Dissertações de Mestrado
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- Estudos de investigação em psicologia clínica-narrativa. Escrita terapêutica e o processo de luto de mães que experienciaram uma perda gestacional precoce: o bem-estar narrativoPublication . Paiva, Teresa Catarina de; Soares, Maria Luísa Pereira; Faria, Ana Lúcia dos SantosA perda gestacional precoce afeta profundamente os pais, com uma prevalência de 20% a 50%, sendo o luto complicado (LC) uma das questões mais prevalentes e desafiadoras deste acontecimento. A Terapia Narrativa (TN) e a Realidade Virtual (RV) emergem neste estudo como potenciais abordagens de intervenção psicológica. Objetivos: Expandir a investigação sobre a perda gestacional precoce, ressaltando a necessidade de intervenções inovadoras e humanistas/empáticas. O principal objetivo recai na análise de narrativas de mães que enfrentaram uma perda gestacional, categorizando as suas narrativas escritas e identificando possíveis marcadores, facilitadores ou não do seu processo de luto. Metodologia: É um estudo de caso de duas mães que experienciaram uma perda gestacional precoce. As narrativas foram recolhidas a partir de um projeto de investigação em curso – AViR (Cameirão & Fonseca, 2022) e foram analisadas a partir de 3 instrumentos de avaliação de Narrativas – Conteúdo, Estrutura e Processo (Gonçalves et al., 2001a; Gonçalves et al., 2001b; Gonçalves et al., 2002b). Resultados: A análise de resultados revelou que a narrativa da participante que foi sujeita à intervenção com realidade virtual demonstrou sinais de maior bem-estar. Parâmetros como maior capacidade de metaforização e subjetividade cognitiva na descrição da perda gestacional precoce foram identificados com maior relevância. Conclusões: A escrita terapêutica pode ajudar a ultrapassar o processo de luto. Atribuir significados à experiência está associado a processos de luto menos dolorosos. A escrita possibilita a captura de detalhes que explicam como foi experienciado o luto, contribuindo para uma compreensão mais profunda da experiência e a uma maior aceitação e integração na vida do sujeito.
- Estudos de investigação em psicologia clínica-narrativa. Escrita terapêutica nos cuidados paliativos: uma revisão sistemáticaPublication . Leal, Tatiana Vieira; Soares, Maria Luísa PereiraEsta revisão pretende contribuir cientificamente para melhorar a intervenção psicológica em Cuidados Paliativos, promovendo o bem-estar e a qualidade de vida dos pacientes, através da Terapia Narrativa e da escrita terapêutica como ferramenta de comunicação. A Organização Mundial de Saúde define os Cuidados Paliativos como a unidade de cuidados integrados que procura prevenir e aliviar o sofrimento dos doentes terminais e das suas famílias. As intervenções narrativas são relevantes no contexto paliativo, ajudando pacientes e familiares a construir a experiência da doença através da ressignificação dos sintomas. Esta revisão sistemática foi orientada pelas diretrizes PRISMA, um conjunto de bases de dados para a realização da pesquisa bibliográfica. Foram analisados 349 artigos, dos quais 42 apresentaram resultados relevantes. Os resultados demonstram a relevância da Terapia Narrativa e do uso da escrita terapêutica como forma de promover o bem-estar e a qualidade de vida dos pacientes em Cuidados Paliativos, dos profissionais de saúde e da população em geral. O foco na reflexão, no significado da experiência e da expressão emocional traduziu-se na redução da ansiedade e depressão. O estudo destaca a necessidade de refletir e desenvolver investigação psicológica sobre a intervenção paliativa e sobre a identificação do valor expressivo e comunicacional da Terapia Narrativa em Cuidados Paliativos.
