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- As motivações e obstáculos à internacionalização e o impacto das exportações no desempenho empresarial no setor alimentar portuguêsPublication . Gomes, José Ricardo Correia; Teixeira, Sérgio de JesusO objetivo deste estudo consiste primeiramente em analisar o impacto, de forma direta, que as exportações fazem-se sentir no desempenho empresarial das empresas portuguesas do setor alimentar e consecutivamente o impacto indireto no desempenho, que é originado pelas motivações e os obstáculos à internacionalização deste setor. A recolha de dados ocorreu por 2 métodos de extração, dos quais por dados primários através de questionários e dados secundários provenientes da base de dados da Informa D&B. Foram identificados 312 inquéritos válidos, que foram utilizados para efeitos de uma análise fatorial exploratória para identificação das motivações e obstáculos à internacionalização para depois proceder uma regressão linear múltipla para verificar o impacto gerado no desempenho empresarial. Os resultados indica-nos que as motivações proativas e de mercado e as motivações de capacidade empresarial são os fatores que impulsiona as empresas alimentares portuguesas a internacionalizar e os riscos comerciais e os riscos de mercado e políticos são os fatores identificados que inibem a internacionalização. Dos resultados econométricos, o grau de intensidade exportadora apresenta impactos diretos, positivos e correlacionados com o desempenho empresarial. Já as exportações intracomunitárias do mercado alimentar português apresentam resultados negativos com o desempenho empresarial e as exportações para os países extracomunitários apresentam resultados positivos. As motivações por capacidade empresarial apresentam resultados indiretos e positivos com o desempenho empresarial em contraste com as motivações proativas e de mercado. Os riscos de mercado e políticos apresentam impactos indiretos negativos com o desempenho empresarial em contraste com os riscos comerciais. Estes resultados apresentam importantes implicações teóricas e práticas que ajudam a identificar quais são as motivações e obstáculos à internacionalização deste setor e a sua relação com o desempenho empresarial, contribuindo para colmatar lacunas existentes na literatura.
- Metabolomics in breast cancer: from biomarker discovery to personalized medicinePublication . Perestrelo, Rosa; Luís, Catarina; Perestrelo, Rosa; Sousa Luís, Catarina GraceBreast cancer (BC) is a highly heterogeneous disease with distinct molecular subtypes, each exhibiting unique metabolic adaptations that drive tumor progression and therapy resistance. Metabolomics has emerged as a powerful tool for understanding cancer metabolism and identifying clinically relevant biomarkers guiding personalized therapeutic strategies. Advances in analytical techniques such as mass spectrometry (MS) and nuclear magnetic resonance (NMR) spectroscopy have enabled the identification of metabolic alterations associated with BC initiation, progression, and treatment response (dysregulated glycolysis, lipid metabolism, amino acid utilization, and redox homeostasis). This review aims to provide a comprehensive overview of the role of metabolomics in BC research, focusing on its applications in identifying metabolic biomarkers for early diagnosis, prognosis, and treatment response. It underscores how metabolomic profiling can unravel the metabolic adaptations of different BC subtypes, offering insights into tumor biology and mechanisms of therapy resistance. Ultimately, it highlights the promise of metabolomics in driving biomarker-guided diagnostics and the development of metabolically informed, personalized therapeutic strategies in the era of precision medicine.