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Dissertações de Mestrado

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  • Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
    Publication . Nunes, Ana Luísa Martins; Mendes, Guida Reis Rodrigues
    Reconhecendo a importância da reflexão na prática docente, o presente relatório apresenta uma descrição e reflexão sobre o processo de aquisição de conhecimentos e competências no desenvolvimento de práticas pedagógicas, para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. As Práticas Pedagógicas foram realizadas em diferentes contextos, nomeadamente na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, mais especificamente, em turmas de 1.º e 4.º ano de escolaridade. Neste sentido, o documento encontra-se estruturado em duas partes, sendo a primeira relativa aos pressupostos teóricos e metodológicos que sustentam as Práticas Pedagógicas, presentes na segunda parte. Tendo em conta a organização do sistema educativo português, os documentos orientadores da prática docente e o perfil do docente relativos à Edução Pré-Escolar e ao 1.º Ciclo do Ensino Básico, foram privilegiadas estratégias pedagógicas baseadas no construtivismo, dando à/ao criança/aluno um papel ativo no processo de ensino e aprendizagem, para que num trabalho de cooperação entre o docente e os aprendizes, fossem construídas aprendizagens significativas. Assim sendo, recorreu-se à metodologia de projeto, à metodologia de investigação-ação, à aprendizagem cooperativa, a situações de jogo e aos materiais didáticos para a promoção de aprendizagens. Em todas as Práticas Pedagógicas realizou-se um projeto com a comunidade, visando uma aprendizagem integrada de saberes, quer a nível curricular, quer a nível social. Considerando a importância de práticas educativas centradas nos aprendizes, o conhecimento das suas caraterísticas, a avaliação formativa e a reflexão foram grandes auxiliares para colmatar necessidades educativas e para a planificação de momentos de aprendizagem significativos e contextualizados. Por conseguinte, este relatório é uma partilha de experiências obtidas nas Práticas Pedagógicas com o objetivo de proporcionar momentos de aprendizagem contextualizados, significativos e enriquecedores às/aos crianças/alunos. Estas experiências constituem aprendizagens para a futura prática docente.
  • As motivações e obstáculos à internacionalização e o impacto das exportações no desempenho empresarial no setor alimentar português
    Publication . Gomes, José Ricardo Correia; Teixeira, Sérgio de Jesus
    O objetivo deste estudo consiste primeiramente em analisar o impacto, de forma direta, que as exportações fazem-se sentir no desempenho empresarial das empresas portuguesas do setor alimentar e consecutivamente o impacto indireto no desempenho, que é originado pelas motivações e os obstáculos à internacionalização deste setor. A recolha de dados ocorreu por 2 métodos de extração, dos quais por dados primários através de questionários e dados secundários provenientes da base de dados da Informa D&B. Foram identificados 312 inquéritos válidos, que foram utilizados para efeitos de uma análise fatorial exploratória para identificação das motivações e obstáculos à internacionalização para depois proceder uma regressão linear múltipla para verificar o impacto gerado no desempenho empresarial. Os resultados indica-nos que as motivações proativas e de mercado e as motivações de capacidade empresarial são os fatores que impulsiona as empresas alimentares portuguesas a internacionalizar e os riscos comerciais e os riscos de mercado e políticos são os fatores identificados que inibem a internacionalização. Dos resultados econométricos, o grau de intensidade exportadora apresenta impactos diretos, positivos e correlacionados com o desempenho empresarial. Já as exportações intracomunitárias do mercado alimentar português apresentam resultados negativos com o desempenho empresarial e as exportações para os países extracomunitários apresentam resultados positivos. As motivações por capacidade empresarial apresentam resultados indiretos e positivos com o desempenho empresarial em contraste com as motivações proativas e de mercado. Os riscos de mercado e políticos apresentam impactos indiretos negativos com o desempenho empresarial em contraste com os riscos comerciais. Estes resultados apresentam importantes implicações teóricas e práticas que ajudam a identificar quais são as motivações e obstáculos à internacionalização deste setor e a sua relação com o desempenho empresarial, contribuindo para colmatar lacunas existentes na literatura.
