Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A formação transformadora do professor de educação física no estágio pedagógico

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

O Relatório de Estágio marca a conclusão do culminar da intervenção pedagógica no contexto escolar no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundário da Universidade da Madeira. O Estágio Pedagógico foi realizado durante o ano letivo 2023/2024 na Escola Secundária Jaime Moniz, numa turma de 12º ano. Por meio deste relatório, tenho como objetivo realizar uma análise e reflexão crítica sobre toda a experiência vivida, avaliando como o esforço e a dedicação aplicados contribuíram para o meu crescimento como futuro professor. A prática dos conhecimentos adquiridos durante a formação académica possibilitou-me o fortalecimento de competências nas áreas pedagógicas, científica e relacional. Ao longo do estágio foi possível entender e sentir os desafios que o professor enfrenta dentro e fora do contexto de aula. Desafios que me fizeram crescer e perceber o impacto que o professor de EF pode ter nos alunos, quando estes se sentem motivados em entender a importância da EF e não só vê la como uma disciplina para subir a média. A própria relação estabelecida entre o professor-aluno vai muito além, daquela que é realizada no contexto de aula, é construída no antes e pós aula, sendo isto possível com dedicação, foco, humildade e boa disposição de ambas as partes, sempre com a consciência de que nem sempre estamos nos nossos melhores dias. Sendo assim, o facto de o Estágio Pedagógico ter sido realizado numa turma do fim da escolaridade obrigatória, o principal objetivo foi desenvolver e consolidar hábitos de vida saudáveis e transmitir meios para que estes possam manter esse estilo de vida ao longo do seu percurso.
The Internship Report marks the culmination of the pedagogical intervention in the school context as part of the Master's in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education at the University of Madeira. The Pedagogical Internship took place during the 2023/2024 academic year at Jaime Moniz Secondary School, with a 12th-grade class. Through this report, I aim to conduct a critical analysis and reflection on the entire experience, assessing how the effort and dedication applied contributed to my growth as a future teacher. The practical application of the knowledge acquired during my academic training enabled me to strengthen my skills in pedagogical, scientific, and relational areas. Throughout the internship, it was possible to understand and experience the challenges that a teacher faces both inside and outside the classroom. These challenges helped me grow and realize the impact that a Physical Education teacher can have on students when they are motivated to understand the importance of Physical Education, rather than merely seeing it as a subject to boost their grades. The relationship established between teacher and student extends far beyond the classroom context, being built before and after class. This is made possible through dedication, focus, humility, and a positive attitude from both parties, always with the awareness that we are not always at our best. Therefore, since the Pedagogical Internship was conducted with a class at the end of their compulsory education, the main goal was to develop and consolidate healthy lifestyle habits and to provide them with the tools to maintain this lifestyle throughout their lives.

Description

Keywords

Estágio pedagógico Educação física Crescimento Competência Desafios Pedagogical internship Physical education Growth Competence Challenges Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário .

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License

Without CC licence