e digital que os consumidores terão sobre a marca. Em suma, será um projeto de melhoria e transposição de uma estratégia de reposicionamento de uma unidade interligada com a hotelaria, que tem como principal objetivo uma avaliação crítica. Será concebida uma análise com apoio bibliográfico sobre a temática de rebranding bem como através de entrevistas realizadas aos responsáveis de grupo hoteleiro. Este estudo facilitará a tomada de decisão sobre a implementação das estratégias de rebranding e posicionamento na hospitalidade, assim como na correção, posteriormente, de anomalias ou melhorias de determinados aspetos.
  • A valorização dos colaboradores como fator eminente para a taxa de retenção dos mesmos na hotelaria
    Publication . Ferreira, Ana Carolina Abreu; Reis, Fátima Bento dos
    A prestação de serviços é o fundamento do setor hoteleiro. Este setor vive sobretudo de mão-de-obra intensiva, da prestação de serviços, nos quais a interação com o cliente assume um papel fundamental. Porém, é um setor de atividade que enfrenta o problema de assegurar uma performance superior por parte dos seus recursos humanos, muitas vezes recrutados exclusivamente para períodos sazonais. Neste estudo pretende-se analisar as práticas de gestão de pessoas no setor hoteleiro na Ilha da Madeira e aplicando o método qualitativo e tendo por base os objetivos previamente definidos, pretende-se obter resposta relevante à seguinte questão: Que práticas de gestão de RH são aplicadas Hotelaria? A pesquisa utilizou entrevistas semiestruturadas, evidenciando que a principal causa da baixa retenção é a falta de práticas eficazes de valorização dos colaboradores. Os resultados revelam que a implementação de estratégias que valorizem os colaboradores, como oportunidades de crescimento profissional, reconhecimento e um ambiente de trabalho positivo, são cruciais para aumentar a retenção. A gestão eficaz das práticas de GRH não só melhora a motivação dos funcionários, mas também contribui para o desenvolvimento das competências necessárias para um serviço de excelência. Além disso, o estudo aponta que a satisfação no trabalho e o comprometimento organizacional são fatores determinantes para reduzir a intenção de saída dos funcionários. A análise correlacional também revelou que funcionários mais jovens e com menor escolaridade apresentavam maior intenção de saída, sugerindo que estratégias específicas de retenção devem ser direcionadas para esses grupos. Esta abordagem analítica permitiu compreender de forma abrangente as dinâmicas das práticas de GRH na hotelaria da Madeira, oferecendo insights valiosos para a formulação de políticas que promovam a retenção de talentos no setor.
  • Estratégias de Revenue Management no Spa: caso prático Laurea Spa
    Publication . Gonçalves, Ana Carolina Rodrigues; Bento, Carla Isabel Santos de Sousa; Reis, Fátima Bento dos
    A indústria de Spa é um sector em rápido crescimento nos mercados mais vastos do bem-estar e da hospitalidade. Para garantir um crescimento e uma rentabilidade sustentáveis, os operadores de Spas têm de desenvolver e aplicar estratégias eficazes na gestão de receitas. A análise das estratégias de receitas no sector de Spa realça a importância dos preços, da oferta de serviços, do marketing e da eficiência operacional: A fixação dos preços, a diversificação dos serviços, as campanhas de marketing orientadas e a racionalização das operações contribuem para o crescimento das receitas e para o êxito do sector das estâncias termais. O principal objetivo desta dissertação foi definir várias estratégias de Revenue Management através da análise de indicadores de desempenho de forma a melhorar a performance objeto em estudo, Laurea Spa. Trazendo de novo uma aplicação prática de Engenharia de Menus aplicado ao departamento de Spa, permitindo fornecer uma visão mais clara dos tratamentos e massagens com maior e menor importância e impacto.
