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Dissertações de Mestrado

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Recent Submissions

Now showing 1 - 10 of 2023
  • Fostering climate change awareness: harnessing adult-child interactions in an educational game
    Publication . Spínola, Joana Filipa Gomes; Dionísio, Mara Sofia Gomes; Bala, Paulo Alexandre Câmara
    À medida que as alterações climáticas tornam-se uma preocupação crescente, métodos eficazes de educação ambiental são essenciais para promover a consciencialização e ação. Uma das for mas de alcançar esse objetivo é através dos jogos educacionais; em particular, identificámos uma oportunidade fundamental na interação entre adultos e crianças para estimular discussões sobre sustentabilidade e alterações climáticas. Assim, este trabalho apresenta o design, desenvolvimento e avaliação de Mystiria, um jogo sério colaborativo concebido para facilitar interações significati vas entre adultos e crianças, ao mesmo tempo que sensibiliza para a sustentabilidade e alterações climáticas. Através de três mini-jogos assimétricos - focados na gestão de água, eletricidade e reci clagem - o jogo promove trabalho em equipa e comunicação num ambiente cativante e divertido. O contexto do jogo foi adaptado à Ilha da Madeira, uma vez que investigação prévia sugere que a incorporação de um contexto local aumenta a probabilidade da compreensão do tema. O jogo foi avaliado por crianças (6 - 10 anos) - considerada uma idade ideal para a aprendizagem de conceitos importantes - e adultos (pais). Através de uma colaboração com a Divisão da Conservação da Natureza e Alterações Climáticas do Funchal, o protótipo será posteriormente avaliado por profissionais das áreas de educação e sustentabilidade, com a possibilidade de ser integrado no currículo escolar. Os resultados da avaliação indicam que os componentes assimétricos de jogo - onde cada jogador desempenha tarefas distintas, mas interligadas - contribuíram significativamente para o envolvi mento e a diversão dos participantes. Os jogadores reportaram que a necessidade de comunicar para serem bem sucedidos melhorou a colaboração e transferência de conhecimento intergeracional. Adicionalmente, com os questionários e interações promovidas pelas narrativas, o jogo revelou-se eficaz em promover discussões sobre sustentabilidade. Este estudo destaca a eficácia de jogos sérios colaborativos em promover diálogo intergeracional sobre sustentabilidade e alterações climáticas, demonstrando o potencial destes jogos para reforçar a educação ambiental.
  • Linguagens artísticas híbridas e gestão de processos colaborativos em artes performativas: O Caso de Ezequiel (2021), de Norberto Cruz
    Publication . Oliveira, Luísa Marta Nunes; Emonts, Anne Martina; Dias, Teresa Maria de Moura Portugal Norton
    As artes performativas, particularmente no caso do teatro musical são, por excelência, suporte e veículo transmissor de múltiplas linguagens artísticas em estreito diálogo colaborativo e transdisciplinar, onde corpo, palavra, imagem e som, se interligam para dar origem a uma obra artística de campo expandido, com características de hibridez. Este trabalho de investigação foca-se na análise da peça de teatro musical Ezequiel (2021), de Norberto Cruz, um espetáculo que nasce na Associação de Bandolins da Madeira, fundada em 2000, e que, a partir de 2019, passou a produzir espetáculos, através do trabalho colaborativo entre indivíduos e instituições diversas, com recurso a linguagens que incluem tecnologias de multimédia (com certa interatividade), no campo visual do cenário e na construção virtual dos múltiplos espaços que compõem a narrativa das obras apresentadas. Ezequiel (2021) é um exemplo de espetáculo de teatro-tecnologia (Pimenta, 2022), que reúne diferentes disciplinas e áreas artísticas em palco, com especial enfoque no teatro como campo expandido, pelo uso de tecnologias multimédia interativas – projeção de imagens com capacidade de interatividade pelas personagens, som surround, resultando numa obra artística híbrida e com características (algo) imersivas, tanto para os seus intervenientes diretos (atores, bailarinos e músicos), como para o público.
  • Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
    Publication . Gonçalves, Geórgia Cristiana Viveiros; Fonseca, Arnaldo José Dinis
    O presente relatório de estágio, elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré Escolar e Ensino do 1.º CEB, tem como objetivo primordial a obtenção do grau de mestre nestas áreas educativas. Por conseguinte, são descritas e refletidas as três práticas pedagógicas desenvolvidas ao longo do mestrado. A primeira prática pedagógica foi realizada na valência da Educação Pré-Escolar, com um grupo de crianças de 3 e 4 anos. As duas intervenções pedagógicas subsequentes foram implementadas no 1.º Ciclo, com turmas do 2.º e 3.º ano de escolaridade. O relatório estrutura-se em três partes distintas: o Enquadramento Teórico, onde são apresentados temas cruciais para a prática docente; o Enquadramento Metodológico, que aborda a metodologia de Investigação-Ação; e as Intervenções Pedagógicas, nas quais são detalhadas as experiências em dois contextos educativos distintos. As duas primeiras intervenções pedagógicas foram desenvolvidas na mesma instituição de ensino, contrariamente à última, o que proporcionou a vivência de realidades distintas, nomeadamente as abordagens pedagógicas dos docentes e o contexto social. Na prática pedagógica realizada na Educação Pré-Escolar, as atividades foram planificadas em consonância com as temáticas propostas pela educadora cooperante. Nesta valência, foram também desenvolvidos um Projeto de Investigação-Ação, com foco nos valores da cooperação e da partilha, e um Projeto com a Comunidade Educativa. Nas intervenções pedagógicas do 1.º Ciclo do Ensino Básico, foram implementadas diversas estratégias pedagógicas para abordar os conteúdos curriculares, considerando as características individuais dos alunos, a dinâmica da turma, os seus interesses e as suas necessidades. Nestas intervenções, foram igualmente desenvolvidos Projetos com a Comunidade Educativa. Em suma, este relatório de estágio constitui um exercício reflexivo acerca deste percurso de formação inicial, evidenciando tanto as aprendizagens consolidadas como os desafios que se apresentam no decorrer da prática docente. Os ideais pedagógicos aqui expressos representam um ponto de partida para um desenvolvimento profissional contínuo, com o objetivo de alcançar a excelência no ensino e promover o bem-estar dos alunos.
  • Caracterização das famílias acompanhadas pelo Serviço de Intervenção Precoce da RAM
    Publication . Alves, João César Teixeira; Beja, Maria João Gouveia Pereira; Franco, Maria da Glória Salazar D`Eça Costa
    A caracterização das famílias acompanhadas pelo serviço de intervenção precoce na Região Autónoma da Madeira (RAM) é importante para conhecer as fragilidades das famílias que têm crianças com necessidades educativas especiais a seu cargo acompanhadas pelo Centro de Recursos Educativos Especializados de Intervenção Precoce na Infância (CREE IPI). Este estudo tem o objetivo de contribuir com informação que permita compreender melhor o estado psicológico dessas famílias. Resiliência familiar, Exaustão parental e Funcionamento familiar são conceitos proeminentes que impactam as relações familiares, suscitando a cada membro da família estratégias de coping que se revelem eficazes para enfrentar o exercício da parentalidade e outros problemas familiares, pelo que é necessário, dotar as famílias acompanhadas no CREE IPI de ferramentas que ajudem a prevenir a exaustão parental promovendo resiliência familiar e bom funcionamento familiar. O objetivo é caracterizar famílias acompanhadas pelo serviço de intervenção precoce na RAM através da análise das relações entre os níveis de resiliência familiar, exaustão parental e funcionamento familiar, estudando o papel de variáveis sociodemográficas dos pais e dos filhos acompanhados pelo serviço. A amostra é constituída por 127 pais e mães de crianças com necessidades educativas especiais residentes na ilha da Madeira com idades compreendidas entre os 23 e os 51 anos de idade que recebem apoio e acompanhamento do serviço regional de intervenção precoce na infância aos quais foram administrados a versão portuguesa da escala Walsh Family Resilience Questionnaire-WFRQ, o Questionário de avaliação da exaustão parental –QAEP traduzido e adaptado do original Parental Burnout Assessment – PBA e a versão de 15 itens do Systemic Clinical Outcome Routine Evaluation: SCORE-15 validada para a população portuguesa. Os resultados indicam que as famílias apresentam níveis considerados médios e baixos nas dimensões da resiliência familiar e nas dimensões da exaustão parental, e níveis considerados altos e baixos nas dimensões do funcionamento familiar. Nesta população foram encontradas