  • Estudo exploratório sobre a segurança ocupacional: o departamento de F&B
    Publication . Freitas, Antónia Dinarta Andrade; Leite, Eduardo Manuel de Almeida; Camacho, Élvio José Sousa
    A presente dissertação tem como objetivo de estudo a segurança ocupacional dos trabalhadores do departamento de F&B na hotelaria. O estudo será aplicado ao departamento de F&B de um hotel de quatro estrelas, situado na ilha da Madeira. Nesta senda, após a revisão da literatura sobre conceitos como segurança no trabalho, ambiente de trabalho e segurança, acidentes de trabalho, foi realizada uma avaliação dos riscos ao departamento de F&B com o objetivo de analisar as ameaças a que os colaboradores estão expostos diariamente no exercício das suas funções. O estudo foi complementado por uma pesquisa qualitativa, suportada por entrevista ao diretor de operações do referido hotel, de forma a compreender a visão das chefias relativamente à aplicabilidade da segurança e saúde no trabalho, e com a qualidade de vida dos trabalhadores do departamento em estudo. Foi ainda procedido à elaboração de questionários aplicados aos colaboradores com o intuito de analisar as perspetivas relativamente à gestão de segurança aplicada pela entidade hoteleira. Os resultados mostram que a maioria dos colaboradores da entidade apresentam uma falta de conhecimento das medidas preventivas e de alguns dos perigos a que estes estão expostos. Foi possível concluir que esta falta de conhecimento é resultante da própria cultura da entidade, que apesar de recorrer a serviços externos de segurança e saúde não possuí atividades de planeamento, responsabilidades, competências, práticas, procedimentos, processos e recursos, para desenvolver a política de segurança e saúde no trabalho dentro da própria organização.
  • Fostering climate change awareness: harnessing adult-child interactions in an educational game
    Publication . Spínola, Joana Filipa Gomes; Dionísio, Mara Sofia Gomes; Bala, Paulo Alexandre Câmara
    À medida que as alterações climáticas tornam-se uma preocupação crescente, métodos eficazes de educação ambiental são essenciais para promover a consciencialização e ação. Uma das for mas de alcançar esse objetivo é através dos jogos educacionais; em particular, identificámos uma oportunidade fundamental na interação entre adultos e crianças para estimular discussões sobre sustentabilidade e alterações climáticas. Assim, este trabalho apresenta o design, desenvolvimento e avaliação de Mystiria, um jogo sério colaborativo concebido para facilitar interações significati vas entre adultos e crianças, ao mesmo tempo que sensibiliza para a sustentabilidade e alterações climáticas. Através de três mini-jogos assimétricos - focados na gestão de água, eletricidade e reci clagem - o jogo promove trabalho em equipa e comunicação num ambiente cativante e divertido. O contexto do jogo foi adaptado à Ilha da Madeira, uma vez que investigação prévia sugere que a incorporação de um contexto local aumenta a probabilidade da compreensão do tema. O jogo foi avaliado por crianças (6 - 10 anos) - considerada uma idade ideal para a aprendizagem de conceitos importantes - e adultos (pais). Através de uma colaboração com a Divisão da Conservação da Natureza e Alterações Climáticas do Funchal, o protótipo será posteriormente avaliado por profissionais das áreas de educação e sustentabilidade, com a possibilidade de ser integrado no currículo escolar. Os resultados da avaliação indicam que os componentes assimétricos de jogo - onde cada jogador desempenha tarefas distintas, mas interligadas - contribuíram significativamente para o envolvi mento e a diversão dos participantes. Os jogadores reportaram que a necessidade de comunicar para serem bem sucedidos melhorou a colaboração e transferência de conhecimento intergeracional. Adicionalmente, com os questionários e interações promovidas pelas narrativas, o jogo revelou-se eficaz em promover discussões sobre sustentabilidade. Este estudo destaca a eficácia de jogos sérios colaborativos em promover diálogo intergeracional sobre sustentabilidade e alterações climáticas, demonstrando o potencial destes jogos para reforçar a educação ambiental.