  • Marketing interno na hotelaria: plano estratégico do caso prático do Hotel ABC
    Publication . Correia, Gonçalo Duarte; Franco, Mara José Sousa; Almeida, Nuno Miguel Castanheira
    Este relatório investiga o impacto do Marketing Interno (MI) na gestão estratégica no setor da hotelaria. O estudo tem como objetivo analisar as práticas de MI do hotel e seu efeito na satisfação dos colaboradores e na qualidade do serviço, utilizando métodos qualitativos como observação direta e questionários. A revisão de literatura destaca a importância do turismo na economia e a necessidade de Marketing eficaz. O MI, em particular, valoriza os colaboradores, criando um ambiente de trabalho positivo que melhora a qualidade do serviço. Elementos-chave do MI incluem formação contínua, comunicação eficaz, desenvolvimento de carreira e sistemas de recompensa. A análise inclui uma avaliação SWOT das práticas de MI do hotel, identificando pontos fortes como lealdade dos clientes e estabilidade da equipe, e pontos fracos como a localização remota. As oportunidades incluem o apelo turístico da região, enquanto as ameaças envolvem alta concorrência e instabilidade económica. Desenvolver um plano eficaz de MI envolve analisar a situação interna, definir objetivos SMART, identificar stakeholders, e implementar e avaliar estratégias. O plano visa melhorar a comunicação interna, aumentar a motivação e garantir um ambiente de trabalho positivo, resultando em alta qualidade de serviço e satisfação do cliente. Os resultados indicam o papel crucial da comunicação interna nas estratégias de MI. Formação contínua e desenvolvimento profissional são vitais para manter a moral e a motivação da equipa. Práticas eficazes de MI melhoram significativamente a satisfação dos colaboradores, impactando positivamente a experiência dos clientes e a reputação do hotel. Em conclusão, o MI é essencial para a gestão estratégica na hotelaria, influenciando diretamente a qualidade do serviço e a satisfação do cliente. Os gestores devem investir continuamente em estratégias de MI, adaptando-se às necessidades dos colaboradores e às mudanças externas.
  • Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
    Publication . Nunes, Ana Luísa Martins; Mendes, Guida Reis Rodrigues
    Reconhecendo a importância da reflexão na prática docente, o presente relatório apresenta uma descrição e reflexão sobre o processo de aquisição de conhecimentos e competências no desenvolvimento de práticas pedagógicas, para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. As Práticas Pedagógicas foram realizadas em diferentes contextos, nomeadamente na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, mais especificamente, em turmas de 1.º e 4.º ano de escolaridade. Neste sentido, o documento encontra-se estruturado em duas partes, sendo a primeira relativa aos pressupostos teóricos e metodológicos que sustentam as Práticas Pedagógicas, presentes na segunda parte. Tendo em conta a organização do sistema educativo português, os documentos orientadores da prática docente e o perfil do docente relativos à Edução Pré-Escolar e ao 1.º Ciclo do Ensino Básico, foram privilegiadas estratégias pedagógicas baseadas no construtivismo, dando à/ao criança/aluno um papel ativo no processo de ensino e aprendizagem, para que num trabalho de cooperação entre o docente e os aprendizes, fossem construídas aprendizagens significativas. Assim sendo, recorreu-se à metodologia de projeto, à metodologia de investigação-ação, à aprendizagem cooperativa, a situações de jogo e aos materiais didáticos para a promoção de aprendizagens. Em todas as Práticas Pedagógicas realizou-se um projeto com a comunidade, visando uma aprendizagem integrada de saberes, quer a nível curricular, quer a nível social. Considerando a importância de práticas educativas centradas nos aprendizes, o conhecimento das suas caraterísticas, a avaliação formativa e a reflexão foram grandes auxiliares para colmatar necessidades educativas e para a planificação de momentos de aprendizagem significativos e contextualizados. Por conseguinte, este relatório é uma partilha de experiências obtidas nas Práticas Pedagógicas com o objetivo de proporcionar momentos de aprendizagem contextualizados, significativos e enriquecedores às/aos crianças/alunos. Estas experiências constituem aprendizagens para a futura prática docente.
  • As motivações e obstáculos à internacionalização e o impacto das exportações no desempenho empresarial no setor alimentar português
    Publication . Gomes, José Ricardo Correia; Teixeira, Sérgio de Jesus
    O objetivo deste estudo consiste primeiramente em analisar o impacto, de forma direta, que as exportações fazem-se sentir no desempenho empresarial das empresas portuguesas do setor alimentar e consecutivamente o impacto indireto no desempenho, que é originado pelas motivações e os obstáculos à internacionalização deste setor. A recolha de dados ocorreu por 2 métodos de extração, dos quais por dados primários através de questionários e dados secundários provenientes da base de dados da Informa D&B. Foram identificados 312 inquéritos válidos, que foram utilizados para efeitos de uma análise fatorial exploratória para identificação das motivações e obstáculos à internacionalização para depois proceder uma regressão linear múltipla para verificar o impacto gerado no desempenho empresarial. Os resultados indica-nos que as motivações proativas e de mercado e as motivações de capacidade empresarial são os fatores que impulsiona as empresas alimentares portuguesas a internacionalizar e os riscos comerciais e os riscos de mercado e políticos são os fatores identificados que inibem a internacionalização. Dos resultados econométricos, o grau de intensidade exportadora apresenta impactos diretos, positivos e correlacionados com o desempenho empresarial. Já as exportações intracomunitárias do mercado alimentar português apresentam resultados negativos com o desempenho empresarial e as exportações para os países extracomunitários apresentam resultados positivos. As motivações por capacidade empresarial apresentam resultados indiretos e positivos com o desempenho empresarial em contraste com as motivações proativas e de mercado. Os riscos de mercado e políticos apresentam impactos indiretos negativos com o desempenho empresarial em contraste com os riscos comerciais. Estes resultados apresentam importantes implicações teóricas e práticas que ajudam a identificar quais são as motivações e obstáculos à internacionalização deste setor e a sua relação com o desempenho empresarial, contribuindo para colmatar lacunas existentes na literatura.