correlações fracas, moderadas e fortes com significância estatística entre os conceitos de resiliência familiar, exaustão parental e funcionamento familiar, e foram encontradas correlações fracas e moderadas com significância estatística entre as dimensões das escalas de avaliação da resiliência familiar, exaustão parental, funcionamento familiar e variáveis sociodemográficas dos pais e dos filhos. O sistema de crenças familiares e o nível de escolaridade dos pais predizem significativamente o funcionamento familiar e foram encontradas diferenças com significância estatística entre grupos das variáveis sociodemográficas dos pais nas dimensões da resiliência familiar e do funcionamento familiar. Estes resultados revelam dados importantes para compreender melhor o estado psicológico das famílias acompanhadas pelo serviço de intervenção precoce na infância na RAM e podem ser um contributo no âmbito de eventuais reajustamentos de intervenções adicionais. No entanto, estudos mais abrangentes são recomendados em futuras investigações.
  • Para um roteiro literário das lendas da Madeira
    Publication . Rodrigues, Vanda Cristina Barradas; Paolinelli, Luísa Maria Soeiro Marinho Antunes; Almeida, António Manuel Martins de
    Com base na interseção entre Turismo, Cultura e Literatura, o objetivo desta dissertação reside na conceção de um roteiro turístico-literário que explore as lendas da Ilha da Madeira. Tendo como motivo e receio de que a literatura popular de tradição oral madeirense caia no esquecimento, surge a necessidade premente de criar este roteiro literário como um instrumento de promoção e valorização da herança cultural. A apreciação e preservação do património cultural imaterial da Ilha são essenciais perante os desafios impostos pela globalização e pelo turismo de massa, que ameaçam a autenticidade e a diversidade cultural. Com isso, este roteiro literário pretende não apenas promover o património cultural imaterial, mas também o material, e servir como uma ferramenta inovadora para enriquecer a experiência turística e garantir a transmissão das lendas às próximas gerações. Conforme mencionado anteriormente, o cerne desta dissertação é a criação de um roteiro turístico-literário que se baseie nas lendas madeirenses. Para isso, esta investigação empreenderá uma análise da intricada relação entre turismo, cultura e literatura, com especial atenção aos domínios do turismo cultural e literário, assim como ao conceito de literatura popular de tradição oral, focalizando-se nas lendas madeirenses. Em seguida, será desenvolvida uma proposta de roteiro pela Ilha da Madeira.
  • Desafios do professor numa escola de referência para o autismo
    Publication . Andrade, Tatiana Luísa Aguiar; Alves, José Ricardo Velosa Barreto Ferreira; Nóbrega, José Adérito Ferreira
    O presente documento, faz parte do Estágio Pedagógico (EP) realizado numa escola da Região durante o ano letivo de 2023/2024, como parte do Mestrado em Ensino da Educação Física da Universidade da Madeira. O objetivo é relatar o processo vivido ao longo do estágio, incluindo as diversas atividades, experiências, objetivos, expectativas e escolhas didático-pedagógicas adotadas, além de reflexões críticas e lições aprendidas. O EP está estruturado em quatro áreas principais. A Prática Letiva (PL) é o foco central, onde realizei aulas com turmas de segundo e terceiro ciclos. Essa experiência permitiu uma interação direta com os alunos e exigiu um planeamento rigoroso para promover o seu desenvolvimento integral. A Intervenção na Comunidade Escolar (AICE), abrange atividades fora da sala de aula, como a colaboração com outros docentes e a participação em eventos escolares. Já as Atividades de Integração no Meio (AIM) visam promover a inserção do estagiário na vida escolar e na comunidade. Por fim, as Atividades de Natureza Científico-Pedagógica (ACP) envolvem pesquisa e análise crítica do ensino da Educação Física. A oportunidade de lecionar e observar aulas de colegas e professores experientes enriqueceu a minha formação. Ao longo do estágio construí minha identidade como professora, experimentando um crescimento pessoal e profissional significativo. O estágio proporcionou a aquisição de competências fundamentais em pedagogia, didática e desenvolvimento social, consolidando a minha formação na área da Educação Física. Durante o Estágio Pedagógico, as atividades descritas proporcionaram experiências enriquecedoras que um futuro educador levará consigo, servindo como valiosos exemplos para a sua carreira. Como professora de Educação Física, tive a oportunidade de concretizar o meu sonho ao lecionar para uma turma em um ambiente real, enquanto explorava e aprendia a aplicar diferentes metodologias de ensino.
