Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

O presente relatório de estágio, elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré Escolar e Ensino do 1.º CEB, tem como objetivo primordial a obtenção do grau de mestre nestas áreas educativas. Por conseguinte, são descritas e refletidas as três práticas pedagógicas desenvolvidas ao longo do mestrado. A primeira prática pedagógica foi realizada na valência da Educação Pré-Escolar, com um grupo de crianças de 3 e 4 anos. As duas intervenções pedagógicas subsequentes foram implementadas no 1.º Ciclo, com turmas do 2.º e 3.º ano de escolaridade. O relatório estrutura-se em três partes distintas: o Enquadramento Teórico, onde são apresentados temas cruciais para a prática docente; o Enquadramento Metodológico, que aborda a metodologia de Investigação-Ação; e as Intervenções Pedagógicas, nas quais são detalhadas as experiências em dois contextos educativos distintos. As duas primeiras intervenções pedagógicas foram desenvolvidas na mesma instituição de ensino, contrariamente à última, o que proporcionou a vivência de realidades distintas, nomeadamente as abordagens pedagógicas dos docentes e o contexto social. Na prática pedagógica realizada na Educação Pré-Escolar, as atividades foram planificadas em consonância com as temáticas propostas pela educadora cooperante. Nesta valência, foram também desenvolvidos um Projeto de Investigação-Ação, com foco nos valores da cooperação e da partilha, e um Projeto com a Comunidade Educativa. Nas intervenções pedagógicas do 1.º Ciclo do Ensino Básico, foram implementadas diversas estratégias pedagógicas para abordar os conteúdos curriculares, considerando as características individuais dos alunos, a dinâmica da turma, os seus interesses e as suas necessidades. Nestas intervenções, foram igualmente desenvolvidos Projetos com a Comunidade Educativa. Em suma, este relatório de estágio constitui um exercício reflexivo acerca deste percurso de formação inicial, evidenciando tanto as aprendizagens consolidadas como os desafios que se apresentam no decorrer da prática docente. Os ideais pedagógicos aqui expressos representam um ponto de partida para um desenvolvimento profissional contínuo, com o objetivo de alcançar a excelência no ensino e promover o bem-estar dos alunos.
This internship report, prepared within the scope of the Master's Degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st CEB, has as its primary objective the obtaining of a master's degree in these educational areas. To this end, the three pedagogical practices developed throughout the master's degree are described and reflected. The first pedagogical practice was carried out in the Pre-School Education area, with a group of 3 and 4-year-old children. The two subsequent pedagogical interventions were implemented in the 1st Cycle, with classes in the 2nd and 3rd year of schooling. The report is structured in three distinct parts: the Theoretical Framework, where crucial themes for teaching practice are presented; the Methodological Framework, which addresses the methodology of Research-implementation; and the Pedagogical Interventions, where the experiences in two different educational contexts are detailed. The first two pedagogical interventions were developed in the same educational institution, unlike the last one, which provided the experience of different realities, namely the pedagogical approaches of the teachers and the social context. In the pedagogical practice carried out in Pre-School Education, the activities were planned in line with the themes proposed by the cooperating educator. In this area, an Research implementation Project was also developed, focusing on the values of cooperation, and sharing, and a Project with the Educational Community. In the pedagogical interventions of the 1st Cycle of Basic Education, several pedagogical strategies were implemented to address the curricular contents, considering the individual characteristics of the students, the dynamics of the class, their interests and their needs. In these interventions, projects were also developed with the educational community. In short, this internship report is a reflective exercise about this initial training path, highlighting both the consolidated learning and the challenges that arise during the teaching practice. The pedagogical ideals expressed here represent a starting point for continuous professional development, with the aim of achieving excellence in teaching and promoting the well-being of students.

Description

Keywords

Educação Pré-Escolar 1.º Ciclo do Ensino Básico Prática pedagógica Investigação-ação Formação docente Intervenções pedagógicas Pre-School Education 1st Cycle of Basic Education Pedagogical practice Action research Teacher training Pedagogical interventions Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Faculdade de Ciências Sociais

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License