Dissertações de Mestrado
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Dissertações de Mestrado by advisor "Almeida, António de"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Estratégias de marketing pós pandemia na RAM (Região Autónoma da Madeira)Publication . Cabral, Ana Maria Homem de Gouveia Álvares; Almeida, António deO tema da presente dissertação surgiu pelo interesse pessoal da autora pela área do marketing e mais especificamente o marketing digital. Tendo como formação base a área do Turismo considerou-se ser interessante juntar estas duas áreas e fazer desta união o tema da pesquisa com a qual se conclui o mestrado. O foco do presente estudo são as estratégias de marketing utilizadas pelas empresas ligadas direta ou indiretamente ao Turismo num contexto pós-pandémico na Região Autónoma da Madeira (RAM). Considerou-se interessante estudar como as empresas lidaram com a crise causada pela pandemia, bem como as estratégias utilizadas para colmatar e ultrapassar as dificuldades financeiras que daí advieram. Os objetivos principais do trabalho são caracterizar a atitude das empresas regionais face ao risco de uma forma global e expor as diferentes formas utilizadas pelas empresas para a gestão de risco. Tendo como contexto principal a recente pandemia por Covid, deu-se enfase à gestão do risco com características semelhantes e a forma como as empresas lidaram com estas, especialmente através de estratégias de marketing. Foi feita uma revisão de literatura onde foram desenvolvidos conceitos como o de Turismo, Covid e desemprego, Necessidades dos consumidores e Redes sociais. Optou-se pela utilização do método de inquérito por questionário, enviado por email a cento e vinte empresas que estejam direta ou indiretamente ligadas ao turismo, como a hotelaria, agências de viagens, empresas de animação turística, empresa de transferes, restaurantes, rent-a-cars. Quarenta e uma empresas responderam ao questionário. O presente estudo aborda também a forma como o estado português atuou para auxiliar as empresas.