Browsing by Author "Amorim, Rosania Maria Sacramento de"
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- A aquisição de conhecimento necessário à construção de identidade étnico-racial através da leitura: uma contribuição possívelPublication . Amorim, Rosania Maria Sacramento de; Pêpe, Alda MunizA proposta desta pesquisa surgiu ao conhecermos uma certa prática pedagógica que nos pareceu singular, a serviço da implantação e implementação de uma lei (Lei 11.645/08) que coloca a educação como condição primeira para erradicação do preconceito étnico-racial, promovendo construção de identidade etno-cultural de crianças e jovens com base no conhecimento de sua história, do multiculturalismo e da pluralidade étnica do povo brasileiro. Isto porque consideramos ser ainda muito comum, que o educando não se veja como protagonista do processo de ensino-aprendizagem, revelando também ausência de consciência de sua identidade, das razões e dificuldades da promoção de si mesmo e do reconhecimento de sua história para a construção da sua cidadania. Tomando como linha de pesquisa o estudo de caso etnográfico, nos propusemos a analisar a dinâmica e os dados obtidos de uma classe e do corpo administrativo da escola onde leciona o referido professor e aqueles fornecidos por ele que usa como estratégia de ensino-apendizagem e recurso motivador de uma unidade de estudo da disciplina História do Brasil, análise de letras de Sambas de Roda, manifestação cultural de raíz africana reconhecida como Patrimônio Imaterial do Brasil, usando o apoio de textos que abordam aspectos da história do povo baiano, objetivando trabalhar a (re)construção da identidade etno-cultural dos educandos. Esta estratégia tem possibilitado, também, a aproximação da história e da cultura de matriz africana, em vários dos seus aspectos, de outras áreas do conhecimento, propiciando desta forma uma aprendizagem contextualizada e significativa. De acordo com os resultados da pesquisa etnográfica que utilizamos como procedimento metodológico para tentar responder à questão: Seria esta uma prática pedagógica inovadora? Concluímos que tanto a estratégia quanto a dinâmica da classe, bem como os resultados do ensino-aprendizagem obtidos permitem que consideremos a prática do professor como uma prática pedagógica inovadora.
- Educação escolar Quilombola na Comunidade de Santiago do Iguape/Ba: um olhar reflexivo sobre a interculturalidade e (re)construção de identidade de educandos em perspectiva inovadoraPublication . Amorim, Rosania Maria Sacramento de; Sousa, Jesus Maria; Pêpe, Alda MunizA proposta desta pesquisa surgiu por entendermos que a educação escolar quilombola traz em si a intenção de questionar e quebrar a uniformidade do currículo escolar e de seus conteúdos que desconsideram a realidade e a história das comunidades em que a escola e os escolares quilombolas estão inseridos. Entendemos que a escola tem a sua contribuição a dar ao processo de (re)construção de identidade de escolares quilombolas, sendo este um tema muito atual, pouco explorado, que resulta, principalmente, do pouco conhecimento sobre o que deve ser “educação escolar quilombola” e como estruturar e conduzir bem o processo de educar crianças e jovens quilombolas. Assim, o presente estudo teve como propósito compreender e analisar um determinado processo pedagógico, cuja pretensão era implantar as Diretrizes para a educação escolar quilombola e propiciar a (re)construção da identidade dos escolares. Partimos dos seguintes questionamentos: O processo pedagógico na educação escolar quilombola desenvolvida na Comunidade de Santiago do Iguape (BA/Brasil) está propiciando aos escolares uma aprendizagem significativa, por aproximação intercultural entre o saber popular e o saber escolar, tendo em vista a (re)construção das suas identidades como quilombolas? Podemos considerar as práticas que aí ocorrem como uma inovação pedagógica? De acordo com os resultados da pesquisa etnográfica, que utilizamos como procedimento metodológico, concluímos que tanto a estratégia quanto as dinâmicas das classes e os resultados do processo de ensino e aprendizagem nos permitem considerar como inovadora a prática pedagógica observada, pois os escolares alcançaram aprendizagem considerada significativa, tendo vivenciado um processo de construção gradativa de aprendizagem, tendo por base a sua própria realidade que ao mesmo tempo em que lhes serviu de fonte de informações, também lhes permitiu saber sobre características e significados daquele espaço quilombola, sua história e sua essência intercultural, evidenciando e reforçando seus vínculos e sua razão de pertencimento.