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- Aplicação de ferramentas de gestão de F&B no restaurante de um hotel - O caso de estudo do Hotel Golden ResidencePublication . Correia, Francisca José Lopes; Ferreira, Cátia Nunes Malheiros; Reis, Fátima Bento dosApesar do Departamento de Alojamento ser o outlet que gera a maior parte do rendimento num hotel, somente uma correta gestão de todos os outlets de uma unidade hoteleira, especialmente no Departamento de F&B, é que se torna possível atingir a maximização do lucro. Este departamento possui características únicas, pelas quais justificam a necessidade de ferramentas de gestão de F&B, que estejam direcionadas para a otimização das operações, maximização da eficiência e fornecimento da informação necessária para os gestores tomarem as suas decisões. Ferramentas de gestão como menu engineering, revenue management e key performance indicators (KPI`s) são cruciais no sector moderno de hotelaria e restauração, onde grande parte das empresas possuem pouca margem em relação às suas obrigações, implicando assim uma gestão rigorosa por parte dos gestores. Neste estudo, procura-se descobrir como é que as ferramentas de gestão de F&B são aplicadas no restaurante de um hotel, utilizando o Hotel Golden Residence como estudo de caso. O Departamento de F&B deste hotel está dividido em vários outlets, porém neste estudo, pretende-se focar somente numa análise à generalidade do departamento e ao seu restaurante Golden Flavours. Deste modo, foram formuladas perguntas de investigação e foi utilizada uma metodologia qualitativa, de forma a apurar que métodos e métricas estão a ser implementadas no restaurante deste hotel e posteriormente, comparar com o verificado na revisão da literatura, finalizando com um tableau de bord. Neste estudo verifica-se um conjunto de KPI’s adicionais pelos quais são uma mais valia a sua implementação na gestão deste restaurante. Após as devidas conclusões tiradas e de forma a finalizar o estudo, elaboram-se algumas sugestões com vista à melhoria na aplicação das ferramentas de gestão de F&B e consequentes análises.
- Relatório de estágio em educação física: uma reflexão sobre as práticas e vivências pedagógicas ao longo de um ano letivoPublication . Baeta, Marta Margarida Barros; Rodrigues, Ana José AguiarO presente documento, reflete o resultado do estágio pedagógico realizado no âmbito do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Madeira. Este, é um processo de reflexão e análise de todas as atividades desenvolvidas numa turma de 10 ano e na comunidade educativa, permitindo o desenvolvimento de competências nos alunos e em mim, como futura profissional de Educação Física. Com o desenvolvimento do estágio pedagógico, pretende-se consolidar e aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo do curso, proporcionando uma experiência prática num contexto real de ensino. Através deste relatório, reflete-se e expressa-se as vivências, as competências adquiridas, as dificuldades sentidas, as metodologias utilizadas, as reflexões e os conhecimentos adquiridos. O relatório está dividido em várias secções que abordam o contexto escolar, a prática letiva, as ações científico-pedagógicas, as atividades de integração no meio e de intervenção na comunidade, a tecnologia, as atividades extra programáticas e a investigação no estágio pedagógico. Ao longo destes capítulos, são discutidos e refletidos todos os desafios enfrentados e as estratégias e metodologias pedagógicas utilizadas para promover a aprendizagem dos alunos. Efetuar um estágio pedagógico em Educação Física é fundamental para o desenvolvimento pessoal e profissional do aluno pois, é quando este pode colocar em prática todos os conhecimentos adquiridos ao longo do seu percurso académico. Foi através deste estágio que se procurou realizar a ligação entre as competências, as aptidões e os conhecimentos adquiridos até então na conceção dinamização e reflexão de todas as atividades, verificando-se que nem sempre o que é planeado é o que é efetuado pois, é necessário ter em conta os fatores do contexto que podem influenciar o planeamento. É neste sentido que se torna fundamental que o professor seja flexível e tenha uma elevada capacidade de adaptação, para conseguir responder a momentos de imprevisibilidade.
- A promoção da Região Autónoma da Madeira como destino turístico: uma visão objetiva no âmbito da organização de eventosPublication . Reis, Gonçalo André Sargo; Correia, Pedro Álvaro PereiraOs eventos demonstram ser um meio de comunicação eficaz atualmente, ganhando cada vez mais reconhecimento na área da promoção turística. De facto, existem diversas maneiras de promover um destino, mas os eventos têm sido um alvo constante na investigação quando abordados no contexto do turismo. Neste sentido, o presente Relatório de Estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado em Gestão para a obtenção do grau de Mestre. O principal objetivo foi compreender de que forma a organização e gestão de eventos podem impulsionar a promoção turística da Região Autónoma da Madeira (RAM), sendo esta uma abordagem pouco discutida no contexto regional, atribuindo, assim, originalidade ao estudo. Face ao exposto, considerou-se aplicar uma metodologia de investigação qualitativa para este relatório. Deste modo, e com a realização do mesmo, procurou-se oferecer primordialmente uma apresentação fundamentada de todas as atividades e tarefas realizadas durante o estágio, bem como um enquadramento teórico sobre o tema em estudo e uma reflexão entre a teoria e a prática. Os principais resultados mostram que os eventos não só funcionam como meios de comunicação eficientes, mas também são elementos fundamentais no marketing empresarial, influenciando diretamente a escolha do destino por parte dos turistas. Identificou-se que a gestão e o planeamento de eventos têm impacto na comunicação empresarial e no comportamento do consumidor, conclusões que realçam a integração dos eventos numa estratégia de marketing mais ampla, direcionada para a promoção dos destinos. Desta forma, compreender o comportamento do consumidor é crucial para a promoção turística, permitindo identificar com maior precisão as atividades de marketing mais adequadas para promover um destino. As implicações práticas deste relatório indicam que a utilização estratégica de eventos como ferramenta de marketing pode ser relevante para a promoção da RAM, devendo ser sempre apoiada por um planeamento adequado e pela compreensão do perfil do consumidor.
- O impacto do bem-estar dos professores no bem-estar e rendimento académico dos alunos de 2º e 3º ciclo da Região Autónoma da MadeiraPublication . Freitas, Carlota Sofia Gouveia; Pocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo DiasNos últimos anos, o bem-estar dos docentes tem sido cada vez mais reconhecido como determinante no contexto escolar, afetando diretamente o bem-estar e o desempenho académico dos alunos. O presente estudo tem como objetivo analisar o impacto do bem estar dos professores no bem-estar e rendimento académico dos alunos da Região Autónoma da Madeira. A amostra é composta por 61 professores e 352 alunos dos 2º e 3º ciclos de quatro escolas, com uma média de idades de 53 anos para os docentes e 13 anos para os alunos. A investigação adotou uma metodologia mista. Para avaliar o bem estar, foi utilizada a Escala PERMA-Profiler e para analisar o rendimento académico, os alunos foram questionados referentes às disciplinas de Português, Matemática e Inglês, posteriormente ambos os grupos responderam a uma questão aberta sobre o cansaço. Os resultados quantitativos revelam uma correlação positiva entre o bem-estar dos professores e o dos alunos, indicando que, nas escolas onde os docentes relatam maior bem-estar, os alunos também apresentam melhores níveis de bem-estar e desempenho académico. A análise qualitativa mostrou que tanto docentes como alunos identificam a carga de trabalho e as pressões associadas ao ambiente escolar como inibidores do seu bem-estar. Estas conclusões sublinham a importância de desenvolver estratégias psicológicas que promovam o bem-estar de professores e alunos, criando um ambiente escolar mais equilibrado e propício ao sucesso académico.