Browsing by Author "Alberto, Isabel"
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- A bailar é que a gente se entende: o papel da comunicação nas coreografias da parentalidadePublication . Portugal, Alda; Alberto, Isabel; Beja, Maria João; Sotero, Luciana; Fonseca, Gabriela; Carvalho, Joana; Areia, Neide; Relvas, Ana PaulaA comunicação parento-filial representa uma dimensão essencial do exercício da parentalidade. Apesar de muitas famílias procurarem intervenção psicoterapêutica por considerarem que o seu problema reside na falta de comunicação, o Modelo da Pragmática da Comunicação Humana postula que é impossível não comunicar e, por esse motivo, comunicação e comportamento são sinónimos aquando da significação que se faz das relações familiares. Como uma dança (tendo os autores deste ensaio privilegiado o Bailinho da Madeira enquanto metáfora), a comunicação parento-filial rege-se por pressupostos e regras que permitem compreender e analisar a identidade de cada família e o modo como se operacionaliza a parentalidade. Tal como outras funções e tarefas, também o exercício da parentalidade se altera à medida que o ciclo vital da família evolui e, nesse sentido, os padrões de comunicação estabelecidos também se modelam, apresentando especificidades distintas em famílias com filhos em idade escolar e famílias com adolescentes. Pretende-se com este ensaio teórico reavivar os contributos do Modelo da Pragmática da Comunicação Humana para as relações familiares, bem como, apresentar uma sucinta caracterização dos padrões comunicacionais entre pais e filhos de famílias portuguesas.
- O papel da comunicação no exercício da parentalidade: desafios e especificidadesPublication . Alberto, Isabel; Portugal, AldaO presente artigo tem como objectivo reflectir sobre o papel da comunicação no exercício da parentalidade, atendendo aos desafios, especificidades e transversali dades familiares. A literatura teórica destaca a efectividade desta relação, surgindo o Modelo da Pragmática da Comunicação Humana (Watzlawick, Beavin, & Jackson, 1967/1993) como importante suporte para a compreensão da interacção entre estes dois conceitos. Em termos empíricos, verifica-se a existência de diversos estudos sobre a relação da comunicação parento-filial com outras variáveis, nomeadamente, o sexo de progenitores e filhos, a etapa do ciclo vital da família e a tipologia/com posição familiar. Desta forma, pretende-se aprofundar o conhecimento sobre uma dimensão da parentalidade tão influente, como é a comunicação, para o bem-estar relacional entre pais e filhos.