Browsing by Author "Baeta, Marta Margarida Barros"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de estágio em educação física: uma reflexão sobre as práticas e vivências pedagógicas ao longo de um ano letivoPublication . Baeta, Marta Margarida Barros; Rodrigues, Ana José AguiarO presente documento, reflete o resultado do estágio pedagógico realizado no âmbito do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Madeira. Este, é um processo de reflexão e análise de todas as atividades desenvolvidas numa turma de 10 ano e na comunidade educativa, permitindo o desenvolvimento de competências nos alunos e em mim, como futura profissional de Educação Física. Com o desenvolvimento do estágio pedagógico, pretende-se consolidar e aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo do curso, proporcionando uma experiência prática num contexto real de ensino. Através deste relatório, reflete-se e expressa-se as vivências, as competências adquiridas, as dificuldades sentidas, as metodologias utilizadas, as reflexões e os conhecimentos adquiridos. O relatório está dividido em várias secções que abordam o contexto escolar, a prática letiva, as ações científico-pedagógicas, as atividades de integração no meio e de intervenção na comunidade, a tecnologia, as atividades extra programáticas e a investigação no estágio pedagógico. Ao longo destes capítulos, são discutidos e refletidos todos os desafios enfrentados e as estratégias e metodologias pedagógicas utilizadas para promover a aprendizagem dos alunos. Efetuar um estágio pedagógico em Educação Física é fundamental para o desenvolvimento pessoal e profissional do aluno pois, é quando este pode colocar em prática todos os conhecimentos adquiridos ao longo do seu percurso académico. Foi através deste estágio que se procurou realizar a ligação entre as competências, as aptidões e os conhecimentos adquiridos até então na conceção dinamização e reflexão de todas as atividades, verificando-se que nem sempre o que é planeado é o que é efetuado pois, é necessário ter em conta os fatores do contexto que podem influenciar o planeamento. É neste sentido que se torna fundamental que o professor seja flexível e tenha uma elevada capacidade de adaptação, para conseguir responder a momentos de imprevisibilidade.