  • Estudo exploratório sobre a segurança ocupacional: o departamento de F&B
    Publication . Freitas, Antónia Dinarta Andrade; Leite, Eduardo Manuel de Almeida; Camacho, Élvio José Sousa
    A presente dissertação tem como objetivo de estudo a segurança ocupacional dos trabalhadores do departamento de F&B na hotelaria. O estudo será aplicado ao departamento de F&B de um hotel de quatro estrelas, situado na ilha da Madeira. Nesta senda, após a revisão da literatura sobre conceitos como segurança no trabalho, ambiente de trabalho e segurança, acidentes de trabalho, foi realizada uma avaliação dos riscos ao departamento de F&B com o objetivo de analisar as ameaças a que os colaboradores estão expostos diariamente no exercício das suas funções. O estudo foi complementado por uma pesquisa qualitativa, suportada por entrevista ao diretor de operações do referido hotel, de forma a compreender a visão das chefias relativamente à aplicabilidade da segurança e saúde no trabalho, e com a qualidade de vida dos trabalhadores do departamento em estudo. Foi ainda procedido à elaboração de questionários aplicados aos colaboradores com o intuito de analisar as perspetivas relativamente à gestão de segurança aplicada pela entidade hoteleira. Os resultados mostram que a maioria dos colaboradores da entidade apresentam uma falta de conhecimento das medidas preventivas e de alguns dos perigos a que estes estão expostos. Foi possível concluir que esta falta de conhecimento é resultante da própria cultura da entidade, que apesar de recorrer a serviços externos de segurança e saúde não possuí atividades de planeamento, responsabilidades, competências, práticas, procedimentos, processos e recursos, para desenvolver a política de segurança e saúde no trabalho dentro da própria organização.
  • Fostering climate change awareness: harnessing adult-child interactions in an educational game
    Publication . Spínola, Joana Filipa Gomes; Dionísio, Mara Sofia Gomes; Bala, Paulo Alexandre Câmara
    À medida que as alterações climáticas tornam-se uma preocupação crescente, métodos eficazes de educação ambiental são essenciais para promover a consciencialização e ação. Uma das for mas de alcançar esse objetivo é através dos jogos educacionais; em particular, identificámos uma oportunidade fundamental na interação entre adultos e crianças para estimular discussões sobre sustentabilidade e alterações climáticas. Assim, este trabalho apresenta o design, desenvolvimento e avaliação de Mystiria, um jogo sério colaborativo concebido para facilitar interações significati vas entre adultos e crianças, ao mesmo tempo que sensibiliza para a sustentabilidade e alterações climáticas. Através de três mini-jogos assimétricos - focados na gestão de água, eletricidade e reci clagem - o jogo promove trabalho em equipa e comunicação num ambiente cativante e divertido. O contexto do jogo foi adaptado à Ilha da Madeira, uma vez que investigação prévia sugere que a incorporação de um contexto local aumenta a probabilidade da compreensão do tema. O jogo foi avaliado por crianças (6 - 10 anos) - considerada uma idade ideal para a aprendizagem de conceitos importantes - e adultos (pais). Através de uma colaboração com a Divisão da Conservação da Natureza e Alterações Climáticas do Funchal, o protótipo será posteriormente avaliado por profissionais das áreas de educação e sustentabilidade, com a possibilidade de ser integrado no currículo escolar. Os resultados da avaliação indicam que os componentes assimétricos de jogo - onde cada jogador desempenha tarefas distintas, mas interligadas - contribuíram significativamente para o envolvi mento e a diversão dos participantes. Os jogadores reportaram que a necessidade de comunicar para serem bem sucedidos melhorou a colaboração e transferência de conhecimento intergeracional. Adicionalmente, com os questionários e interações promovidas pelas narrativas, o jogo revelou-se eficaz em promover discussões sobre sustentabilidade. Este estudo destaca a eficácia de jogos sérios colaborativos em promover diálogo intergeracional sobre sustentabilidade e alterações climáticas, demonstrando o potencial destes jogos para reforçar a educação ambiental.