Browsing by Issue Date, starting with "2024-12-18"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- A relação entre a intensidade e o volume de treino com a ocorrência de lesões musculares em jogadores de futebol profissionaisPublication . Mendes, Milton; Gouveia, Élvio Rúbio Quintal; Martins, João Francisco PestanaUm dos maiores desafios que os jogadores profissionais de futebol enfrentam ao longo das suas carreiras são as lesões desportivas. Níveis excessivos ou insuficientes de carga de trabalho podem levar a fadiga crónica e aumentar o risco de lesões musculares. O objetivo deste estudo foi analisar a relação entre a ocorrência de lesões musculares e as variáveis locomotoras em termos de volume e intensidade durante a pré-época e a primeira fase competitiva, considerando duas épocas desportivas diferentes dentro de uma mesma equipa. Participaram neste estudo 53 jogadores de futebol masculino (25,0 ± 4,3 anos; 180,5 ± 5,8 cm; 76,2 ± 6,9 kg) de um clube profissional da Primeira Liga Portuguesa. Os resultados mostraram uma interação significativa entre as duas épocas e os dois momentos da época para a distância total [.65, F (1, 51) = 28.1, p < .001], corrida em alta velocidade [.91, F (1, 51) = 5.92, p = .026], acelerações [.75, F (1, 51) = 16.8, p < .001], desacelerações [.87, F (1, 51) = 7.8, p = .007], metros percorridos por minuto [.43, F (1, 51) = 67.7, p < .001], metros máximos percorridos por minuto [.49, F (1, 51) = 52.4, p < .001] e tempo total de todas as sessões semanais de treino [.74, F (1, 51) = 17.9, p < .001]. Os nossos resultados indicam que quanto maior o volume e a intensidade dos níveis de carga de trabalho, menor é a probabilidade de os jogadores sofrerem lesões musculares nas duas primeiras fases de uma época desportiva. Investigações futuras poderão beneficiar da inclusão de mais variáveis e da integração de outros clubes no estudo.
- A formação transformadora do professor de educação física no estágio pedagógicoPublication . Caldas, Rodrigo Gomes; Correia, Ana Luísa Rodrigues Figueira de SousaO Relatório de Estágio marca a conclusão do culminar da intervenção pedagógica no contexto escolar no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundário da Universidade da Madeira. O Estágio Pedagógico foi realizado durante o ano letivo 2023/2024 na Escola Secundária Jaime Moniz, numa turma de 12º ano. Por meio deste relatório, tenho como objetivo realizar uma análise e reflexão crítica sobre toda a experiência vivida, avaliando como o esforço e a dedicação aplicados contribuíram para o meu crescimento como futuro professor. A prática dos conhecimentos adquiridos durante a formação académica possibilitou-me o fortalecimento de competências nas áreas pedagógicas, científica e relacional. Ao longo do estágio foi possível entender e sentir os desafios que o professor enfrenta dentro e fora do contexto de aula. Desafios que me fizeram crescer e perceber o impacto que o professor de EF pode ter nos alunos, quando estes se sentem motivados em entender a importância da EF e não só vê la como uma disciplina para subir a média. A própria relação estabelecida entre o professor-aluno vai muito além, daquela que é realizada no contexto de aula, é construída no antes e pós aula, sendo isto possível com dedicação, foco, humildade e boa disposição de ambas as partes, sempre com a consciência de que nem sempre estamos nos nossos melhores dias. Sendo assim, o facto de o Estágio Pedagógico ter sido realizado numa turma do fim da escolaridade obrigatória, o principal objetivo foi desenvolver e consolidar hábitos de vida saudáveis e transmitir meios para que estes possam manter esse estilo de vida ao longo do seu percurso.
- Astroturismo: proposta de um roteiro para observar as estrelas e outros corpos celestesPublication . Rodrigues, Ana Isabel Rodrigues; Gouveia, Ricardo Nuno Teixeira de; Machado, Luiz Tadeu Milheiro de Menezes PintoA crescente procura de novos destinos, experiências e culturas diferentes, bem como a necessidade de contacto com o património natural e cultural e a vontade de vivenciar momentos únicos e inovadores são as principais caraterísticas do turismo nos dias de hoje. Vinculado ao turismo de natureza, ao turismo de experiência e ao turismo científico, o astroturismo aparece como uma prática recente de turismo em destinos de céus com pouca contaminação luminosa. Esta modalidade combina recreação, ócio e conhecimento astronómico com a consciência da importância do resguardo do céu noturno, atraindo turistas que valorizam a natureza nos lugares que visitam. Como consequência do crescimento acelerado da contaminação luminosa, verifica-se um aumento da procura de espaços com céus de alta qualidade para a contemplação do cosmos tanto por profissionais e astrónomos amadores como por amantes da astronomia e da natureza. Este projeto pretende conceber um modelo de negócios baseado na metodologia Canvas e analisar a viabilidade financeira do desenvolvimento de uma oferta de produtos e serviços astroturísticos, alinhado com os pilares estratégicos definidos na Estratégia do Setor do Turismo da Região Autónoma da Madeira do período 2022–2027. Prevê a conceptualização de uma proposta turística, que inclua a observação da Via Láctea, o contacto com natureza e a divulgação da relação que existe entre a astronomia e a nossa história como povo navegante, como uma forma de dar resposta à necessidade de diversificar e reforçar a competitividade da Ilha da Madeira como destino insular, atraindo novos nichos de mercado e fidelizando os turistas atuais. Foi seguida a estrutura habitual de um modelo e plano de negócio, com a análise de mercado, análise setorial, definição das componentes do modelo de negócios Canvas e do mix de marketing, apoiando uma proposta de valor diferenciada e personalizada para atender o mercado. Por fim, efetuou-se a análise financeira que permite concluir a viabilidade e interesse de um empreendimento desta natureza, considerando-se pertinente a sua implementação.