  • Linguagens artísticas híbridas e gestão de processos colaborativos em artes performativas: O Caso de Ezequiel (2021), de Norberto Cruz
    Publication . Oliveira, Luísa Marta Nunes; Emonts, Anne Martina; Dias, Teresa Maria de Moura Portugal Norton
    As artes performativas, particularmente no caso do teatro musical são, por excelência, suporte e veículo transmissor de múltiplas linguagens artísticas em estreito diálogo colaborativo e transdisciplinar, onde corpo, palavra, imagem e som, se interligam para dar origem a uma obra artística de campo expandido, com características de hibridez. Este trabalho de investigação foca-se na análise da peça de teatro musical Ezequiel (2021), de Norberto Cruz, um espetáculo que nasce na Associação de Bandolins da Madeira, fundada em 2000, e que, a partir de 2019, passou a produzir espetáculos, através do trabalho colaborativo entre indivíduos e instituições diversas, com recurso a linguagens que incluem tecnologias de multimédia (com certa interatividade), no campo visual do cenário e na construção virtual dos múltiplos espaços que compõem a narrativa das obras apresentadas. Ezequiel (2021) é um exemplo de espetáculo de teatro-tecnologia (Pimenta, 2022), que reúne diferentes disciplinas e áreas artísticas em palco, com especial enfoque no teatro como campo expandido, pelo uso de tecnologias multimédia interativas – projeção de imagens com capacidade de interatividade pelas personagens, som surround, resultando numa obra artística híbrida e com características (algo) imersivas, tanto para os seus intervenientes diretos (atores, bailarinos e músicos), como para o público.
  • Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
    Publication . Gonçalves, Geórgia Cristiana Viveiros; Fonseca, Arnaldo José Dinis
    O presente relatório de estágio, elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré Escolar e Ensino do 1.º CEB, tem como objetivo primordial a obtenção do grau de mestre nestas áreas educativas. Por conseguinte, são descritas e refletidas as três práticas pedagógicas desenvolvidas ao longo do mestrado. A primeira prática pedagógica foi realizada na valência da Educação Pré-Escolar, com um grupo de crianças de 3 e 4 anos. As duas intervenções pedagógicas subsequentes foram implementadas no 1.º Ciclo, com turmas do 2.º e 3.º ano de escolaridade. O relatório estrutura-se em três partes distintas: o Enquadramento Teórico, onde são apresentados temas cruciais para a prática docente; o Enquadramento Metodológico, que aborda a metodologia de Investigação-Ação; e as Intervenções Pedagógicas, nas quais são detalhadas as experiências em dois contextos educativos distintos. As duas primeiras intervenções pedagógicas foram desenvolvidas na mesma instituição de ensino, contrariamente à última, o que proporcionou a vivência de realidades distintas, nomeadamente as abordagens pedagógicas dos docentes e o contexto social. Na prática pedagógica realizada na Educação Pré-Escolar, as atividades foram planificadas em consonância com as temáticas propostas pela educadora cooperante. Nesta valência, foram também desenvolvidos um Projeto de Investigação-Ação, com foco nos valores da cooperação e da partilha, e um Projeto com a Comunidade Educativa. Nas intervenções pedagógicas do 1.º Ciclo do Ensino Básico, foram implementadas diversas estratégias pedagógicas para abordar os conteúdos curriculares, considerando as características individuais dos alunos, a dinâmica da turma, os seus interesses e as suas necessidades. Nestas intervenções, foram igualmente desenvolvidos Projetos com a Comunidade Educativa. Em suma, este relatório de estágio constitui um exercício reflexivo acerca deste percurso de formação inicial, evidenciando tanto as aprendizagens consolidadas como os desafios que se apresentam no decorrer da prática docente. Os ideais pedagógicos aqui expressos representam um ponto de partida para um desenvolvimento profissional contínuo, com o objetivo de alcançar a excelência no ensino e promover o bem-estar dos alunos.