  • Intervenção na violência doméstica: perceções dos técnicos superiores de reinserção social sobre o programa “Contigo” na Região Autónoma da Madeira (RAM)
    Publication . Moniz, Ana Maria Calaça; Beja, Maria João Gouveia Pereira; Portugal, Alda Patrícia Marques
    O programa de intervenção “Contigo” dirigido a indivíduos condenados pelo crime de violência doméstica, ainda continua a ser pouco estudado, principalmente do ponto de vista dos técnicos que acompanham e intervêm junto dos perpetradores do género masculino. Assim, verifica-se a existência de uma lacuna de investigações acerca das perspetivas dos profissionais a respeito deste tipo de programas. Deste modo, o presente estudo assenta numa abordagem qualitativa e tem como objetivo principal compreender as perceções dos técnicos superiores de reinserção social acerca do programa de intervenção “Contigo” dirigido a agressores conjugais na Região Autónoma da Madeira (RAM). Participaram oito técnicos do género feminino (n=7) e do género masculino (n=1), apresentando idades que variam entre os 29 aos 58 anos. A análise temática das entrevistas semiestruturadas realizadas aos técnicos permitiu identificar seis temas principais: 1) Programa; 2) Participantes; 3) Implicações e desafios; 4) Sugestões; 5) Avaliação; e 6) Perspectivas futuras. Os resultados, de um modo geral indicam que o programa cumpre os seus objetivos e apresenta resultados positivos.
  • Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
    Publication . Ribeiro, Ana Clara Nunes; Fonseca, Arnaldo José Dinis
    O presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, com o intuito de obter o grau de mestre. Neste sentido, pretende-se descrever e refletir acerca das três práticas pedagógicas. Quanto à sua estrutura, este relatório está dividido em três grandes partes, sendo elas, o Enquadramento Teórico, onde são abordadas algumas temáticas acerca da prática docente, o Enquadramento Metodológico, que apresenta a metodologia de Investigação Ação e as Intervenções Pedagógicas, onde são explicitadas as experiências de aprendizagem, de cada prática pedagógica. Relativamente às práticas pedagógicas, a primeira foi realizada na vertente da Educação Pré-Escolar, com crianças entre os 3 e os 4 anos, na qual foi desenvolvido um projeto de Investigação-Ação, que abordava a temática da motivação e do lúdico. A segunda e terceira prática pedagógica foram realizadas na vertente do 1.º CEB, com turmas do 1.º e 4.º ano de escolaridade. Todas as práticas foram realizadas em diferentes contextos, o que possibilitou uma perceção mais ampla das diversas formas de trabalho. Um dos aspetos que as três práticas pedagógicas têm em comum é a implementação de atividades lúdicas para a abordagem dos temas e conteúdos, fornecidos pelas docentes cooperantes. Além disso, as estratégias utlizadas sempre tiveram em conta as caraterísticas, os interesses e as necessidades das crianças, promovendo um ambiente educativo envolvente e eficaz. Desta forma, este relatório compõe um conjunto de experiências, conhecimentos e aprendizagens adquiridas, ao longo destes cinco anos de formação académica, que serão fundamentais para o meu futuro profissional, enquanto docente.
  • Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
    Publication . Faria, Nathaly Isabella de Abreu; Fernandes, Adérita Cristina Pereira
    O presente relatório de estágio surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e representa o culminar da minha trajetória académica, articulando os conhecimentos teóricos com a práxis, com vista à obtenção do grau de mestre. Encontra-se, deste modo, estruturado em duas partes complementares: a Parte I, intitulada Enquadramento Teórico e Metodológico, apresenta conjunturas teóricas e metodológicas que sustentam as Práticas Pedagógicas desenvolvidas em diversos contextos educativos descritas na segunda parte. A parte II, denominada Prática Pedagógica, carateriza e analisa momentos de aprendizagem vivenciados em Educação Pré-Escolar e em 1.º Ciclo do Ensino Básico, especificamente em turmas de 2.º e 3.º anos de escolaridade. Na prática pedagógica de Educação Pré-Escolar houve a necessidade de realizar a metodologia de Investigação-Ação com o objetivo de aperfeiçoar várias problemáticas detetadas no decurso do estágio, tendo por base a seguinte questão-problema: “Como Promover as Boas Relações Interpessoais entre as Crianças na Sala de Jardim de Infância?”. No caso das práticas pedagógicas do 2.º e 3.º anos não houve essa necessidade, já que todas as atividades foram planeadas tendo em conta quer as necessidades, quer as potencialidades dos alunos. Assim, este relatório evidencia uma compilação de vivências educativas, o qual teve como alicerce tornar a/o criança/aluno o principal protagonista na construção da sua aprendizagem e a ação do docente como mediador, planificando consoante as caraterísticas de todas as crianças, propiciando um ambiente de aprendizagem estimulante e desafiador, no qual as crianças pudessem explorar as suas potencialidades e construir o seu conhecimento de forma ativa e significativa, avaliando e refletindo sobre a própria prática.
  • Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
    Publication . Andrade, Sílvia Freitas; Fonseca, Arnaldo José Dinis
    O presente relatório de estágio é parte integrante do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e tem como objetivo principal a obtenção de grau de mestre nestas áreas de formação. Neste sentido, procura-se apresentar de forma crítica e reflexiva o trabalho desenvolvido ao longo das três práticas pedagógicas. A primeira foi concretizada na valência da Educação Pré-Escolar, com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os 2 e os 3 anos. As duas intervenções pedagógicas posteriores foram realizadas na vertente do 1.º Ciclo, com turmas do 2.º e 3.º ano de escolaridade. Assim sendo, este documento encontra-se organizado em três partes: Enquadramento Teórico, Enquadramento Metodológico e Intervenções Pedagógicas. A primeira parte apresenta um conjunto de pressupostos teóricos inerentes à prática docente, a segunda aborda a metodologia de Investigação-Ação e a terceira expõe os contextos educativos onde decorreram as práticas e alguns momentos de aprendizagem. Relativamente às intervenções pedagógicas, as duas primeiras foram desenvolvidas na mesma instituição de ensino, porém em edifícios diferentes, enquanto a terceira foi realizada noutra escola. Assim, foi possível experienciar e vivenciar realidades distintas, não só em termos de abordagens pedagógicas dos docentes, mas também a nível de organização e recursos tecnológicos. Na intervenção pedagógica efetuada na Educação Pré-Escolar, as atividades foram planificadas tendo em conta as temáticas propostas pela educadora cooperante. Além disso, foi desenvolvido um projeto de Investigação-Ação, que incidia na temática das interações, no qual procurou-se dar resposta à seguinte questão: “Como promover as interações sociais positivas entre os elementos do grupo de crianças da sala x?”. Nas práticas pedagógicas do 1.º Ciclo, foram implementadas estratégias pedagógicas diversificadas para abordar os conteúdos curriculares sempre com o intuito de promover aprendizagens significativas. Deste modo, este relatório reúne um conjunto de aprendizagens e experiências adquiridas no decorrer da formação inicial para a docência, refletindo a importância de promover a participação ativa das crianças e alunos na construção do seu próprio conhecimento. Além disso, destaca-se a postura reflexiva do docente como um elemento essencial para a melhoria contínua da prática.