Browsing by Issue Date, starting with "2016-12-16"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Relatório do estágio de educação física realizado na Escola Secundária Jaime MonizPublication . Correia, Carlota José de Nóbrega; Lopes, Helder Manuel Arsénio; Correia, Ana Luísa Rodrigues Figueira de SousaO presente relatório pretende abordar o processo de estágio pedagógico realizado na Escola Secundária Jaime Moniz, no âmbito do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, durante o ano letivo de 2015/2016, e tem como principal desígnio partilhar todo um conjunto de atividades, experiências, análises e reflexões, cujas transformações contribuíram para a construção de um percurso formativo pessoal e profissional, que deriva da confluência das necessidades e potencialidades evidenciadas pelos contextos. A análise das potencialidades e problemáticas inerentes ao processo pedagógico resultaram num espaço de problematização, decorrente da reflexão sobre a complexidade das situações que premeiam a nossa experiência, evidenciando a aquisição de aprendizagens e o desenvolvimento de competências, em função dos processos e das estratégias desenvolvidas para a resolução dos problemas identificados. A estrutura deste relatório assenta na convergência de múltiplas ações, compostas por atividades de caráter curricular, de complemento curricular e de natureza científico pedagógica, que não devem ser interpretadas de forma isolada, mas entendidas como um todo que visa o crescimento da globalidade do professor estagiário e dos possíveis campos de atuação onde poderá vir a intervir, não se centrando apenas na função docente, mas essencialmente no seu ecletismo que é extensível a outros campos de intervenção pedagógica. Neste sentido, o estágio pedagógico permitiu a vivência de processos e de estratégias profícuas, bem como o domínio de instrumentos e de metodologias de trabalho, que tendo como principal preocupação o desenvolvimento integral dos alunos, possibilitou a aquisição de aprendizagens recíprocas. Posto isto, as transformações resultantes da prática e do pensar sobre a prática constituíram-se elementos fundamentais para o desenvolvimento humano, levando à gestão e efetivação das tomadas de decisão mais favoráveis, congruentes com o tipo de Homem que pretendemos formar.
- O papel da comunicação na construção de uma liderança escolar eficaz: um estudo de caso numa escola do 1º ciclo do ensino básico da Região Autónoma da MadeiraPublication . Silva, Ana Carolina Martins; Bento, António Maria VelosoComunicação e liderança são áreas abrangentes mas indiscutivelmente relacionadas em qualquer conjuntura e, neste caso específico, no contexto escolar. Não é possível exercer uma liderança operacional sem comunicação, se a encararmos como o ar que as organizações respiram, um bem essencial à sua sobrevivência e à sua funcionalidade interna e externa. Cientes da influência que a direção escolar e sua equipa pedagógica podem exercer na educação dos alunos e guiados pelo anseio de descobrir o papel da comunicação no interior e exterior de um estabelecimento educativo, conduzimos a presente investigação que se debruça sobre um estudo de caso elaborado numa escola do 1º ciclo do ensino básico da Região Autónoma da Madeira. Trata-se de um estudo qualitativo que faz uso de alguns instrumentos de recolha de dados, sendo o mais significativo as entrevistas semiestruturadas ao diretor da escola, a alguns elementos do corpo docente, não docente e encarregados de educação. Os resultados do presente estudo confirmam a existência de uma comunicação interna assídua que parte do diretor para o corpo docente, não docente, alunos e encarregados de educação (comunicação descendente) e destes para o diretor (comunicação ascendente), assim como entre colegas de trabalho (comunicação lateral). Do mesmo modo, esta escola não vive isolada. É visível a preocupação do colégio em abrir-se e mostrar os seus projetos à comunidade educativa e à sociedade em geral, contactando com organizações e organizando atividades e práticas enriquecedoras, através de uma comunicação externa que atua como ferramenta de Marketing. Existe ainda a preocupação de por em prática atividades que desenvolvam a comunicação das crianças, através de um jornal televisivo e da prática desportiva, de modo a despertar neles os estilos mais adequados de comunicação e fomentar atividades potenciadoras desta componente pessoal e social. De um modo geral, o estudo confirma a teoria do líder treinado e do líder ajustável, com um diretor que investe na sua formação em administração educacional e adapta o seu comportamento aos contextos. Visto como democrático (por vezes autoritário) e com um estilo de comunicação assertivo, permite o envolvimento da sua equipa e adota sistemas de recompensas não materiais.
- Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básicoPublication . Rodrigues, Cristina Isabel Barros; Brazão, José Paulo GomesO presente relatório de estágio foi realizado para a obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O mesmo reflete a prática pedagógica desenvolvida no contexto da Educação de Infância, no Infantário Semi-internato de Santa Clara, e no contexto do 1.º Ciclo do ensino Básico, na Escola Básica do 1.º ciclo com Pré-Escolar do Lombo Segundo. O relatório comporta um corpus teórico no qual está contemplada uma abordagem às teorias que sustentam a docência, à metodologia de investigação-ação e às opções metodológicas subjacentes à intervenção pedagógica. O mesmo contempla a praxis pedagógica na qual estão evidenciadas as estratégias de aprendizagem realizadas com as crianças nas diferentes valências. Em ambos os contextos de aprendizagem foram destacadas questões de investigação em que no PE se evidencia a utilidade das histórias na consecução de diversas aprendizagens e no 1º. CEB. A promoção da escrita e da ortografia é destacada na turma de 2º ano, com alunos em diferentes níveis de aprendizagem. É apresentada uma reflexão crítica que autoavalia todo o processo decorrido da praxis.