  • Caracterização das famílias acompanhadas pelo Serviço de Intervenção Precoce da RAM
    Publication . Alves, João César Teixeira; Beja, Maria João Gouveia Pereira; Franco, Maria da Glória Salazar D`Eça Costa
    A caracterização das famílias acompanhadas pelo serviço de intervenção precoce na Região Autónoma da Madeira (RAM) é importante para conhecer as fragilidades das famílias que têm crianças com necessidades educativas especiais a seu cargo acompanhadas pelo Centro de Recursos Educativos Especializados de Intervenção Precoce na Infância (CREE IPI). Este estudo tem o objetivo de contribuir com informação que permita compreender melhor o estado psicológico dessas famílias. Resiliência familiar, Exaustão parental e Funcionamento familiar são conceitos proeminentes que impactam as relações familiares, suscitando a cada membro da família estratégias de coping que se revelem eficazes para enfrentar o exercício da parentalidade e outros problemas familiares, pelo que é necessário, dotar as famílias acompanhadas no CREE IPI de ferramentas que ajudem a prevenir a exaustão parental promovendo resiliência familiar e bom funcionamento familiar. O objetivo é caracterizar famílias acompanhadas pelo serviço de intervenção precoce na RAM através da análise das relações entre os níveis de resiliência familiar, exaustão parental e funcionamento familiar, estudando o papel de variáveis sociodemográficas dos pais e dos filhos acompanhados pelo serviço. A amostra é constituída por 127 pais e mães de crianças com necessidades educativas especiais residentes na ilha da Madeira com idades compreendidas entre os 23 e os 51 anos de idade que recebem apoio e acompanhamento do serviço regional de intervenção precoce na infância aos quais foram administrados a versão portuguesa da escala Walsh Family Resilience Questionnaire-WFRQ, o Questionário de avaliação da exaustão parental –QAEP traduzido e adaptado do original Parental Burnout Assessment – PBA e a versão de 15 itens do Systemic Clinical Outcome Routine Evaluation: SCORE-15 validada para a população portuguesa. Os resultados indicam que as famílias apresentam níveis considerados médios e baixos nas dimensões da resiliência familiar e nas dimensões da exaustão parental, e níveis considerados altos e baixos nas dimensões do funcionamento familiar. Nesta população foram encontradas correlações fracas, moderadas e fortes com significância estatística entre os conceitos de resiliência familiar, exaustão parental e funcionamento familiar, e foram encontradas correlações fracas e moderadas com significância estatística entre as dimensões das escalas de avaliação da resiliência familiar, exaustão parental, funcionamento familiar e variáveis sociodemográficas dos pais e dos filhos. O sistema de crenças familiares e o nível de escolaridade dos pais predizem significativamente o funcionamento familiar e foram encontradas diferenças com significância estatística entre grupos das variáveis sociodemográficas dos pais nas dimensões da resiliência familiar e do funcionamento familiar. Estes resultados revelam dados importantes para compreender melhor o estado psicológico das famílias acompanhadas pelo serviço de intervenção precoce na infância na RAM e podem ser um contributo no âmbito de eventuais reajustamentos de intervenções adicionais. No entanto, estudos mais abrangentes são recomendados em futuras investigações.
  • Para um roteiro literário das lendas da Madeira
    Publication . Rodrigues, Vanda Cristina Barradas; Paolinelli, Luísa Maria Soeiro Marinho Antunes; Almeida, António Manuel Martins de
    Com base na interseção entre Turismo, Cultura e Literatura, o objetivo desta dissertação reside na conceção de um roteiro turístico-literário que explore as lendas da Ilha da Madeira. Tendo como motivo e receio de que a literatura popular de tradição oral madeirense caia no esquecimento, surge a necessidade premente de criar este roteiro literário como um instrumento de promoção e valorização da herança cultural. A apreciação e preservação do património cultural imaterial da Ilha são essenciais perante os desafios impostos pela globalização e pelo turismo de massa, que ameaçam a autenticidade e a diversidade cultural. Com isso, este roteiro literário pretende não apenas promover o património cultural imaterial, mas também o material, e servir como uma ferramenta inovadora para enriquecer a experiência turística e garantir a transmissão das lendas às próximas gerações. Conforme mencionado anteriormente, o cerne desta dissertação é a criação de um roteiro turístico-literário que se baseie nas lendas madeirenses. Para isso, esta investigação empreenderá uma análise da intricada relação entre turismo, cultura e literatura, com especial atenção aos domínios do turismo cultural e literário, assim como ao conceito de literatura popular de tradição oral, focalizando-se nas lendas madeirenses. Em seguida, será desenvolvida uma proposta de roteiro pela Ilha da Madeira.
