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- Associação entre sarcopenia, quedas e atividade física em pessoas idosasPublication . Miranda, Kessketlen Alves; Gouveia, Élvio Rúbio Quintal; Jurema, JeffersonOs objetivos do presente estudo foram: (1) Estimar a prevalência de sarcopenia considerando o género, a idade e o nível de atividade física; (2) Estimar a prevalência de quedas e do risco de queda em função do género, da idade e do nível de atividade física; e (3) Estudar a associação entre a sarcopenia e o risco de quedas em função do género, idade e nível de atividade física. Os dados analisados no presente estudo fazem parte do projeto de investigação: “Saúde, Estilo de Vida e Aptidão em Adultos e Adultos Idosos do Amazonas” (SEVAAI). Trata-se de um estudo transversal com 701 idosos (70,4 ± 6,9 anos de idade) dos municípios de Apuí (n=151), Fonte Boa (n=250) e Manaus (n=300). A sarcopenia foi medida de acordo com as indicações mais recentes do Grupo de Trabalho Europeu (EWGSOP2). A prevalência de quedas foi estimada através de um questionário e o risco de queda foi avaliado a partir da escala de Fullerton Advance Balance (FAB). O nível de atividade física foi avaliado com o questionário de Baecke adaptado para idosos. Os dados foram analisados utilizando o software SPSS versão 26.0 e o nível de significância adotado foi de 5%. Os dados foram descritos através da estatística básica (média e desvio padrão e frequência relativa), para comparação entre os grupos foi utilizado o teste de Qui-quadrado. Os resultados demonstram que a prevalência de sarcopenia é baixa (4,7%) em relação à média Nacional, no entanto a prevalência de quedas para homens e mulheres é elevada (29,1% e 34,4%, respetivamente). Nesta amostra 18,4% têm risco acrescido de queda e necessitam de uma intervenção urgente, segundo o critério da escala FAB. Este estudo fornece evidências que todos os estágios da sarcopenia estão associados a um risco elevado para quedas (p<0,001). As mulheres idosas, as pessoas mais velhas e os não ativos apresentam um risco maior para as quedas em todos os estágios de sarcopenia. A sarcopenia é um fator correlacionado com um risco elevado para quedas, potenciado pelo género, idade e nível de atividade física. Programas de intervenção para modificar o grau de risco para as quedas devem considerar as varáveis anteriores.
- Educação escolar Quilombola na Comunidade de Santiago do Iguape/Ba: um olhar reflexivo sobre a interculturalidade e (re)construção de identidade de educandos em perspectiva inovadoraPublication . Amorim, Rosania Maria Sacramento de; Sousa, Jesus Maria; Pêpe, Alda MunizA proposta desta pesquisa surgiu por entendermos que a educação escolar quilombola traz em si a intenção de questionar e quebrar a uniformidade do currículo escolar e de seus conteúdos que desconsideram a realidade e a história das comunidades em que a escola e os escolares quilombolas estão inseridos. Entendemos que a escola tem a sua contribuição a dar ao processo de (re)construção de identidade de escolares quilombolas, sendo este um tema muito atual, pouco explorado, que resulta, principalmente, do pouco conhecimento sobre o que deve ser “educação escolar quilombola” e como estruturar e conduzir bem o processo de educar crianças e jovens quilombolas. Assim, o presente estudo teve como propósito compreender e analisar um determinado processo pedagógico, cuja pretensão era implantar as Diretrizes para a educação escolar quilombola e propiciar a (re)construção da identidade dos escolares. Partimos dos seguintes questionamentos: O processo pedagógico na educação escolar quilombola desenvolvida na Comunidade de Santiago do Iguape (BA/Brasil) está propiciando aos escolares uma aprendizagem significativa, por aproximação intercultural entre o saber popular e o saber escolar, tendo em vista a (re)construção das suas identidades como quilombolas? Podemos considerar as práticas que aí ocorrem como uma inovação pedagógica? De acordo com os resultados da pesquisa etnográfica, que utilizamos como procedimento metodológico, concluímos que tanto a estratégia quanto as dinâmicas das classes e os resultados do processo de ensino e aprendizagem nos permitem considerar como inovadora a prática pedagógica observada, pois os escolares alcançaram aprendizagem considerada significativa, tendo vivenciado um processo de construção gradativa de aprendizagem, tendo por base a sua própria realidade que ao mesmo tempo em que lhes serviu de fonte de informações, também lhes permitiu saber sobre características e significados daquele espaço quilombola, sua história e sua essência intercultural, evidenciando e reforçando seus vínculos e sua razão de pertencimento.
- Espiritualidade e otimismo em estudantes, docentes e funcionários do ensino superiorPublication . Oliveira, Tatiana Patrícia Freitas; Pocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo Dias; Garcês, Soraia FernandesA Psicologia Positiva fez com que os estudiosos direcionassem as suas pesquisas para os aspetos mais positivos da vida, o que inclui a espiritualidade e o otimismo. A espiritualidade é uma dimensão importante para o ser humano e proporciona um sentimento de esperança e segurança. Através da espiritualidade surge o mindfulness que significa atenção plena e é uma prática que promove a gestão dos estados emocionais positivos e negativos. O otimismo é também fundamental na vida do ser humano e tem uma grande influência na vida. É um conceito associado a uma visão mais positiva da vida, sobretudo quando o indivíduo se depara com adversidades. A investigação desenvolvida teve como objetivo examinar a espiritualidade e otimismo no ensino superior, nomeadamente, em docentes, discentes e funcionários. A metodologia foi quantitativa e transversal, com uma amostra por conveniência que reuniu 326 participantes. Os instrumentos utilizados foram a Escala de Espiritualidade de Pinto e Pais-Ribeiro (2007) e a Escala de Optimismo de Barros de Oliveira (1998). Os resultados permitiram concluir que o otimismo, as crenças e a esperança têm uma correlação positiva; o sexo feminino apresenta uma média superior nas crenças; quem frequentou o ensino superior apresenta uma média mais elevada no otimismo; quanto maior a idade, maior é o otimismo, as crenças e a esperança; os docentes têm uma média mais elevada no otimismo, nas crenças e na esperança; quanto às áreas de formação, as áreas relacionadas com educação apresentam mais esperança; quem pratica mindfulness tem mais otimismo. Concluiu-se que neste estudo, a espiritualidade e o otimismo apresentaram resultados significativos no ensino superior, verificando-se o mesmo para o género, idade, profissão, formação e mindfulness.