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- Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Faria, Nathaly Isabella de Abreu; Fernandes, Adérita Cristina PereiraO presente relatório de estágio surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e representa o culminar da minha trajetória académica, articulando os conhecimentos teóricos com a práxis, com vista à obtenção do grau de mestre. Encontra-se, deste modo, estruturado em duas partes complementares: a Parte I, intitulada Enquadramento Teórico e Metodológico, apresenta conjunturas teóricas e metodológicas que sustentam as Práticas Pedagógicas desenvolvidas em diversos contextos educativos descritas na segunda parte. A parte II, denominada Prática Pedagógica, carateriza e analisa momentos de aprendizagem vivenciados em Educação Pré-Escolar e em 1.º Ciclo do Ensino Básico, especificamente em turmas de 2.º e 3.º anos de escolaridade. Na prática pedagógica de Educação Pré-Escolar houve a necessidade de realizar a metodologia de Investigação-Ação com o objetivo de aperfeiçoar várias problemáticas detetadas no decurso do estágio, tendo por base a seguinte questão-problema: “Como Promover as Boas Relações Interpessoais entre as Crianças na Sala de Jardim de Infância?”. No caso das práticas pedagógicas do 2.º e 3.º anos não houve essa necessidade, já que todas as atividades foram planeadas tendo em conta quer as necessidades, quer as potencialidades dos alunos. Assim, este relatório evidencia uma compilação de vivências educativas, o qual teve como alicerce tornar a/o criança/aluno o principal protagonista na construção da sua aprendizagem e a ação do docente como mediador, planificando consoante as caraterísticas de todas as crianças, propiciando um ambiente de aprendizagem estimulante e desafiador, no qual as crianças pudessem explorar as suas potencialidades e construir o seu conhecimento de forma ativa e significativa, avaliando e refletindo sobre a própria prática.
- Fostering climate change awareness: harnessing adult-child interactions in an educational gamePublication . Spínola, Joana Filipa Gomes; Dionísio, Mara Sofia Gomes; Bala, Paulo Alexandre CâmaraÀ medida que as alterações climáticas tornam-se uma preocupação crescente, métodos eficazes de educação ambiental são essenciais para promover a consciencialização e ação. Uma das for mas de alcançar esse objetivo é através dos jogos educacionais; em particular, identificámos uma oportunidade fundamental na interação entre adultos e crianças para estimular discussões sobre sustentabilidade e alterações climáticas. Assim, este trabalho apresenta o design, desenvolvimento e avaliação de Mystiria, um jogo sério colaborativo concebido para facilitar interações significati vas entre adultos e crianças, ao mesmo tempo que sensibiliza para a sustentabilidade e alterações climáticas. Através de três mini-jogos assimétricos - focados na gestão de água, eletricidade e reci clagem - o jogo promove trabalho em equipa e comunicação num ambiente cativante e divertido. O contexto do jogo foi adaptado à Ilha da Madeira, uma vez que investigação prévia sugere que a incorporação de um contexto local aumenta a probabilidade da compreensão do tema. O jogo foi avaliado por crianças (6 - 10 anos) - considerada uma idade ideal para a aprendizagem de conceitos importantes - e adultos (pais). Através de uma colaboração com a Divisão da Conservação da Natureza e Alterações Climáticas do Funchal, o protótipo será posteriormente avaliado por profissionais das áreas de educação e sustentabilidade, com a possibilidade de ser integrado no currículo escolar. Os resultados da avaliação indicam que os componentes assimétricos de jogo - onde cada jogador desempenha tarefas distintas, mas interligadas - contribuíram significativamente para o envolvi mento e a diversão dos participantes. Os jogadores reportaram que a necessidade de comunicar para serem bem sucedidos melhorou a colaboração e transferência de conhecimento intergeracional. Adicionalmente, com os questionários e interações promovidas pelas narrativas, o jogo revelou-se eficaz em promover discussões sobre sustentabilidade. Este estudo destaca a eficácia de jogos sérios colaborativos em promover diálogo intergeracional sobre sustentabilidade e alterações climáticas, demonstrando o potencial destes jogos para reforçar a educação ambiental.