- Estratégia de comunicação cultural na Biblioteca Municipal de Machico – Francisco Álvares de Nóbrega: relatório de estágio de mestradoPublication . Gouveia, Cláudia Patrícia Rodrigues; Mateus, Samuel André AlvesO estágio realizado no âmbito do mestrado em Gestão Cultural, na Universidade da Madeira teve como propósito central, compreender as estratégias de comunicação da Biblioteca Municipal de Machico – Francisco Álvares de Nóbrega, localizada no concelho de Machico. Neste trabalho, são descritas as atividades realizadas durante as 640 horas de estágio, na referida biblioteca, com uma revisão bibliográfica que aborda a interação entre comunicação, cultura e o papel desempenhado pelas bibliotecas. O objetivo principal da pesquisa foi analisar a comunicação atual dos serviços culturais oferecidos pela biblioteca. A metodologia empregada envolveu a comparação de diferentes abordagens comunicacionais que ocorrem nas bibliotecas, procurando relacioná-las com a realidade observada na biblioteca de Machico. Foram analisadas e avaliadas as capacidades de comunicação, tanto interna quanto externa, da biblioteca, assim como a comunicação organizacional que permitiu identificar e criticar limitações. Os resultados indicaram que a comunicação e as atividades culturais da biblioteca de Machico têm áreas passíveis de melhoria, as quais podem ser abordadas por meio da elaboração de um plano de comunicação. Esse planeamento visa estabelecer ações que auxiliem na divulgação de informações, na promoção de eventos culturais e literários e na procura por novos públicos, sem deixar de fortalecer os vínculos com o público já existente. O presente relatório descreve as atividades realizadas durante o estágio na área da comunicação, fornecendo uma reflexão sobre a complexidade dessas ações e a importância da comunicação numa biblioteca.
- Criação da Escola Superior Artística da Madeira: estudo de viabilidadePublication . Vargem, Maria de Fátima Perestrelo da; Franco, Mara José Sousa; Gouveia, Ricardo Nuno TeixeiraA Região Autónoma da Madeira é caraterizada pela sua grande aposta em cartazes turísticos que envolvem eventos culturais e artísticos. Existem diversas entidades que oferecem formação artística não superior aos residentes da Região, todavia, não há nenhuma instituição de ensino superior que o faça exclusivamente. Com o intuito de captar e manter o talento artístico deste arquipélago, elaborou-se este projeto que visa estudar a viabilidade da criação da Escola Superior Artística da Madeira. Para a investigação, utilizou-se uma metodologia mista, isto é, foram adotados métodos qualitativos e quantitativos. Estes penúltimos corresponderam à análise documental sobre diversos temas e entrevistas a grupos focais, enquanto os últimos permitiram avaliar as respostas do inquérito aplicado à população madeirense. A metodologia quantitativa possibilitou recolher dados de 149 inquiridos, o que indica um grau de importância elevado na criação desta instituição. A partir das ferramentas metódicas, apurou-se que a criação de uma escola superior artística é uma necessidade moderada. Este projeto mostra um estudo prático aprofundado da análise de viabilidade de uma escola superior — tendo sido possível constatar, pela análise do micro e macroambiente, que este é sim viável em termos financeiros —, pelo que, futuramente, pode ser um meio facilitador para empresários e investidores. É importante referir que houve algumas limitações neste estudo, especialmente, a dificuldade em inquirir jovens menores de idade.
- Desafios do professor numa escola de referência para o autismoPublication . Andrade, Tatiana Luísa Aguiar; Alves, José Ricardo Velosa Barreto Ferreira; Nóbrega, José Adérito FerreiraO presente documento, faz parte do Estágio Pedagógico (EP) realizado numa escola da Região durante o ano letivo de 2023/2024, como parte do Mestrado em Ensino da Educação Física da Universidade da Madeira. O objetivo é relatar o processo vivido ao longo do estágio, incluindo as diversas atividades, experiências, objetivos, expectativas e escolhas didático-pedagógicas adotadas, além de reflexões críticas e lições aprendidas. O EP está estruturado em quatro áreas principais. A Prática Letiva (PL) é o foco central, onde realizei aulas com turmas de segundo e terceiro ciclos. Essa experiência permitiu uma interação direta com os alunos e exigiu um planeamento rigoroso para promover o seu desenvolvimento integral. A Intervenção na Comunidade Escolar (AICE), abrange atividades fora da sala de aula, como a colaboração com outros docentes e a participação em eventos escolares. Já as Atividades de Integração no Meio (AIM) visam promover a inserção do estagiário na vida escolar e na comunidade. Por fim, as Atividades de Natureza Científico-Pedagógica (ACP) envolvem pesquisa e análise crítica do ensino da Educação Física. A oportunidade de lecionar e observar aulas de colegas e professores experientes enriqueceu a minha formação. Ao longo do estágio construí minha identidade como professora, experimentando um crescimento pessoal e profissional significativo. O estágio proporcionou a aquisição de competências fundamentais em pedagogia, didática e desenvolvimento social, consolidando a minha formação na área da Educação Física. Durante o Estágio Pedagógico, as atividades descritas proporcionaram experiências enriquecedoras que um futuro educador levará consigo, servindo como valiosos exemplos para a sua carreira. Como professora de Educação Física, tive a oportunidade de concretizar o meu sonho ao lecionar para uma turma em um ambiente real, enquanto explorava e aprendia a aplicar diferentes metodologias de ensino.