- O caminhar para a docência: relatório de estágio de mestradoPublication . Alves, Adriano Manuel Correia; Gouveia, Élvio Rúbio Quintal; Martins, João Francisco PestanaO relatório de estágio assume-se como um documento reflexivo, que procura descrever todo o trabalho desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, bem como todas as atividades presenciadas e desenvolvidas no decorrer do ano letivo 2023/2024. Este relatório encontra-se dividido em dois capítulos: O primeiro capítulo diz respeito à introdução e à caracterização do estágio pedagógico. Já o segundo capítulo corresponde às linhas programáticas das atividades e avaliações definidas para este estágio, onde retrata toda a intervenção pedagógica ao nível de quatro temas: (1) prática letiva; (2) atividades de intervenção na comunidade escolar; (3) atividades de integração no meio e (4) atividades de natureza científico-pedagógica. No segundo capítulo e também apresentado um estudo (ação científico pedagógica individual e coletiva), que ocorreu no decorrer do 1º semestre, tendo como principal objetivo investigar a possibilidade de o Walking football se assumir como uma estratégia pedagógica adequada ao ensino do futebol em principiantes. A amostra foi constituída por 64 adolescentes com idades compreendidas entre os 10 e 16 anos pertencentes a seis turmas de uma escola pública da Região Autónoma da Madeira. Os resultados deste estudo permitiram aferir que o Walking football poderá ser uma estratégia de ensino do futebol adequada a jovens principiantes.
- A divisão do calendário escolar em semestres na Região Autónoma da MadeiraPublication . Andrade, Ricardina Estefânia Xavier de; Fraga, Nuno Miguel da SilvaA divisão do calendário escolar em semestres tornou-se uma realidade das escolas portuguesas após a implementação do Projeto-Piloto de Inovação Pedagógica (PPIP) e da publicação do Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho. As escolas, no âmbito da sua autonomia, têm possibilidade de organizar o calendário escolar em semestres ou noutras divisões temporais. Este estudo desenvolveu-se em torno da questão: “Qual a relevância da divisão do calendário escolar em semestres na organização da escola, ao nível das lideranças de topo, intermédias e na prática pedagógica dos professores?” Esta dissertação inicia-se por uma exposição de como se concretizou a evolução da autonomia das escolas portuguesas, destacando as mudanças legislativas que ocorreram nos últimos 37 anos. A autonomia curricular também evoluiu desde 1986. Os projetos-piloto de Inovação Pedagógica e de Autonomia e Flexibilidade Curricular (PAFC), alicerçaram as mudanças necessárias para a promoção de práticas educativas mais equitativas e inclusivas, culminando com a introdução do Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória, da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania e dos Decretos-Lei n.º 54/2018 e n.º 55/2018. Neste estudo, adotamos uma metodologia de investigação de natureza qualitativa centrada num estudo de caso e cujo objeto de estudo foram os professores de uma escola da Ilha da Madeira. Da análise dos resultados obtidos, concluímos que, a semestralização proporciona uma melhor gestão do tempo, um aumento da articulação interdisciplinar e apresenta benefícios para o bem-estar dos alunos e professores. Em suma, a organização do calendário escolar em semestres surge como uma medida promotora de benefícios pedagógicos e organizacionais, contribuindo para uma escola mais eficaz, inclusiva e centrada no aluno. Estamos convictos de que, através deste estudo de caso, contribuiremos para que um conjunto de profissionais da educação reflita e apreenda um pouco mais sobre a semestralização e, no âmbito da autonomia de cada escola, se discuta e adote soluções que beneficiem o processo de ensino-aprendizagem nas escolas da RAM.
- Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Spínola, Melissa dos Santos; Gonçalves, Carla Patrícia MartinsO presente Relatório surge com o intuito de apresentar e concluir a formação inicial para a docência, mais precisamente, o Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Como tal, atendendo ao objetivo deste documento, integra uma partilha de experiências, desafios e aprendizagens feitas ao longo de todo o percurso académico. Deste modo, encontra-se disposto em duas partes, sendo a primeira correspondente ao Enquadramento Teórico e Metodológico e, a segunda, referente à Intervenção Pedagógica, contempladas no respetivo curso de Mestrado. Nas Práticas Pedagógicas I e II aplicou-se a Metodologia de Investigação-Ação. Através desta, tornou-se possível agir diretamente nas principais fragilidades do grupo e da turma com a qual decorreram tais momentos de prática. Na Prática Pedagógica III trabalhou-se a Metodologia de Trabalho de Projeto, com o intuito de que os alunos construíssem, de forma ativa, o próprio conhecimento, interligando conteúdos de diferentes áreas. De referir que, ao longo da apresentação das três Práticas Pedagógicas, em cada uma, são expostas três atividades executadas de acordo com a metodologia aplicada. Para complementar a explicação, são apresentadas figuras que proporcionam uma ilustração mais precisa dos procedimentos descritos. Este Relatório constitui uma partilha de conhecimentos adquiridos ao longo desta formação académica. Além disso, foca-se nas Intervenções Pedagógicas com a apresentação de momentos de aprendizagem e respetivas reflexões, oferecendo uma visão holística de todo o processo.
- Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Martins, Diana Tomás Pereira; Correia, Fernando Luís de SousaO presente relatório de estágio, apresenta todo o processo de aquisição de competências e conhecimentos necessários à obtenção do grau de mestre no curso de Educação Pré Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A escrita deste relatório, teve como objetivo refletir e fundamentar todo o percurso feito ao longo das três práticas pedagógicas, que demonstraram, desde cedo, a importância na formação dos futuros educadores e professores. Deste modo, estão presentes dois momentos, Enquadramento Teórico e Metodológico e Ação Pedagógica, ambos alicerçados nas práticas pedagógicas que sucederam na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, em escolas pertencentes ao concelho do Funchal. Considerando a organização curricular atual, foram distinguidos alguns princípios essenciais à construção de conhecimentos e aprendizagens, mantendo sempre as crianças e alunos como agentes ativos no processo. Perseverou-se sempre uma postura e atitude investigadora, crítica e reflexiva, apoiada na metodologia de Investigação-Ação, permitindo resolver questões e problemas identificados em cada uma das práticas pedagógicas, nomeadamente: Como promover um ambiente sereno, estruturado e organizado, que seja favorável à aprendizagem de todos os elementos do grupo?; Como estimular o interesse do 1.º B na área de Português, de modo a resolver as dificuldades acrescidas nos domínios da leitura, escrita e gramática?; Como criar atividades em grupos que promovam a partilha de conhecimentos, trabalho em equipa e interajuda?. Assim sendo, este documento é mais do que uma mera descrição das práticas pedagógicas, integra uma partilha de conhecimento, experiências e reflexões que marcam toda a evolução ao longo do processo, através de momentos e atividades únicas e significativas, que marcaram as crianças os alunos que se cruzaram comigo.
- Relatório de estágio em treino desportivo de futebol profissional. Desenvolvimento de competências na preparação e recuperaçãoPublication . Saldanha, João Guilherme Caires Olim; Gouveia, Élvio Rúbio Quintal; Santos, Francisco José BaetaO presente relatório de estágio foi realizado no âmbito do 2º ciclo do Mestrado em Atividade Física e Desporto, percurso em Treino Desportivo, da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade da Madeira. O relatório aborda as temáticas da preparação e recuperação física no contexto do futebol, com o intuito de descrever os seus princípios orientadores e métodos de intervenção de um modo detalhado e reflexivo, bem como fundamentar e apresentar as decisões tomadas ao longo das atividades desenvolvidas no decorrer do estágio, no que diz respeito à prevenção de lesões, à recuperação física pós-lesão e ao aquecimento como potenciador do desempenho. O trabalho contém também uma componente de investigação, dedicada ao estudo dos efeitos do destreino de curto prazo na aptidão física de jogadores de futebol. O estágio realizou-se ao longo da época 2023/2024, numa equipa sénior masculina profissional de futebol, que competiu no Campeonato de Portugal, correspondente à 4ª Divisão Portuguesa, organizada pela Federação Portuguesa de Futebol. No decorrer do estágio foram desenvolvidas diversas tarefas, nomeadamente: a elaboração e supervisão dos planos preventivos de ginásio, em conjunto com o preparador físico da equipa; a planificação dos treinos e acompanhamento da recuperação física dos jogadores nos momentos pós-lesão e pré-retorno ao treino coletivo; planeamento e operacionalização dos aquecimentos das unidades de treino da equipa e; colaboração na condução das sessões de treino coletivas. Com a realização deste estágio, creio que adquiri e aprimorei competências não só no âmbito da preparação e recuperação física, mas também ao nível da gestão, organização e operacionalização de tarefas, capacitando-me para futuramente desempenhar com mais eficiência e soberania as funções de preparador físico e de fisiologista do exercício no âmbito do treino desportivo.