  • Desafios do professor numa escola de referência para o autismo
    Publication . Andrade, Tatiana Luísa Aguiar; Alves, José Ricardo Velosa Barreto Ferreira; Nóbrega, José Adérito Ferreira
    O presente documento, faz parte do Estágio Pedagógico (EP) realizado numa escola da Região durante o ano letivo de 2023/2024, como parte do Mestrado em Ensino da Educação Física da Universidade da Madeira. O objetivo é relatar o processo vivido ao longo do estágio, incluindo as diversas atividades, experiências, objetivos, expectativas e escolhas didático-pedagógicas adotadas, além de reflexões críticas e lições aprendidas. O EP está estruturado em quatro áreas principais. A Prática Letiva (PL) é o foco central, onde realizei aulas com turmas de segundo e terceiro ciclos. Essa experiência permitiu uma interação direta com os alunos e exigiu um planeamento rigoroso para promover o seu desenvolvimento integral. A Intervenção na Comunidade Escolar (AICE), abrange atividades fora da sala de aula, como a colaboração com outros docentes e a participação em eventos escolares. Já as Atividades de Integração no Meio (AIM) visam promover a inserção do estagiário na vida escolar e na comunidade. Por fim, as Atividades de Natureza Científico-Pedagógica (ACP) envolvem pesquisa e análise crítica do ensino da Educação Física. A oportunidade de lecionar e observar aulas de colegas e professores experientes enriqueceu a minha formação. Ao longo do estágio construí minha identidade como professora, experimentando um crescimento pessoal e profissional significativo. O estágio proporcionou a aquisição de competências fundamentais em pedagogia, didática e desenvolvimento social, consolidando a minha formação na área da Educação Física. Durante o Estágio Pedagógico, as atividades descritas proporcionaram experiências enriquecedoras que um futuro educador levará consigo, servindo como valiosos exemplos para a sua carreira. Como professora de Educação Física, tive a oportunidade de concretizar o meu sonho ao lecionar para uma turma em um ambiente real, enquanto explorava e aprendia a aplicar diferentes metodologias de ensino.
  • Intervenção na violência doméstica: perceções dos técnicos superiores de reinserção social sobre o programa “Contigo” na Região Autónoma da Madeira (RAM)
    Publication . Moniz, Ana Maria Calaça; Beja, Maria João Gouveia Pereira; Portugal, Alda Patrícia Marques
    O programa de intervenção “Contigo” dirigido a indivíduos condenados pelo crime de violência doméstica, ainda continua a ser pouco estudado, principalmente do ponto de vista dos técnicos que acompanham e intervêm junto dos perpetradores do género masculino. Assim, verifica-se a existência de uma lacuna de investigações acerca das perspetivas dos profissionais a respeito deste tipo de programas. Deste modo, o presente estudo assenta numa abordagem qualitativa e tem como objetivo principal compreender as perceções dos técnicos superiores de reinserção social acerca do programa de intervenção “Contigo” dirigido a agressores conjugais na Região Autónoma da Madeira (RAM). Participaram oito técnicos do género feminino (n=7) e do género masculino (n=1), apresentando idades que variam entre os 29 aos 58 anos. A análise temática das entrevistas semiestruturadas realizadas aos técnicos permitiu identificar seis temas principais: 1) Programa; 2) Participantes; 3) Implicações e desafios; 4) Sugestões; 5) Avaliação; e 6) Perspectivas futuras. Os resultados, de um modo geral indicam que o programa cumpre os seus objetivos e apresenta resultados positivos.