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- Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Andrade, Sílvia Freitas; Fonseca, Arnaldo José DinisO presente relatório de estágio é parte integrante do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e tem como objetivo principal a obtenção de grau de mestre nestas áreas de formação. Neste sentido, procura-se apresentar de forma crítica e reflexiva o trabalho desenvolvido ao longo das três práticas pedagógicas. A primeira foi concretizada na valência da Educação Pré-Escolar, com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os 2 e os 3 anos. As duas intervenções pedagógicas posteriores foram realizadas na vertente do 1.º Ciclo, com turmas do 2.º e 3.º ano de escolaridade. Assim sendo, este documento encontra-se organizado em três partes: Enquadramento Teórico, Enquadramento Metodológico e Intervenções Pedagógicas. A primeira parte apresenta um conjunto de pressupostos teóricos inerentes à prática docente, a segunda aborda a metodologia de Investigação-Ação e a terceira expõe os contextos educativos onde decorreram as práticas e alguns momentos de aprendizagem. Relativamente às intervenções pedagógicas, as duas primeiras foram desenvolvidas na mesma instituição de ensino, porém em edifícios diferentes, enquanto a terceira foi realizada noutra escola. Assim, foi possível experienciar e vivenciar realidades distintas, não só em termos de abordagens pedagógicas dos docentes, mas também a nível de organização e recursos tecnológicos. Na intervenção pedagógica efetuada na Educação Pré-Escolar, as atividades foram planificadas tendo em conta as temáticas propostas pela educadora cooperante. Além disso, foi desenvolvido um projeto de Investigação-Ação, que incidia na temática das interações, no qual procurou-se dar resposta à seguinte questão: “Como promover as interações sociais positivas entre os elementos do grupo de crianças da sala x?”. Nas práticas pedagógicas do 1.º Ciclo, foram implementadas estratégias pedagógicas diversificadas para abordar os conteúdos curriculares sempre com o intuito de promover aprendizagens significativas. Deste modo, este relatório reúne um conjunto de aprendizagens e experiências adquiridas no decorrer da formação inicial para a docência, refletindo a importância de promover a participação ativa das crianças e alunos na construção do seu próprio conhecimento. Além disso, destaca-se a postura reflexiva do docente como um elemento essencial para a melhoria contínua da prática.
- Caracterização das famílias acompanhadas pelo Serviço de Intervenção Precoce da RAMPublication . Alves, João César Teixeira; Beja, Maria João Gouveia Pereira; Franco, Maria da Glória Salazar D`Eça CostaA caracterização das famílias acompanhadas pelo serviço de intervenção precoce na Região Autónoma da Madeira (RAM) é importante para conhecer as fragilidades das famílias que têm crianças com necessidades educativas especiais a seu cargo acompanhadas pelo Centro de Recursos Educativos Especializados de Intervenção Precoce na Infância (CREE IPI). Este estudo tem o objetivo de contribuir com informação que permita compreender melhor o estado psicológico dessas famílias. Resiliência familiar, Exaustão parental e Funcionamento familiar são conceitos proeminentes que impactam as relações familiares, suscitando a cada membro da família estratégias de coping que se revelem eficazes para enfrentar o exercício da parentalidade e outros problemas familiares, pelo que é necessário, dotar as famílias acompanhadas no CREE IPI de ferramentas que ajudem a prevenir a exaustão parental promovendo resiliência familiar e bom funcionamento familiar. O objetivo é caracterizar famílias acompanhadas pelo serviço de intervenção precoce na RAM através da análise das relações entre os níveis de resiliência familiar, exaustão parental e funcionamento familiar, estudando o papel de variáveis sociodemográficas dos pais e dos filhos acompanhados pelo serviço. A amostra é constituída por 127 pais e mães de crianças com necessidades educativas especiais residentes na ilha da Madeira com idades compreendidas entre os 23 e os 51 anos de idade que recebem apoio e acompanhamento do serviço regional de intervenção precoce na infância aos quais foram administrados a versão portuguesa da escala Walsh Family Resilience Questionnaire-WFRQ, o Questionário de avaliação da exaustão parental –QAEP traduzido e adaptado do original Parental Burnout Assessment – PBA e a versão de 15 itens do Systemic Clinical Outcome Routine Evaluation: SCORE-15 validada para a população portuguesa. Os resultados indicam que as famílias apresentam níveis considerados médios e baixos nas dimensões da resiliência familiar e nas dimensões da exaustão parental, e níveis considerados altos e baixos nas dimensões do funcionamento familiar. Nesta população foram encontradas correlações fracas, moderadas e fortes com significância estatística entre os conceitos de resiliência familiar, exaustão parental e funcionamento familiar, e foram encontradas correlações fracas e moderadas com significância estatística entre as dimensões das escalas de avaliação da resiliência familiar, exaustão parental, funcionamento familiar e variáveis sociodemográficas dos pais e dos filhos. O sistema de crenças familiares e o nível de escolaridade dos pais predizem significativamente o funcionamento familiar e foram encontradas diferenças com significância estatística entre grupos das variáveis sociodemográficas dos pais nas dimensões da resiliência familiar e do funcionamento familiar. Estes resultados revelam dados importantes para compreender melhor o estado psicológico das famílias acompanhadas pelo serviço de intervenção precoce na infância na RAM e podem ser um contributo no âmbito de eventuais reajustamentos de intervenções adicionais. No entanto, estudos mais abrangentes são recomendados em futuras investigações.