- O papel mediador das estratégias autoprejudiciais nas relações entre os big-five e o desempenho académico nos alunos do ensino superiorPublication . Canha, Maria Catarina Freitas; Rodrigues, Nuno Miguel Vieira
- Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Meneses, Maria Amélia Alves; Brazão, José Paulo GomesO relatório, desenvolvido no âmbito de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, abrange as três fases otimizados no contexto da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico, com um sentimento de satisfação. Este relatório foi também uma maneira de adquirir conhecimento em áreas que senti a necessidade de priorizar enquanto futura profissional. Percebi imediatamente que a consciência fonológica era uma parte meritória a considerar como segundo estágio o 1º ano do 1º Ciclo, subsequente ao primeiro no Pré-Escolar. Ao compreender que no 1º ano se inicia um processo de alfabetização, ambas estão interligadas. Respeitante à Investigação-Ação, foram elaborados dois projetos. O primeiro visou a desenvoltura da criatividade entre os quatro e os seis anos. Quanto à questão-problema; como estimular a criatividade, nos Super Amigos, no domínio da Expressão Plástica, resultou numa melhor comunicação e autonomia e, ainda, num aumento da autoestima ao contemplarem as suas obras. Um outro projeto implementado visou uma aprendizagem lúdica na área curricular da Matemática, presente no nosso quotidiano. Curiosamente, verifiquei um incremento da criatividade, do raciocínio lógico. Do mesmo modo, houve uma majoração em aspetos afetivos e emocionais. A minha prática pedagógica em contexto Pré-Escolar ocorreu na Escola A, com crianças entre os quatro e os seis anos. A primeira prática pedagógica na valência do 1º Ciclo foi numa turma de 1º ano, na Escola B e, a segunda, numa turma de 3º ano, na escola C. Ao longo da minha intervenção, procurei conceptualizar a singularidade de cada professor, adotando uma metodologia que, como veremos ao longo do trabalho, preenchia e pressupunha o melhor aos meus alunos. Os ensinamentos ocorreram por meio de abordagens construtivistas, cooperativas e significativas
- Aluga-se cultura: projeto de um serviço sustentável de aluguer de vestimenta na Região Autónoma da MadeiraPublication . Correia, Mariana Sofia Costa; Gouveia, Ricardo Nuno Teixeira; Emonts, Anne MartinaOs investimentos para a dinamização da cultura são insuficientes e é preciso criar mais iniciativas e dar incentivos para que o cidadão se interesse pela cultura e se esforce por a conhecer verdadeiramente. A cultura é um conceito abstrato cuja definição é difícil, mas é consensual que engloba hábitos, tradições, crenças, entre outros aspetos. Muitas vezes estes estão embutidos em peças de roupa e em trajes. Ou seja, a cultura floresce através de trajes empregados por uma população em espetáculos culturais ou mesmo no quotidiano. A criação de um serviço de aluguer de vestimenta para eventos culturais na Região Autónoma da Madeira denominado Rent a Garment Madeira surgiu no âmbito da unidade curricular de Empreendedorismo Cultural. O projeto satisfará necessidades dos residentes e dos visitantes, oferecendo uma estratégia amiga do ambiente para os indivíduos interagirem com a sua cultura e entre si. No caso dos visitantes, estes terão uma forma tangível de aprender as tradições e significados culturais dos trajes locais, o que porventura adicionará mais valor à sua experiência turística. A cultura regional será enaltecida e expandir-se-á para fora dos limites terrestres da Ilha na memória do visitante, que terá tido a oportunidade de conhecer os hábitos locais e razões de vestir determinado vestuário. Este serviço sustentável que interliga a cultura imaterial com material físico, nomeadamente, com tecidos, e também tem como objetivo combater o desperdício têxtil que é um problema ambiental grave. Em primeiro lugar, será feita uma revisão de literatura sobre os significados culturais e valores que uma peça pode possuir. Falar-se-á sobre alguns trajes locais, o uso e manutenção dos mesmos por parte das entidades responsáveis e a importância duma economia circular. Em segundo lugar, a aplicação de inquéritos será desenvolvida para perceber a viabilidade do negócio, construir a marca e um plano de marketing adequado.