Browsing by Author "Correia, Carlota José de Nóbrega"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório do estágio de educação física realizado na Escola Secundária Jaime MonizPublication . Correia, Carlota José de Nóbrega; Lopes, Helder Manuel Arsénio; Correia, Ana Luísa Rodrigues Figueira de SousaO presente relatório pretende abordar o processo de estágio pedagógico realizado na Escola Secundária Jaime Moniz, no âmbito do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, durante o ano letivo de 2015/2016, e tem como principal desígnio partilhar todo um conjunto de atividades, experiências, análises e reflexões, cujas transformações contribuíram para a construção de um percurso formativo pessoal e profissional, que deriva da confluência das necessidades e potencialidades evidenciadas pelos contextos. A análise das potencialidades e problemáticas inerentes ao processo pedagógico resultaram num espaço de problematização, decorrente da reflexão sobre a complexidade das situações que premeiam a nossa experiência, evidenciando a aquisição de aprendizagens e o desenvolvimento de competências, em função dos processos e das estratégias desenvolvidas para a resolução dos problemas identificados. A estrutura deste relatório assenta na convergência de múltiplas ações, compostas por atividades de caráter curricular, de complemento curricular e de natureza científico pedagógica, que não devem ser interpretadas de forma isolada, mas entendidas como um todo que visa o crescimento da globalidade do professor estagiário e dos possíveis campos de atuação onde poderá vir a intervir, não se centrando apenas na função docente, mas essencialmente no seu ecletismo que é extensível a outros campos de intervenção pedagógica. Neste sentido, o estágio pedagógico permitiu a vivência de processos e de estratégias profícuas, bem como o domínio de instrumentos e de metodologias de trabalho, que tendo como principal preocupação o desenvolvimento integral dos alunos, possibilitou a aquisição de aprendizagens recíprocas. Posto isto, as transformações resultantes da prática e do pensar sobre a prática constituíram-se elementos fundamentais para o desenvolvimento humano, levando à gestão e efetivação das tomadas de decisão mais favoráveis, congruentes com o tipo de Homem que pretendemos formar.