Browsing by Issue Date, starting with "2025-05-06"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Gonçalves, Geórgia Cristiana Viveiros; Fonseca, Arnaldo José DinisO presente relatório de estágio, elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré Escolar e Ensino do 1.º CEB, tem como objetivo primordial a obtenção do grau de mestre nestas áreas educativas. Por conseguinte, são descritas e refletidas as três práticas pedagógicas desenvolvidas ao longo do mestrado. A primeira prática pedagógica foi realizada na valência da Educação Pré-Escolar, com um grupo de crianças de 3 e 4 anos. As duas intervenções pedagógicas subsequentes foram implementadas no 1.º Ciclo, com turmas do 2.º e 3.º ano de escolaridade. O relatório estrutura-se em três partes distintas: o Enquadramento Teórico, onde são apresentados temas cruciais para a prática docente; o Enquadramento Metodológico, que aborda a metodologia de Investigação-Ação; e as Intervenções Pedagógicas, nas quais são detalhadas as experiências em dois contextos educativos distintos. As duas primeiras intervenções pedagógicas foram desenvolvidas na mesma instituição de ensino, contrariamente à última, o que proporcionou a vivência de realidades distintas, nomeadamente as abordagens pedagógicas dos docentes e o contexto social. Na prática pedagógica realizada na Educação Pré-Escolar, as atividades foram planificadas em consonância com as temáticas propostas pela educadora cooperante. Nesta valência, foram também desenvolvidos um Projeto de Investigação-Ação, com foco nos valores da cooperação e da partilha, e um Projeto com a Comunidade Educativa. Nas intervenções pedagógicas do 1.º Ciclo do Ensino Básico, foram implementadas diversas estratégias pedagógicas para abordar os conteúdos curriculares, considerando as características individuais dos alunos, a dinâmica da turma, os seus interesses e as suas necessidades. Nestas intervenções, foram igualmente desenvolvidos Projetos com a Comunidade Educativa. Em suma, este relatório de estágio constitui um exercício reflexivo acerca deste percurso de formação inicial, evidenciando tanto as aprendizagens consolidadas como os desafios que se apresentam no decorrer da prática docente. Os ideais pedagógicos aqui expressos representam um ponto de partida para um desenvolvimento profissional contínuo, com o objetivo de alcançar a excelência no ensino e promover o bem-estar dos alunos.